Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

FIFA: Jogos internacionais em setembro só na Europa

Janela internacional de setembro "de todas as confederações exceto a UEFA" foi adiada para janeiro de 2022.

FIFA: Jogos internacionais em setembro só na Europa
Notícias ao Minuto

16:49 - 18/08/20 por Lusa

Desporto Seleções

A janela internacional de setembro "de todas as confederações exceto a UEFA", destinada a jogos de seleções, foi adiada para janeiro de 2022 devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a FIFA em comunicado.

Em comunicado, a FIFA dá nota das decisões aprovadas hoje pelo Conselho, que se reuniu para discutir propostas do grupo de trabalho covid-19, substituindo "a janela de 31 de agosto a 08 de setembro por uma outra, de 24 de janeiro a 01 de fevereiro de 2022".

"Isto quer dizer que não será obrigatório libertar os jogadores para seleções destas confederações [norte-americana, sul-americana, africana, asiática e da Oceânia] no mês de setembro", pode ler-se no comunicado.

Assim, os jogadores deixam de ter de viajar para fora da Europa para cumprir os compromissos internacionais, viagens que poderiam implicar quarentenas na altura do regresso, devido à evolução da pandemia de covid-19.

A FIFA anunciou ainda que a Gold Cup, da América do Norte, e a Taça das Nações Africanas, ambas marcadas para 2021, terão novas datas de preparação ou qualificação, para acomodar estas mudanças.

Em relação à CAN, esta decorrerá em janeiro de 2022, "em datas exatas ainda a determinar", numa série numerosa de alterações que responde "à disrupção à escala global da pandemia de covid-19 que continua a afetar muitas regiões do globo".

No calendário feminino, a janela de 14 a 22 de setembro foi cancelada, além de formalizada a troca das datas para o torneio olímpico, devido ao adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 para o próximo ano, entre outras alterações a várias janelas disponíveis para encontros internacionais até 2022.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 774 mil mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 1.784 em Portugal.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório