"Carraça tem argumentos para convencer Sérgio Conceição e ser titular"

André Carvalhas foi companheiro do reforço do FC Porto na época 2014/15 e não tem dúvidas que o salto para o Dragão é mais do que merecido.

Oficial: Carraça é o primeiro reforço de Conceição para a próxima época

© Global Imagens

Francisco Amaral Santos
28/08/2020 08:04 ‧ 28/08/2020 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Exclusivo

Carraça é um dos dois reforços do FC Porto já assegurados para a próxima época. Depois de 11 anos de ligação contratual ao Boavista, o lateral direito de 27 anos mudou-se para o rival da cidade Invicta. Quem o conhece, não tem dúvidas do que o salto para o Dragão é mais do que "justo" e "merecido". É o caso de André Carvalhas, médio do Académico de Viseu, que foi companheiro de equipa de Carraça em Tondela na temporada 2014/15.

Ora, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Carvalhas destaca as qualidades do novo jogador do FC Porto, e está plenamente convencido de que o antigo capitão axadrezado reúne todas as características que serão do agrado de Sérgio Conceição. 

"O Carraça já esperava este salto há algum tempo e andava a trabalhar para isto. A adaptação dele como lateral direito e o sucesso dele nessa posição não me surpreende, porque já quando jogava como médio era um jogador taticamente inteligente. Quando assim é, este tipo de adaptação torna-se mais fácil. A prova disso é que a última época dele ao serviço do Boavista foi muito boa. Foi muito merecida esta transferência do Carraça para o FC Porto", começa por dizer André Carvalhas, prosseguindo. 

"Não fiquei nada surpreendido porque é um jogador que tem muita qualidade e já a tinha na altura em que fomos colegas de equipa. Dá tudo pela camisola que enverga. Tem um perfil muito vincado e semelhante aos jogadores do FC Porto. É um jogador com muita raça e que dá tudo em campo e nos treinos. Ele treina como se fosse o último treino do mundo. É sempre assim, todos os dias. Isso garante uma evolução diária e é merecidíssima esta chegada ao FC Porto. O Carraça tem muitos argumentos para convencer Sérgio Conceição e ser titular. Já falei da inteligência tática e é também um jogador que chuta forte e bate muito bem as bolas paradas. Isto tudo joga a seu favor para ser uma aposta no FC Porto", defende o jogador de 31 anos que, também este verão, assinou pelo Académico de Viseu. 

Concorrência não assusta Carraça 

André Carvalhas e Carraça, em Tondela, pisavam os mesmos terrenos no campo e por isso eram quase como concorrentes diretos na luta por um lugar no onze da equipa beirã. Carvalhas deixa a certeza, por isso, que a concorrência de Manafá e Tomás Esteves por um lugar na lateral direita da equipa de Conceição não assusta Carraça. 

"Conhecendo o Carraça como eu conheço... Ele é um jogador com muita personalidade e a concorrência não o assusta. Ele sabia que, ao dar este passo, iria ter mais concorrência e de maior qualidade do que havia no Boavista. Não o assusta porque ele vai lutar por um lugar. Certamente irá ter uma oportunidade e vai aproveitá-la", explica. 

Foco no FC Porto. Seleção vem depois

André Carvalhas entende como natural que o facto de Carraça passar a vestir a camisola do FC Porto o coloque mais próximo de uma possível chamada à seleção nacional. Ainda assim, o jogador do Académico de Viseu frisa que o pensamento do defesa portista passará sempre por se afirmar totalmente no Dragão. A seleção será, assim, sempre uma consequência da total afirmação no FC Porto. 

"Acho que ele tem de pensar um dia de cada vez. Primeiro terá de pensar na adaptação e afirmação no FC Porto e depois a seleção irá chegar, no caso de a afirmação ser bem-sucedida. É um passo natural, mas creio que ele não deve pensar muito nisso. A prioridade é afirmar-se no FC Porto. Creio que ele também pensa desta maneira. Foi assim que sempre pensou ao longo da vida dele, passo a passo", garante. 

O novo desafio de Carvalhas 

Depois de duas épocas ao serviço do Cova da Piedade, André Carvalhas aceitou o convite do Académico de Viseu e revela-se entusiasmado por aquilo que tem vivido nesta fase de pré-temporada. O médio de 31 anos sentiu-se desejado em Viseu e deixa elogios à organização apresentada pelo emblema beirão.

Estou realmente feliz por ter vindo para o Académico

"O que me levou a aceitar o convite do Académico foi, acima de tudo, a grande vontade da equipa técnica e dos dirigentes em quererem contar comigo. Quando assim é, as negociações ficam muito mais fáceis. Costumo dizer que foi um casamento fácil. Precisava deste tipo de motivação e desta vontade enorme da equipa técnica na minha contratação. Acho que tomei a melhor decisão. Pensei muito antes de decidir e, neste momento, sinto que tomei a melhor decisão ao prosseguir a minha carreira aqui. Já conhecia a cidade de Viseu, porque joguei em Tondela, e também já conhecia as condições de trabalho do Fontelo, que são espetaculares. Para já, a nível de organização e condições de trabalho, estou mesmo muito contente. Estou realmente feliz por ter vindo para o Académico", sublinha, antes de enumerar os objetivos coletivos e individuais para a nova temporada que aí vem. 

"Temos de pensar jogo a jogo. Não vamos criar ilusões, mas teremos sempre a ambição de ganhar todos os jogos. Foi assim que eu me habituei e é assim que gosto de pensar. Depois, mais para a frente, logo se verá. Eu venho para cá para ajudar a equipa e melhorar a última época. Para fazermos isso, temos que ficar acima do oitavo lugar e esperemos que assim seja. Vamos lutar por isso. A nível individual, quero jogar o máximo de jogos possível e ajudar a equipa o melhor que sei porque foi por isso que me contrataram. E, sim, também voltar aos golos (risos)", finaliza o médio português que está em 'branco' desde a época 2017/18, altura em que estava ao serviço do União da Madeira. 

Notícias ao MinutoAndré Carvalhas não esconde o entusiasmo pela nova temporada que se avizinha. © Reprodução Facebook Académico de Viseu Futebol Clube

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

César Boaventura 'arrasa' Proença e Sporting: "O sistema não desapareceu"

Benfica

César Boaventura 'arrasa' Proença e Sporting: "O sistema não desapareceu"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Co-fundador da Tesla desiludido com a falta de carro acessível

Tesla

Co-fundador da Tesla desiludido com a falta de carro acessível

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas