Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Suécia-Portugal: O regresso de Ronaldo a um local onde foi muito feliz

Equipa das quinas prossegue, esta terça-feira, a luta pela revalidação do título num estádio onde o avançado português, em dúvida para o encontro, brilhou há sete anos no play-off para o Mundial 2014.

Suécia-Portugal: O regresso de Ronaldo a um local onde foi muito feliz
Notícias ao Minuto

07:21 - 08/09/20 por Rodrigo Querido

Desporto Liga das Nações

Portugal procura esta terça-feira dar continuidade ao excelente arranque na segunda edição da Liga das Nações, cujo título lhe pertence, com uma deslocação à Suécia, equipa que está proibida de perder, na segunda jornada do Grupo 3.

A seleção lusa iniciou a defesa do título na passada sexta-feira com uma goleada sobre a Croácia, por 4-1, no Estádio do Dragão, no Porto, num encontro em que não contou com Cristiano Ronaldo, a recuperar de um problema físico, e que continua em dúvida para o encontro na Friends Arena, em Solna, nos arredores da capital sueca Estocolmo.

Fernando Santos colocou algumas dúvidas na titularidade do capitão luso, mas a verdade é que Ronaldo irá regressar a um palco onde há sete anos brilhou com a camisola da equipa das quinas, quando aplicou um hat-trick no triunfo por 3-2, que valeu o apuramento para a fase final do Mundial de 2014, disputado no Brasil, com Zlatan Ibrahimovic, agora retirado das lides internacionais, a 'bisar' para a equipa da casa.

Ainda assim, historicamente, a Suécia costuma ser um adversário complicado para a Seleção Nacional, que tem um saldo de cinco vitórias, seis empates e sete derrotas perante os escandinavos. O último encontro entre as duas equipas foi em 2017, na Madeira, num particular em que os suecos 'vingaram' a derrota em Solna com uma vitória também por 3-2.

O Suécia-Portugal, relativo à primeira jornada do Grupo 3 da Liga A, terá arbitragem do holandês Danny Makkelie, e tem apito inicial agendado para as 19h45 (hora de Portugal Continental), na Friends Arena.

Treinadores em discurso direto:

Janne Andersson:

Plano para travar Ronaldo: Não existe nenhum plano especial para o Ronaldo. Claro que é um jogador essencial. Jogue ou não jogue, temos o nosso sistema de jogo e não vamos mudá-lo. É um jogo importante e sabemos que temos de ganhar. Não podemos pensar no empate.

Último jogo de Portugal: Portugal fez um grande jogo com a Croácia. Sabemos que temos de estar ao nosso melhor nível, temos de fazer um grande jogo para ganhar. Não somos favoritos, nem acredito nesse tipo de conversa. Sabemos que jogamos em casa, somos forte, temos uma boa equipa.

Fernando Santos:

Montar a equipa com e sem Ronaldo: Montamos a equipa com a mesma estratégia. Tendo Ronaldo... não há nenhuma equipa no mundo que não trabalhe alguns momentos em que um jogador como ele é forte. Não trabalhamos para o Ronaldo, trabalhamos todos em conjunto trabalhamos para ganhar e o Ronaldo faz parte da estratégia.

Cristiano Ronaldo pode jogar: Se jogar não é pela possibilidade de chegar ao golo 100. Ele fez 25 minutos a 30 no treino de ontem. Vamos esperar pelo de hoje para ver como ele corresponde e depois tomaremos a decisão. Não é por ter sido feliz aqui, nem por estar a um do golo que se chega a titular. Isso comigo não funciona assim. Estamos a falar do melhor do mundo, se ele no treino apresentar condições, a probabilidade de jogar é grande. Se não treino não apresentar disponibilidade obviamente que não entrará nas contas da equipa. Foi o que aconteceu com o André Gomes. A infeção está praticamente debelada. Se estiver apto para jogar provavelmente será titular. 

Opinião sobre a Suécia: Não nos esquecemos do particular na Madeira em que nos ganharam por 3-2. Agora espero que Portugal ganhe aqui. Nunca achei que a Suécia tinha jogadores 'altos e loiros'. É uma seleção forte, com grande capacidade, e que está muitas vezes presente em fases finais de Europeus e Mundiais. Tem jogadores de qualidade e é uma equipa muito bem organizada, compacta e com criatividade. Há coisa de um ano a Espanha empatou aqui depois da hora, a diferença para a França esteve num lance fortuito com uma boa finalização do Mbappé. Têm jogadores que jogam em equipas de topo. Se não estivermos concentrados dificilmente iremos ganhar aqui. Nós temos de estar no limite das nossas capacidades, concentração, paixão...

Últimos onzes:

Suécia: Olsen; Lustig, Jansson, Lindelöf, Bengtsson; Larsson, Olsson, Ekdal, Forsberg; Berg e Quaison 

Portugal: Anthony Lopes; João Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Guerreiro; Danilo, João Moutinho, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Diogo Jota, João Félix.

Últimos resultados:

Suécia: D-V-V-E-V

Portugal: V-V-V-D-V

Ausências:

Suécia: Nada a registar

Portugal: Cristiano Ronaldo (dúvida)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório