Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

UEFA aplaude decisão do Tribunal suíço que rejeitou recurso do Skenderbeu

A UEFA congratulou-se hoje com a decisão do Tribunal Federal Suíço (SFT) de rejeitar o recurso do clube albanês Skenderbeu, que tinha sido suspenso por 10 anos de todas as provas europeias de futebol por viciação de resultados.

UEFA aplaude decisão do Tribunal suíço que rejeitou recurso do Skenderbeu
Notícias ao Minuto

19:52 - 14/08/20 por Lusa

Desporto processo

"Na sua decisão detalhada e completa, o SFT rejeitou todos os argumentos levantados pelo Skenderbeu no seu recurso de 12 de julho de 2019 e confirmou a suspensão de 10 anos do clube de todas as competições de clubes da UEFA devido ao seu envolvimento em atividades destinadas a organizar os resultados dos jogos", pode ler-se no comunicado do organismo que rege o futebol europeu.

A UEFA refere que a decisão do STF incidiu sobre três aspetos importantes dos processos disciplinares relativos à manipulação de resultados, um dos quais que o procedimento disciplinar instaurado em duas etapas pelo organismo, primeiro de caráter administrativo e depois disciplinar, é totalmente justificado e está em conformidade com a lei.

Outro aspeto que destaca é o de que o sistema de deteção de fraudes de apostas utilizado pela UEFA para detetar atividades de manipulação de resultados é "credível e fiável".

Finalmente, a decisão do STF veio confirmar, segundo a UEFA, que os seus regulamentos para punir os clubes por manipulação de resultados não exigem que os seus órgãos disciplinares identifiquem o (s) indivíduo(s) que cometeram um ato de manipulação de resultados para punir a própria equipa.

"A UEFA acolhe com grande satisfação esta decisão, que confirma a adequação e eficiência do quadro estabelecido pelo organismo para combater o flagelo da viciação de resultados", refere a UEFA na nota que divulgou.

De recordar que o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) já rejeitara o recurso do Skenderbeu, que tinha sido castigado pelos órgãos jurisdicionais da UEFA com a exclusão durante 10 anos das competições europeias devido a resultados combinados.

O TAS assumiu-se "com confortável satisfação que o Skenderbeu era responsável por manipulação de resultados" em competições nacionais e internacionais, considerando "proporcional e justificável" a inibição de disputar jogos continentais durante 10 anos e uma multa de um milhão de euros.

O Skenderbeu, que venceu sete títulos de campeão da Albânia na última década, é suspeito pela manipulação de resultados em 50 jogos nacionais e de quatro internacionais, dois na qualificação para a Liga dos Campeões e outros tantos na fase de grupos da Liga Europa, em 2015.

Na sequência desta decisão do TAS, o clube albanês decidiu recorrer para o Tribunal Federal da Suíça, considerando que a sanção aplicada resultou apenas da "perceção pública" dos inspetores da UEFA, acusando-os de utilizarem "métodos sem escrúpulos" durante o processo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório