Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Geny Catamo tem muitas condições para singrar no Sporting"

Geny Catamo foi uma das grandes surpresas nos convocados de Rúben Amorim para o estágio de pré-época do Sporting no Algarve. O jovem extremo, de 19 anos, rumou na última temporada ao clube de Alvalade por empréstimo do Amora, onde foi orientado por Pedro Russiano. O Desporto ao Minuto falou com o treinador, de 35 anos, que projeta um futuro risinho para o internacional moçambicano.

"Geny Catamo tem muitas condições para singrar no Sporting"
Notícias ao Minuto

08:02 - 28/08/20 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

O Sporting partiu no último fim de semana para o estágio de pré-época que está a realizar em Lagos, no Algarve, e nos eleitos de Rúben Amorim seguia um jovem provavelmente, desconhecido da maioria dos adeptos do clube de Alvalade, mas que chamou a atenção do treinador português ao ponto de ser chamado aos trabalhos da equipa principal. Falamos, claro está, de Geny Catamo.

O extremo, de 19 anos, deu os primeiros toques na bola no Bairro do Aeroporto, na cidade de Maputo, em Moçambique. Seguiu-se, mais tarde, a passagem pelo Maxaquene antes de rumar ao Academia Black Bulls em 2018. Deu-se, então, o salto para Portugal onde representou o Amora, tendo tido uma passagem fugaz pelo FC Porto, onde acabou por não ficar.

Há menos de um ano na Academia de Alcochete, de onde chegou por empréstimo do Amora, o jovem internacional moçambicano impressionou Rúben Amorim, ao ponto de, segundo a imprensa desportiva, ter pedido à SAD liderada por Frederico Varandas a contratação a título definitivo de um jogador que se destacou ao serviço do clube que milita no Campeonato de Portugal.

Quem não tem dúvidas que Geny Catamo irá brilhar ao serviço do Sporting é Pedro Russiano, treinador que o lançou no futebol profissional no clube da Margem Sul do rio Tejo. Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, o treinador, de 35 anos, diz acreditar que o internacional moçambicano poderá dar muitas alegrias aos adeptos do clube de Alvalade. O técnico recorda a chamada, pela primeira vez, de Geny Catamo aos trabalhos da equipa principal do Amora, e também uma passagem falhada pelo FC Porto antes do jovem rumar ao clube da Medideira.

"O Geny tinha vindo treinar ao FC Porto. Na altura, tinham um acordo com a Academia Black Bulls, que pertencia aos meus investidores. E essa equipa tinha um protocolo com o FC Porto e ele foi lá treinar, mas não ficaram com ele. O meu investidor falou comigo e contou-me que ele era internacional [n.d.r.: pelas camadas jovens] por Moçambique e pediu-me para treinar com a equipa sénior. Na altura estávamos no Campeonato de Portugal e pedi ao Zuneid Sidat [investidor que trouxe Geny para Portugal] para ficar com ele", começou por dizer o técnico, que agora se encontra a orientar a equipa do Sindicato de Jogadores da Suíça.

"A evolução do miúdo foi muito grande, isto depois de ter começado a trabalhar nos juniores do Amora. Depois de um jogo nos juniores, disse ao meu adjunto para poupá-lo porque queria que ele jogasse pela equipa principal no dia seguinte. No jogo de estreia fez um excelente jogo. Foi mau não ter permanecido connosco no Amora, mas foi atrás dos seus sonhos e foi para melhor", acrescentou.

Notícias ao MinutoGeny festeja o primeiro jogo enquanto futebolista sénior no Amora© DR

Intensidade no 1x1 e capacidade de remate são principais atributos

Questionado sobre o que Geny Catamo pode oferecer ao Sporting, Pedro Russiano destacou a capacidade técnica e facilidade de remate do internacional moçambiano de apenas 19 anos.

"É um jogador sem medo. No dia de estreia pela equipa sénior, perguntei-lhe se estava preparado e disse-lhe para não ter medo, ao que ele responde que queria jogar contra seniores por já não se sentir motivado em jogar contra juniores. Pode jogar a extremo, a número 10. É rápido, explosivo, muito forte no 1x1, tem uma excelente capacidade de cruzamento e também último passe. Tem muitas condições para singrar no Sporting, mas é preciso haver um crescimento evolutivo. As pessoas que estão à frente do Sporting têm de apoiar o seu processo evolutivo pois ele tem todas as qualidades para chegar ao mais alto nível", atirou.

Sobre a posição em que Geny poderá render mais ao serviço do Sporting, Pedro Russiano destaca que o jovem irá mostrar um bom rendimento na posição de extremo no sistema tático de 3x4x3 utilizado por Rúben Amorim no Sporting.

"O Geny encaixa bem nos extremos da frente. Joga bem entre linhas, é rápido no 1x1 e forte nesse processo. A maneira como joga o Sporting, a atrair os adversários e a pressionar alto para depois criar espaço atrás das costas do adversário, é uma das posições em que o Geny se poderá adaptar bem no Sporting", vincou o treinador.

Na última temporada, Geny Catamo, que já conta com quatro internacionalizações pela equipa principal de Moçambique, orientada por Luís Gonçalves, atuou pelos sub-19 verdes e brancos, apontando nove golos em 25 jogos.

Mudança para a Suíça e vitória surpreendente sobre João Carlos Pereira

Após a aventura no Amora, Pedro Russiano recebeu várias propostas de emblemas do Campeonato de Portugal e de equipas sub-23, mas preferiu rumar à Suíça para orientar a equipa do Sindicado de Jogadores locais, que, na última semana, surpreendeu ao vencer o Grasshoppers, da segunda divisão suíça, e que na próxima temporada será orientado por João Carlos Pereira, ex-treinador da Académica, que conta no plantel com os ex-Belenenses SAD André Santos e Nuno Pina.

Notícias ao MinutoJoão Paiva e Pedro Russiano comandam a equipa do Sindicato de Jogadores da Suíça© DR

"Decidi agarrar este projeto na Suíça. Estou a treinar a equipa sénior do Sindicado de Jogadores da Suíça, que conta com profissionais da primeira e segunda divisões. Fizemos um jogo na semana passada em que ganhámos no primeiro jogo do João Carlos Pereira na equipa sénior do Grasshoppers, e isso foi notícia em todos os jornais daqui. Foi uma grande surpresa. Tenho também a companhia do manager, que é o João Paiva. Para além disso, sou também coordenador técnico do Dietikon", sublinhou.

"Foi a proposta que senti que tinha melhores condições para mim tendo em conta as ofertas que tinha em Portugal. Eu e o João Paiva estamos a fazer um grande trabalho aqui na Suíça. Já empregámos alguns jogadores na Suíça, e muitos deles em bons emblemas do principal escalão do futebol suíço", finalizou o técnico, que conta ainda com passagens Gil Vicente, Olímpico do Montijo, Belenenses e Belenenses SAD.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório