Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Fábio Silva: O 'papa recordes' que aumenta a armada lusa nos 'Wolves'

Avançado português mudou-se para o Wolverhampton a troco de 40 milhões de euros, e entrou desde logo para as transferências mais caras do futebol português.

Fábio Silva: O 'papa recordes' que aumenta a armada lusa nos 'Wolves'
Notícias ao Minuto

08:06 - 06/09/20 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

A transferência de Fábio Silva para o Wolverhampton tornou-se realidade, este sábado, depois de nas últimas semanas o avançado ter sido apontado como um dos jogadores que poderia estar na porta da saída do FC Porto, que, recorde-se, precisam de encaixar muito dinheiro neste mercado

Os azuis e brancos estão obrigados a fazer muitos milhões em transferências de jogadores neste mercado para cumprir o Fair Play Financeiro imposto pela UEFA, e esta saída milionária do jovem formado no Olival vem 'aliviar' as contas complicadas dos portistas

E foram também muitos os milhões que seguiram no 'cheque' que o emblema inglês pagou aos campeões nacionais, mais precisamente 40 milhões de euros - muito abaixo da cláusula de rescisão de 125 milhões de euros - por um jovem que na última época fez a sua estreia na equipa principal dos azuis e brancos, mas que foi suficiente para quebrar muitos recordes e ficar na história do clube da cidade Invicta.

Percurso de azul e branco ao peito, com passagem pelo Benfica

Fábio Silva tem apenas 18 anos de idade, mas no currículo já conta com um título de campeão nacional pelo FC Porto, assim como uma Taça de Portugal, e uma vitória no ano passado na UEFA Youth League, tendo-se afirmado como uma das coqueluches da formação portista nos últimos anos, ao ponto do FC Porto o ter blindado em novembro do ano passado, e quando ainda não tínhamos passado pela pandemia do novo coronavírus, com a cláusula de rescisão mais alta de sempre no futebol português (125 milhões de euros), apenas agora superada pela do novo reforço do Benfica Darwin Núñez, que está protegido por uma cláusula de 150 milhões de euros.

E por falar em Benfica, o percurso deste jovem cruzou-se com o clube da Luz e não há muito tempo. Nascido em Gondomar em 2002, o dianteiro luso começou a sua formação no FC Porto, clube onde também jogou o irmão Jorge Silva, antes de se mudar de armas e bagagens para Lisboa para se juntar ao rival Benfica em 2015. Mas a estadia na capital portuguesa foi solo de pouca dura mas produtiva uma vez que Fábio Silva regressou ao Dragão duas épocas depois mas com dois títulos de iniciados no bolso.

Muitos recordes quebrados

O regresso ao FC Porto deu-se em 2017/18, como se disse, e Fábio Silva precisou apenas de três anos nos azuis e brancos, um dos quais na equipa principal, para bater recordes, muitos recordes. O avançado realizou 21 jogos com a camisola do FC Porto, cinco dos quais como titular, e marcou três golos, dados que chegaram para confirmar as expectativas que se depositavam no avançado, mas também para alcançar uma série de recordes.

Depois de ter dado nas vistas nos sub-19 do FC Porto, o internacional pelas camadas jovens de Portugal subiu ao plantel principal no último verão, tendo feito a sua estreia sénior na I Liga em agosto de 2019. Esta aparência, com apenas 17 anos e 22 dias, fez de Fábio Silva o jogador mais jovem da liga na história do clube. Um mês depois, ultrapassou Rúben Neves e tornou-se no jogador mais jovem do FC Porto nas competições europeias, quando alinhou pelo FC Porto na Liga Europa.

Os marcos importantes nos azuis e brancos não se ficaram por aqui, e o dianteiro de 18 anos voltou a fazer história ao quebrar um recorde que já existia há 60 anos, depois de se tornar o titular mais jovem do FC Porto em todas as competições, dado alcançado com uma titularidade num jogo da fase de grupos da Taca de Liga frente ao Santa Clara.

Não demorou muito para Fábio Silva alcançar mais dois recordes de Rúben Neves quando se tornou o mais jovem goleador de sempre do FC Porto com seu primeiro golo na vitória por 5-0 da Taça de Portugal sobre o Coimbrões em outubro de 2019, e oito dias depois, alcançou o estatuto de jogador mais jovem do clube a marcar na I Liga, depois de assinar a 'folha de goleadores' na vitória por 3-0 sobre o Famalicão.

Transferência mais cara dos Wolves e umas das mais cara em Portugal

O Wolverhampton é o próximo passo de Fábio Silva, clube que não hesitou em pagar 40 milhões de euros para levar aquela que é um das maiores promessas do futebol português. O valor pago pelos Wolves coloca o avançado ex-FC Porto como o terceiro sub-18 mais caro do futebol mundial, só superado pelas contratações de Vinícius Jr. e Rodrygo Goes, dois jogadores pelos quais o Real Madrid pagou 45 milhões de euros.

Com esta mudança, Fábio Silva saltou para o topo das contratações mais caras dos ingleses do Wolverhampton, tendo superado o mexicano ex-Benfica Raúl Jiménez, cujo o passe custou 38 milhões de euros aos cofres do emblema do sul de Inglaterra, isto incluindo a taxa de empréstimo e mais tarde o valor previsto na cláusula de opção de compra.

Para além disso, esta que é, até ao momento, a grande venda do futebol português este verão coloca ainda o avançado português como uma das maiores vendas da história do FC Porto, assim como a quinta mais cara de sempre em Portugal, só superado por João Félix, Bruno Fernandes, Éder Militão e James Rodríguez.

Segue-se agora a primeira aventura do avançado de 18 anos no estrangeiro e logo no clube mais português da Premier League, confirmando-se assim a estreita ligação do Wolverhampton com o futebol luso. Fábio Silva terá, assim, como colegas de equipa Rui Patrício, Rúben Vinagre, Rúben Neves, Bruno Jordão, João Moutinho, Pedro Neto, Daniel Podence, Diogo Jota e Pedro Neto, aos quais se juntou já neste mercado de transferências o ex-Estoril Tote Gomes.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório