Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Holanda sem descidas de divisão, se não se jogarem 85 por cento dos jogos

A possibilidade da pandemia de covid-19 voltar a afetar fortemente o calendário das provas leva a federação a definir desde já novas regras.

Holanda sem descidas de divisão, se não se jogarem 85 por cento dos jogos
Notícias ao Minuto

21:00 - 09/09/20 por Lusa

Desporto Decisão

Os campeonatos de futebol da Holanda não terão subidas ou descidas de divisão, caso não seja possível a realização de pelo menos 85 por cento dos jogos, anunciou hoje a federação de futebol daquele país.

A possibilidade da pandemia de covid-19 voltar a afetar fortemente o calendário das provas leva a federação a definir desde já novas regras para a Eredivisie, por uma questão de segurança jurídica para a prova.

São estabelecidos três cenários, consoante o número de jogos efetivamente disputados e no mais gravoso - menos de 50 por cento de jogos - não há campeão, nem clubes a aceder às competições europeias, nem subidas e descidas.

O segundo cenário aplica-se ao quadro de 50 a 85 por cento de jogos disputados e aí será utilizada a classificação para se saber quem vai à Liga dos Campeões e à Liga Europa. Não há campeão nem clubes despromovidos ou promovidos, a menos que isso já esteja matematicamente certo.

Finalmente, no terceiro cenário, com 85 por cento de jogos disputados, utiliza-se a tabela para determinar campeão, lugares europeus, descidas e subidas.

Em casos de empates pontuais, fica à frente a equipa com maior diferença de golos ao longo da época.

No comunicado em que se referem as alterações, o diretor da Eredivisie, Jan de Jong, afirma que "é bom haver clareza antecipadamente, as novas regras evitarão lutas judiciais que beneficiam principalmente os advogados".

Na última época, por acabar e sem descidas e subidas, Cambuur e De Graafschap, que estavam na frente da segunda liga, levaram a anulação a tribunal, mas não lhes foi dada razão, ao mesmo tempo que a federação avançou para um acordo de compensação financeira.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório