Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Dragões infalíveis, mas águias favoritas"

O antigo futebolista Fernando Mendes advertiu que o FC Porto raramente falha nos jogos decisivos, antecipando o "clássico" da 15.ª jornada da I Liga, para o qual atribui, ainda assim, favoritismo ao anfitrião Benfica.

"Dragões infalíveis, mas águias favoritas"
Notícias ao Minuto

11:41 - 10/01/14 por Lusa

Desporto Fernando Mendes

"O favorito é o Benfica, porque joga em casa e tem de ser dado como favorito, mas isso tem acontecido nos últimos anos e não tem conseguido vencer o FC Porto, que tem obtido bons resultados no Estádio da Luz", referiu o antigo defesa esquerdo, que passou pelos cinco clubes campeões em Portugal.

No entanto, o ex-futebolista adverte para a habitual infalibilidade dos "dragões" nestes encontros, na sua antevisão ao "clássico" entre os rivais, marcado para domingo, às 16:00, no Estádio da Luz, em Lisboa, desvalorizando, contudo, a sua importância para o desfecho do campeonato.

"O FC Porto, quando tem jogos destes e que podem decidir alguma coisa, raramente facilita e mantém as distâncias para o mais direto rival. É um jogo importante, é, mas não é fundamental para ninguém", afirmou Fernando Mendes.

O antigo internacional português reconhece, por outro lado, que este vai ser um encontro com uma alta carga emotiva, sobretudo por parte da formação comandada por Jorge Jesus, devido à morte de Eusébio, um dos símbolos do clube.

"É normal, é sempre um jogo com alta exigência para os jogadores e esta situação que aconteceu recentemente, com a morte do Eusébio, também vai, na minha opinião, dar mais força e motivação aos jogadores do Benfica, para tentarem homenagear o grande ídolo daquele clube", frisou.

Fernando Mendes considera que Benfica e FC Porto "têm tido desempenhos pouco condizentes com o nível de jogadores que têm e exigidos para os objetivos de ambos, mas, apesar de tudo, estão em primeiro, juntamente com o Sporting".

"O Sporting está a fazer uma época boa, mas o Benfica e o FC Porto estão também na frente do campeonato. Estes são jogos diferentes, é o último da primeira volta, falta muito campeonato, mas geralmente os títulos não se ganham nestes jogos", sublinhou.

O ex-futebolista disse esperar que na segunda volta a luta pelo primeiro lugar continue a ser disputada pelos três "grandes", enaltecendo o regresso do Sporting ao topo da classificação da I Liga.

"Se as exibições do Benfica e do FC Porto não melhorarem, não tenho dúvidas de que o Sporting se pode intrometer na disputa pelo título. A tendência é que os dois clubes melhorem, mas acho que também fazia falta o Sporting forte, para dar mais entusiasmo a esta competição", concluiu.

Benfica e FC Porto, que repartem a liderança da I Liga com o Sporting, com 33 pontos, após 14 jogos, defrontam-se no domingo, a partir das 16:00, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo da 15.ª jornada, com arbitragem do portuense Artur Soares Dias.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório