Meteorologia

  • 25 OUTUBRO 2020
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 19º

Edição

Terceiro lugar com 'prémio' e dois com 'vista' para a descida

A edição 2020/21 da II Liga portuguesa de futebol realiza-se de quinta-feira a 19 de maio de 2021, com a novidade de uma possível terceira subida e a manutenção de duas descidas, para a novel III Liga.

Terceiro lugar com 'prémio' e dois com 'vista' para a descida
Notícias ao Minuto

09:01 - 08/09/20 por Lusa

Desporto II Liga

Numa prova sem qualquer conjunto primodivisionário de 2019/20 -- o Portimonense foi salvo da descida pelo Vitória de Setúbal, que caiu com o Desportivo das Aves para o Campeonato de Portugal -, a maior novidade é um 'play-off', após as 34 jornadas.

Como nos últimos anos, os dois primeiros classificados sobem diretamente à I Liga, mas, na próxima edição, o terceiro colocado também pode seguir o mesmo caminho, caso supere o 16.º colocado da I Liga 2020/21.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) aprovou esta proposta, numa Assembleia Geral realizada em 28 de julho, com 28 votos a favor, 18 contra e quatro abstenções.

Antes, após a 10.ª jornada, agendada para 29 de novembro, os dois primeiros colocados, à altura, terão um prémio intermédio, com o apuramento para disputar uma eliminatória, a uma mão, de acesso à 'final four' da Taça da Liga.

Do outro lado da tabela, descem os 'mesmos' dois clubes -- em 2019/20 não 'caiu' nenhum, porque Cova da Piedade e Casa Pia foram salvos pelos problemas financeiros de sadinos e avenses -, mas para a III Liga, o novo terceiro escalão de 2021/22.

A nova competição criada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai ser disputada, na sua primeira edição, por 24 clubes, entre os quais os dois que descerem da II Liga, o 17.º classificado e o 18.º e último.

Também estarão nesta nova competição 22 conjuntos provenientes da edição 2020/21 do Campeonato de Portugal, que será disputado, numa primeira fase, por 96 clubes, divididos por oito séries de 12 - os primeiros disputam o acesso à II Liga e os classificados entre o segundo e o quinto um lugar na III.

Rumam ao terceiro escalão os seis vencedores das oito séries que falharem a subida à II Liga e os dois primeiros de cada uma das oito séries a disputar pelos clubes que ficarem até ao quinto.

Entre as 18 equipas participantes na II Liga, duas não podem ambicionar à subida, por terem as formações principais na I Liga, o FC Porto B e Benfica B, que acabaram a época transata no 13.º e 15.º lugares, respetivamente.

As restantes 16 partem com essa possibilidade, sendo que, só para três isso seria uma novidade absoluta: Mafra (quinto na II Liga 2019/20), Vilafranquense (16.º) e Cova da Piedade (17.º) nunca disputaram o principal campeonato luso.

Bem diferente, é a situação da 'histórica' Académica (sétima da II Liga 2019/20), que soma 64 participações na I Liga, a última das quais em 2015/16 (18.º e último lugar). O melhor registo foi o segundo lugar de 1966/67, apenas atrás do Benfica.

Entre as equipas que vão disputar a II Liga 2020/21, os 'estudantes' lideram destacados o 'ranking' de presenças entre os 'grandes', perseguidos, ao longe, por Estoril Praia (26), Leixões (25), Varzim (21), Desportivo de Chaves (16), Sporting da Covilhã (15) e Penafiel (13).

O Desportivo de Chaves (16.º em 2018/19) e o Feirense (18.º na mesma época, à oitava presença) foram as últimas equipas que disputaram a I Liga.

Sem qualquer equipa proveniente da I Liga e com o terceiro lugar a poder dar 'prémio', a prova promete ser muita aberta, também porque, por enquanto, nenhum dos clubes elegeu como treinador Vítor Oliveira, o garante quase automático de subida.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório