Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Carraça para 'apertar' com Manafá num "sonho" de tons... diferentes

Aos 27 anos, o lateral dá o 'salto' para um dos 'grandes' do futebol português após a afirmação no eterno rival, o Boavista.

Carraça para 'apertar' com Manafá num "sonho" de tons... diferentes
Notícias ao Minuto

08:07 - 14/08/20 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto FC Porto

Rui Filipe Caetano Moura - ou Carraça, no mundo do futebol - é o primeiro reforço oficialmente apresentado pelo FC Porto para a nova temporada, após toda uma carreira profissional construída no eterno rival do conjunto azul e branco, o Boavista.

O lateral-direito de 27 anos estreou-se na equipa principal dos axadrezados em 2012, quando estes ainda militavam nos escalões inferiores do futebol português, antes do regresso à I Liga, e foi conquistando o lugar a pulso.

Somou empréstimos consecutivos a Tondela (2014/15) e Santa Clara (2015/16) até que, em 2016, regressou ao Bessa para se impor como uma opção séria para o lado destro da defesa. Desde então, não mais largou a titularidade.

Do ponto de vista ofensivo, Carraça destacou-se, nos últimos quatro anos, pela qualidade na hora de cruzar e na cobrança de bolas paradas. Aliás, segundo os dados da Opta, foi mesmo o jogador que mais remates ensaiou a partir de pontapés-livres (23) na passada temporada da I Liga.

Defensivamente, a agressividade e a disponibilidade física são outras das 'imagens de marca' do jogador natural de Folgosa da Maia. A chamada "alma boavisteira" que, neste período de tempo, encantou os adeptos... antes da mudança para o Dragão.

No FC Porto, Carraça terá, à partida, como principal função 'apertar' Wilson Manafá, que, face às possíveis saídas de Jesús Corona e Tomás Esteves no mercado de transferências, se afigura como o principal candidato à titularidade em 2020/21.

Do "sonho" axadrezado ao "sonho" azul e branco

Na hora de ser apresentado, Carraça afirmou que "qualquer jogador sonha jogar num clube" como o FC Porto. Curiosamente, uma expressão que o mesmo utilizou no passado mês de janeiro, em entrevista concedida à página Recepção Orientada, para se referir à oportunidade de alinhar... pelo Boavista.

"O meu sonho sempre foi jogar com a camisola do Boavista na I Liga. Quando era jovem tinha esse objectivo, trabalhava sempre com esse foco. Fiz a formação no Boavista, subi aos seniores no Boavista, a minha estreia na I Liga foi no Boavista e cheguei a capitão de equipa, o que me deixa extremamente orgulhoso e feliz", afirmou, na altura.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório