Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Formula E: Félix da Costa chegou a Portugal e teve receção... de campeão

Piloto português sagrou-se Campeão do Mundo de Formula E e conquistou, talvez, o título mais importante na história do desporto motorizado nacional.

Formula E: Félix da Costa chegou a Portugal e teve receção... de campeão
Notícias ao Minuto

08:35 - 16/08/20 por Ruben Valente

Auto Fórmula E

A ansiedade era muita. Família, amigos e vários fãs esperaram algumas horas pela chegada de António Félix da Costa ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Afinal de contas, não é todos os dias que Portugal tem um Campeão do Mundo numa das disciplinas mais famosas do desporto motorizado internacional: a Formula E.

António já sabia que iria ser recebido como nunca tinha sido até hoje. No entanto, isso não o impediu de expressar a emoção de ver a falange de apoio que recebera este sábado à noite através do seu olhar penetrado e quase lacrimejante.

Às 23h38, o piloto de 28 anos, natural de Cascais, terá voltado a lembrar-se que este foi provavelmente o maior feito da sua carreira: sagrar-se campeão do mundo de Formula E. 'A Portuguesa' foi cantada em alto e bom som no aeroporto (imagens acima), enquanto Félix da Costa recebia o carinho daqueles que lhe são mais próximos.

Dizem que é nos momentos de maior felicidade que nos lembramos dos momentos mais duros das nossas vidas e o piloto da equipa DS Techeetah revelou isso mesmo naquelas que foram as suas primeiras palavras já em Portugal.

"Senti um apoio incrível, incrível, incrível vindo de Portugal. Não só quando ganhei, mas quando iniciei esta caminhada para o título. Quando cruzei a meta pensei: 'devia estar mais contente do que isto'. Só que depois, já naquela entrada da volta para a box, tudo aquilo começou a bater-me e comecei a olhar para trás e para todos os momentos que já tinha passado. Foi um título muito, muito importante para mim e, pelo que estou a ver, para muita gente também", referiu António Félix da Costa, que teve então a sua calorosa e merecida receção de campeão.

Notícias ao MinutoMomentos que antecederam a chegada de António Félix da Costa a Lisboa© Notícias ao Minuto

O automobilismo português só tem a agradecer

O dia 9 de agosto de 2020 ficará para sempre ligado à história do desporto automóvel em Portugal. António Félix da Costa fez história e todos aqueles que são ligados ao meio, sem exceção, lhe reconhecem mérito. Por isso mesmo, também o Desporto ao Minuto quis preparar, em jeito de surpresa, algumas declarações e agradecimentos de várias figuras ligadas ao desporto motorizado em Portugal. De jovens pilotos, a já consagrados, passando ainda por quem lhe deu a mão no início de carreira, foram vários os testemunhos recolhidos em exclusivo pelo Desporto ao Minuto.

Pedro Couceiro, ex-piloto e um dos responsáveis da antiga Couceiro Junior Team: “O António conheço-o desde a sua primeira corrida de karts. Ele fez connosco essa sua primeira corrida na Couceiro Junior Team. Todos os miúdos que passaram na nossa equipa, nós temos vindo a segui-los, como é o caso do António, do Álvaro Parente, do Filipe Albuquerque… Quero deixar-lhe um abraço grande, ele nunca nos enganou. Sempre soube do potencial dele. Ele tem uma grande empatia com as pessoas e não era de estranhar que mal tivesse um carro à altura fosse fazer bons resultados. Fico não só contente pelo António, mas por toda a estrutura que o acompanhou e pelo desporto automóvel em Portugal. Ele vem comprovar a excelente capacidade que temos de demonstrar o nosso valor além fronteiras”.

Álvaro Parente, piloto no IMSA e no GT World Challenge: Foi um grande resultado para ele depois de estar há algum tempo na FE. Conseguiu reunir as condições certas e estar na equipa certa e dominou este ano. Esteve mais forte que os adversários e conseguiu os resultados que mereceu. Ele é um dos muitos talentos que temos em Portugal e este resultado só vem a comprovar isso. Espero que este resultado venha a abrir mais portas e oportunidades para que se possa investir nesta modalidade que tanto gostamos e em que temos alguns pilotos de grande qualidade e talento para singrar como profissionais.

Henrique Chaves, piloto de GT's na Teo Martín Motorsport: “Parabéns, António! Acho que foi desta que meteste o desporto automóvel no mapa dos portugueses”.

Filipe Albuquerque, piloto da United Autosports no WEC e ELMS: “O campeonato ganho não foi uma surpresa para mim. O António é um piloto muito completo. Fez DTM, faz Resistência, agora está nos carros elétricos, fez Fórmulas… e é engraçado porque nós sempre falámos que tínhamos de fazer muito mais do que os outros para conseguir mostrar o que valemos. O António já era um piloto de topo, mas este Campeonato do Mundo veio comprová-lo. É muito bom para Portugal e só comprova o valor que o nosso país tem nos pilotos e em muitos outros atletas. Se tivermos os mesmos utensílios que atletas de outros países, podemos ser tão bons como eles. Nós agora no WEC andamos a partilhar vários pódios e isso mostra também o valor dos portugueses lá fora. Isto é bom para o António, é bom para Portugal, e para a reputação de Portugal nos desportos motorizados. Só não estamos na Formula 1 porque a política é ainda maior! O António foi um bom exemplo disso também. Mas concentremo-nos na vitória agora no Campeonato de Formula E que é ótimo. Parabéns!”

Frederico Peters, jovem piloto da Formula 4 South East Asia: “Primeiro de tudo um grande abraço, António, e parabéns pelo título! Foi mais do que merecido! São tempos difíceis, mas foi um título muito importante para alegrar a Nação, para alegrar Portugal. Um grande abraço e, mais uma vez, parabéns!”

Miguel Ramos, campeão do International GT Open e do Campeonato FIA GT: “Conheço o António desde criança, quando acompanhava o pai às corridas. Lembro-me de o ver quando eu fazia o Campeonato do Mundo FIA GT com a Maserati. Foi na Alemanha, creio em Osherleiben em meados de 2008/2009. Estava no mesmo fim de semana a realizar alguma prova suporte de Fórmulas. Penso que era isso, mas o tempo passa muito rápido. Tenho muito orgulho que a carreira que escolheu como piloto profissional esteja cheia de êxitos, e vencer a Fórmula E é mais um de muitos que já teve e de muitos que terá. Grande abraço”.

Notícias ao MinutoAntónio Félix da Costa com o troféu de Campeão do Mundo de Formula E© Notícias ao Minuto

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório