Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

"Carraça tem argumentos para convencer Sérgio Conceição e ser titular"

André Carvalhas foi companheiro do reforço do FC Porto na época 2014/15 e não tem dúvidas que o salto para o Dragão é mais do que merecido.

"Carraça tem argumentos para convencer Sérgio Conceição e ser titular"
Notícias ao Minuto

08:04 - 28/08/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

Carraça é um dos dois reforços do FC Porto já assegurados para a próxima época. Depois de 11 anos de ligação contratual ao Boavista, o lateral direito de 27 anos mudou-se para o rival da cidade Invicta. Quem o conhece, não tem dúvidas do que o salto para o Dragão é mais do que "justo" e "merecido". É o caso de André Carvalhas, médio do Académico de Viseu, que foi companheiro de equipa de Carraça em Tondela na temporada 2014/15.

Ora, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Carvalhas destaca as qualidades do novo jogador do FC Porto, e está plenamente convencido de que o antigo capitão axadrezado reúne todas as características que serão do agrado de Sérgio Conceição. 

"O Carraça já esperava este salto há algum tempo e andava a trabalhar para isto. A adaptação dele como lateral direito e o sucesso dele nessa posição não me surpreende, porque já quando jogava como médio era um jogador taticamente inteligente. Quando assim é, este tipo de adaptação torna-se mais fácil. A prova disso é que a última época dele ao serviço do Boavista foi muito boa. Foi muito merecida esta transferência do Carraça para o FC Porto", começa por dizer André Carvalhas, prosseguindo. 

"Não fiquei nada surpreendido porque é um jogador que tem muita qualidade e já a tinha na altura em que fomos colegas de equipa. Dá tudo pela camisola que enverga. Tem um perfil muito vincado e semelhante aos jogadores do FC Porto. É um jogador com muita raça e que dá tudo em campo e nos treinos. Ele treina como se fosse o último treino do mundo. É sempre assim, todos os dias. Isso garante uma evolução diária e é merecidíssima esta chegada ao FC Porto. O Carraça tem muitos argumentos para convencer Sérgio Conceição e ser titular. Já falei da inteligência tática e é também um jogador que chuta forte e bate muito bem as bolas paradas. Isto tudo joga a seu favor para ser uma aposta no FC Porto", defende o jogador de 31 anos que, também este verão, assinou pelo Académico de Viseu. 

Concorrência não assusta Carraça 

André Carvalhas e Carraça, em Tondela, pisavam os mesmos terrenos no campo e por isso eram quase como concorrentes diretos na luta por um lugar no onze da equipa beirã. Carvalhas deixa a certeza, por isso, que a concorrência de Manafá e Tomás Esteves por um lugar na lateral direita da equipa de Conceição não assusta Carraça. 

"Conhecendo o Carraça como eu conheço... Ele é um jogador com muita personalidade e a concorrência não o assusta. Ele sabia que, ao dar este passo, iria ter mais concorrência e de maior qualidade do que havia no Boavista. Não o assusta porque ele vai lutar por um lugar. Certamente irá ter uma oportunidade e vai aproveitá-la", explica. 

Foco no FC Porto. Seleção vem depois

André Carvalhas entende como natural que o facto de Carraça passar a vestir a camisola do FC Porto o coloque mais próximo de uma possível chamada à seleção nacional. Ainda assim, o jogador do Académico de Viseu frisa que o pensamento do defesa portista passará sempre por se afirmar totalmente no Dragão. A seleção será, assim, sempre uma consequência da total afirmação no FC Porto. 

"Acho que ele tem de pensar um dia de cada vez. Primeiro terá de pensar na adaptação e afirmação no FC Porto e depois a seleção irá chegar, no caso de a afirmação ser bem-sucedida. É um passo natural, mas creio que ele não deve pensar muito nisso. A prioridade é afirmar-se no FC Porto. Creio que ele também pensa desta maneira. Foi assim que sempre pensou ao longo da vida dele, passo a passo", garante. 

O novo desafio de Carvalhas 

Depois de duas épocas ao serviço do Cova da Piedade, André Carvalhas aceitou o convite do Académico de Viseu e revela-se entusiasmado por aquilo que tem vivido nesta fase de pré-temporada. O médio de 31 anos sentiu-se desejado em Viseu e deixa elogios à organização apresentada pelo emblema beirão.

Estou realmente feliz por ter vindo para o Académico

"O que me levou a aceitar o convite do Académico foi, acima de tudo, a grande vontade da equipa técnica e dos dirigentes em quererem contar comigo. Quando assim é, as negociações ficam muito mais fáceis. Costumo dizer que foi um casamento fácil. Precisava deste tipo de motivação e desta vontade enorme da equipa técnica na minha contratação. Acho que tomei a melhor decisão. Pensei muito antes de decidir e, neste momento, sinto que tomei a melhor decisão ao prosseguir a minha carreira aqui. Já conhecia a cidade de Viseu, porque joguei em Tondela, e também já conhecia as condições de trabalho do Fontelo, que são espetaculares. Para já, a nível de organização e condições de trabalho, estou mesmo muito contente. Estou realmente feliz por ter vindo para o Académico", sublinha, antes de enumerar os objetivos coletivos e individuais para a nova temporada que aí vem. 

"Temos de pensar jogo a jogo. Não vamos criar ilusões, mas teremos sempre a ambição de ganhar todos os jogos. Foi assim que eu me habituei e é assim que gosto de pensar. Depois, mais para a frente, logo se verá. Eu venho para cá para ajudar a equipa e melhorar a última época. Para fazermos isso, temos que ficar acima do oitavo lugar e esperemos que assim seja. Vamos lutar por isso. A nível individual, quero jogar o máximo de jogos possível e ajudar a equipa o melhor que sei porque foi por isso que me contrataram. E, sim, também voltar aos golos (risos)", finaliza o médio português que está em 'branco' desde a época 2017/18, altura em que estava ao serviço do União da Madeira. 

Notícias ao MinutoAndré Carvalhas não esconde o entusiasmo pela nova temporada que se avizinha. © Reprodução Facebook Académico de Viseu Futebol Clube

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório