Rui Filipe Caetano Moura - ou Carraça, no mundo do futebol - é o primeiro reforço oficialmente apresentado pelo FC Porto para a nova temporada, após toda uma carreira profissional construída no eterno rival do conjunto azul e branco, o Boavista.
O lateral-direito de 27 anos estreou-se na equipa principal dos axadrezados em 2012, quando estes ainda militavam nos escalões inferiores do futebol português, antes do regresso à I Liga, e foi conquistando o lugar a pulso.
Somou empréstimos consecutivos a Tondela (2014/15) e Santa Clara (2015/16) até que, em 2016, regressou ao Bessa para se impor como uma opção séria para o lado destro da defesa. Desde então, não mais largou a titularidade.
Do ponto de vista ofensivo, Carraça destacou-se, nos últimos quatro anos, pela qualidade na hora de cruzar e na cobrança de bolas paradas. Aliás, segundo os dados da Opta, foi mesmo o jogador que mais remates ensaiou a partir de pontapés-livres (23) na passada temporada da I Liga.
23 - Carraça, novo reforço do @FCPorto, fez 23 remates a partir de livres diretos na Primeira Liga em 2019-20, mais do que qualquer outro jogador na competição. Mercado. pic.twitter.com/VNwbHu2kBc
— OptaJoao (@OptaJoao) August 13, 2020
Defensivamente, a agressividade e a disponibilidade física são outras das 'imagens de marca' do jogador natural de Folgosa da Maia. A chamada "alma boavisteira" que, neste período de tempo, encantou os adeptos... antes da mudança para o Dragão.
No FC Porto, Carraça terá, à partida, como principal função 'apertar' Wilson Manafá, que, face às possíveis saídas de Jesús Corona e Tomás Esteves no mercado de transferências, se afigura como o principal candidato à titularidade em 2020/21.
Do "sonho" axadrezado ao "sonho" azul e branco
Na hora de ser apresentado, Carraça afirmou que "qualquer jogador sonha jogar num clube" como o FC Porto. Curiosamente, uma expressão que o mesmo utilizou no passado mês de janeiro, em entrevista concedida à página Recepção Orientada, para se referir à oportunidade de alinhar... pelo Boavista.
"O meu sonho sempre foi jogar com a camisola do Boavista na I Liga. Quando era jovem tinha esse objectivo, trabalhava sempre com esse foco. Fiz a formação no Boavista, subi aos seniores no Boavista, a minha estreia na I Liga foi no Boavista e cheguei a capitão de equipa, o que me deixa extremamente orgulhoso e feliz", afirmou, na altura.