Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Comigo os reforços têm de demonstrar que merecem lugar"

Treinador das águias respondeu aos jornalistas na véspera do embate em Salónica, diante do PAOK.

"Comigo os reforços têm de demonstrar que merecem lugar"
Notícias ao Minuto

18:06 - 14/09/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Jorge Jesus

Jorge Jesus e Pizzi estiveram, esta segunda-feira, em conferência de imprensa para fazerem a antevisão ao jogo com o PAOK, referente à 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, agendado para amanhã. 

Jorge Jesus 

Eliminatória numa só mão: "Dentro da minha cabeça, não está esse pormenor de poder dar ou não vantagem ao nosso adversário. Para nós, é uma final. E quando jogas uma final, jogas fora do teu estádio. Se és uma grande equipa, esse fator não deve interferir na tua forma. Claro que há ambição. No primeiro ano que eu cheguei ao Benfica, a minha grande ambição era ser campeão nacional. A minha grande ambição agora não é só ser campeão nacional, é chegar mais longe nas competições europeias, que é isso que o Benfica quer. É esse o projeto do Benfica. Até onde podemos chegar? Não sei. Esta ambição ninguém nos pode tirar. Até onde? Até onde nos deixarem. Quanto mais à frente conseguirmos chegar, a nossa ambição será mais forte." 

O silêncio pode ajudar o Benfica em Salónica?: "O facto de os jogos não terem público não beneficia ninguém. Nem quem joga fora ou quem joga em casa. Emocionalmente, há sempre um fator importante. Nós não sentimos a mesma adrenalina [sem adeptos nas bancadas]. Tomara que amanha o estádio estivesse cheio para jogar. Não sei se com 50, 40 ou 30 mil pessoas..." 

Svilar: "Tivemos um jogador com Covid, mas isto faz parte da vida de todos. Temos de saber conviver com isto, não há outra forma. O futebol foi um exemplo muito grande como podemos viver com esta pandemia. Há sempre três questões: testar, prevenir e isolar. Para mim, isto não é nada de novo. No Brasil tive 11 jogadores com Covid no Flamengo. Um jogador tem um problema, temos de testar os outros que estiveram com ele. Se as coisas forem bem feitas... O Benfica testa os jogadores três vezes por semana. Montámos uma comunidade, de 100 pessoas, onde todos são testados e todos estamos tranquilos. Se houver um caso, todos somos testados. O problema que pode existir é se um jogador depois não pode treinar duas ou três semanas. De resto, é testar e isolar!" 

PAOK: "Nós fizemos o nosso trabalho de casa. Reconhecemos as qualidades do PAOK em todos os momentos do jogo. É uma boa equipa. Quanto ao Abel, quero dizer que está a fazer um bom trabalho na Grécia. Tem uma ideia de jogo muito positiva, mas num sistema difícil que ele está a desenvolver. Temos o conhecimento do PAOK, como o PAOK também estudou o Benfica. Faz parte do jogo." 

Jogador que mais o surpreendeu: "Como vocês sabem, ainda tenho quatro jogadores que são do meu tempo quando passei pelo Benfica. Neste caso estão dois, o André Almeida e o Pizzi. É uma vantagem que eu tenho porque são jogadores que me conhecem. Isso ajuda-me na relação com os outros jogadores que não me conhecem. Todos estão me a surpreender. É uma equipa jovem, que tem a noção de onde está e onde quer ir. Os jogadores são valorizados consoante as transferências. Vocês também fazem um juízo de valor.... São reforços, não é para jogar no onze, são reforços do plantel. Claro que alguns não deixam dúvidas, mas eu falo assim como treinador. Quando procuro reforçar o plantel, não quer dizer que todos os reforços que chegam aqui e têm lugar no onze. Vão ter de demonstrar que merecem. Quem é que me tem surpreendido? Todos."

Palavras de Abel e a análise ao PAOK: "Quando queremos colocar a pressão na outra equipa, não me importo que ponham o Benfica como favorito em todos os jogos. É um sinal de qualidade, mas não é sinónimo de vencedor antecipado. O Abel está a fazer um grande trabalho aqui na Grécia. Foi meu jogador no Vitória SC. Conhece as minhas ideias de jogo e conhece-me como treinador. Vamos ter um duelo em que cada um quer ganhar. Amanhã vamos ver qual das duas equipas é que vai ser melhor. Eu acredito que vai ser o Benfica. Estamos muito confiantes." 

Sonho europeu aumenta pressão?: "Não. O que aumenta a pressão é que temos uma eliminatória de uma só mão. Temos a responsabilidade e a pressão é de ganhar. Quando estás num clube como o Benfica, a pressão é diária e em todos os jogos. As pessoas exigem que a qualidade seja transferida para os jogos. Não é um sonho, é uma realidade que queremos, mas temos várias condicionantes: os adversários. Seremos melhores que eles? É isso que temos de mostrar. Amanhã é a nossa primeira final. Não diria a pressão. Se me perguntarem se esta pressão me diz alguma coisa? Zero! Estou habituado a tantas pressões. Ao longo dos meus anos, não só no Benfica, isto faz parte." 

Primeiro jogo oficial: "As expetativas são as melhores. É a Champions, é a prova máxima. Tanto nós, como o PAOK, queremos passar esta eliminatória. Acreditamos muito no nosso trabalho e nos jogadores. Temos a certeza que temos tudo para fazer um excelente jogo. É um grande objetivo nosso passar esta eliminatória." 

Pizzi 

PAOK em vantagem por ter jogado dois jogos em vantagem: "Esperamos que a nossa qualidade individual possa superar o PAOK. Os dois jogos não tem muito peso agora, também tivemos os nossos jogos. A nossa qualidade, coletiva e individual, tem que vir ao de cima." 

PAOK: "Analisámos bastante a equipa deles. Têm jogadores com muita qualidade e têm um treinador com provas dadas em Portugal. Vamos apanhar um PAOK com muita qualidade, mas já estudámos bastante o adversário. Será um jogo difícil, mas estamos preparados para dar o nosso melhor." 

Reencontro com Jesus: "Estamos a assimilar as ideias da melhor forma. Cada treinador tem a sua maneira de jogar. Para mim, pode ser mais fácil porque já conheço o míster. É um futebol positivo, e acho que nesta pré-época isso já deu para perceber. Agora, neste jogo oficial, queremos dar uma boa resposta e garantir a passagem à próxima eliminatória." 

Nova época: "Trabalhámos muito bem nesta pré-época. Estamos a assimilar as ideias do míster. Os reforços são jogadores de muita qualidade e acrescentam muito à equipa. Eles estão a adaptar-se a muito bem, estão felizes e têm a consciência de que chegaram a um grande clube." 

Que Benfica esperar: "O Benfica está sempre preparado para vencer. Esta eliminatória tem a particularidade de ter apenas uma mão. Podem esperar um Benfica forte à procura da qualificação e oxalá que no final possamos atingir esse objetivo."

Leia Também: A primeira convocatória de Jorge Jesus no regresso ao Benfica

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório