Powered bySolverde
Disclaimer

Recorde do mundo dos 5.000 e europeu dos 1.500 no meeting do Mónaco

O recorde do mundo dos 5.000 metros masculinos e o europeu dos 1.500 metros foram hoje os pontos mais fortes do 'meeting' de atletismo do Mónaco, no regresso da Liga Diamante ao estádio Luís II.

Recorde do mundo dos 5.000 e europeu dos 1.500 no'meeting' do Mónaco

©

Lusa
14/08/2020 22:38 ‧ 14/08/2020 por Lusa

Desporto

Atletismo

O ugandês Joshua Cheptegei é o novo recordista da légua, com 12.35,36 minutos, colocando ponto final a um longo 'reinado' do etíope Kenenisa Bekele, que tinha 12.37,35 desde 31 de maio de 2004, em Paris.

Cheptegei, de 23 anos, já não é de forma nenhuma uma 'surpresa' na modalidade, já que se sagrou campeão do mundo de 10.000 metros em Doha2019 e em estrada detém os recordes dos cinco e dos 10 quilómetros.

Quem também prolonga a excelente época de 2019 é o norueguês Jakob Ingerbritsen, de apenas 19 anos, que aproveitou bem o andamento de uma corrida vencida pelo queniano Timothy Cheruiyot, o atual campeão mundial.

Cheruyot fez 3.28,45 minutos e bateu ao 'sprint' o jovem prodígio norueguês, creditado em 3.28,68, superando o anterior recorde, de 3.28,81, que estava na posse do britânico Mo Farah.

Apesar da idade, o norueguês tem já um palmarés impressionante a nível absoluto, com dois títulos nos Europeus de Berlim2018, em 5.000 e 1.500 metros, e várias outras medalhas, tanto em pista como em corta-mato.

Nos 1.500 metros, passa a ser o oitavo mundial de sempre.

Destaque ainda no Mónaco para o norte-americano Noah Lyles. O campeão do mundo de 200 metros rendeu homenagem aos movimentos de defesa dos direitos dos negros, ao levantar o punho direito, com luva negra e baixar a cabeça, aquando da apresentação dos atletas.

Nyles, que replicou assim o gesto de Tommie Smith e John Carlos no icónico pódio dos 200 metros de México68, pretendeu associar-se ao movimento 'Black Lives Matter'.

Viria a ser destacado vencedor da corrida, em 19,76 segundos, a melhor marca mundial do ano.

A única portuguesa presente no Mónaco, Patrícia Mamona foi terceira no triplo salto, apenas batida pela venezuelana Yulimar Rojas, campeã mundial e grande favorita, e pela búlgara Gabriela Petrova, líder europeia da época.

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Daniela Melchior,Mbappé

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas