Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Proença destaca "grande imagem de fair-play e profissionalismo" de Dito

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, lamentou hoje a morte do ex-internacional Dito, que era diretor-geral do Gil Vicente e aportava uma "grande imagem de fair-play e profissionalismo".

Proença destaca "grande imagem de fair-play e profissionalismo" de Dito
Notícias ao Minuto

15:39 - 03/09/20 por Lusa

Desporto Homenagem

"Foi com profundo pesar que soube da partida prematura do Dito, um ex-jogador e dirigente que nos deixa uma grande imagem de fair-play e profissionalismo. O Dito era também um excelente ser humano, que se pautou sempre por valores éticos de enorme respeito", frisou o dirigente, numa nota publicada no sítio oficial da LPFP na Internet.

Pedro Proença enviou "o mais profundo abraço" à família, aos amigos e ao Gil Vicente pela perda de Dito, antigo treinador e ex-jogador de "simpatia e alegria absolutamente contagiantes", que morreu hoje aos 58 anos, confirmou à agência Lusa fonte do clube da I Liga portuguesa, numa "partida inesperada", que deixa o futebol "???????muito mais pobre".

O dirigente sentiu-se mal quando viajava de automóvel para o estágio que os minhotos estão a realizar até sábado em Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, tendo sido assistido pelos médicos da formação de Barcelos no local e transportado mais tarde para o hospital de Monção, sem que os esforços surtissem efeito.

Eduardo José Gomes Camassele Mendez, mais conhecido no futebol por Dito, nasceu em Barcelos em 18 de janeiro de 1962 e foi internacional em 17 ocasiões pela seleção nacional, tendo juntando passagens por Gil Vicente, Sporting de Braga, Benfica, FC Porto, Vitória de Setúbal, Sporting de Espinho, Torreense e Ovarense, entre 1975 e 1996.

À carreira como defesa central, abrilhantada pelas conquistas da I Liga e da Taça de Portugal ao serviço das 'águias', na temporada 1986/87, seguiu-se um percurso como treinador no Esposende, Salgueiros, Felgueiras, Chaves, Portimonense, Ribeirão, Moreirense, juniores do Sporting de Braga, Varzim, Famalicão e Sporting da Covilhã.

Na última época, Dito estreou-se em funções diretivas e ajudou o Gil Vicente a construir um plantel de raiz para assinalar o regresso à elite, a partir do Campeonato de Portugal, na sequência do 'caso Mateus', na companhia do conceituado treinador Vítor Oliveira, responsável pela 10.ª posição, com 43 pontos, 10 acima da zona de despromoção.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório