Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

As contas de Félix da Costa para se sagrar campeão na Formula E

Piloto português lidera a classificação geral, com larga vantagem, quando faltam quatro corridas para o final da época.

As contas de Félix da Costa para se sagrar campeão na Formula E
Notícias ao Minuto

07:22 - 07/08/20 por Ruben Valente

Auto Fórmula E

A Formula E recomeçou para a ‘season finale’ em Berlim e António Félix da Costa, que já se encontrava na liderança do campeonato, cimentou ainda mais o primeiro lugar da classificação geral.

Sem dar qualquer hipótese à concorrência, o piloto português mostrou-se demolidor nas duas primeiras corridas em Tempelhof e, em ambas, alcançou a pole position e cortou a meta no primeiro lugar. Como se isso não bastasse, não houve uma única volta em que o ‘formiga’ não estivesse na frente da corrida. Imparável!

É portanto, hora de fazer algumas contas. Quantos pontos faltam a António Félix da Costa para se tornar pela primeira vez na carreira campeão da Formula E?

Neste momento, o piloto da DS Techeetah tem 125 pontos conquistados e lidera com larga vantagem o campeonato. São mais 68 pontos que os adversários que seguem atrás: Lucas Di Grassi (2.º) e Stoffel Vandoorne (3.º) têm ambos 57 pontos.

Primeiro cenário

Logicamente, o caminho mais rápido para o título faz-se com vitórias. E sem querer complicar muito a matemática com as várias possibilidades pontuais, a verdade é que se Félix da Costa vencer as próximas duas corridas – mesmo sem alcançar a pole e sem fazer a volta mais rápida – torna-se campeão da Formula E no domingo.

Neste momento ainda estão 120 pontos em jogo para qualquer piloto, por isso, as possibilidades são, de facto, muitas, mas este será o caminho ‘mais fácil’ para o português fazer história em Berlim.

Segundo cenário

Há ainda outra possibilidade para que domingo haja festa em português. Caso na corrida de sábado, Félix da Costa volte a fazer um brilharete e consiga a pontuação máxima com a pole position, a volta mais rápida e a vitória, e no domingo alcance o segundo lugar, também será campeão.

Terceiro cenário

Porém, mesmo sem vitórias pode chegar ao título. Fazendo apenas as contas pertencentes ao piloto da DS Techeetah, terceiro lugar nas quatro corridas que restam traduzem-se também em título para Félix da Costa.

Números à parte, a verdade é que a Formula E está muito perto de conhecer pela primeira vez um campeão português, mas nada está ainda decidido. António Félix da Costa está perto, mas tem que confirmar o ‘quase’ que falta.

A nós, desculpem-nos a falta de isenção, resta-nos torcer pelas nossas cores e ajudar o piloto português com o já conhecido ‘fanboost’. Basta clicar aqui para ajudar Félix da Costa a ter uma potência extra durante 30 segundos na corrida de sábado.

Fique com a classificação atual do campeonato

Notícias ao Minuto© Formula E

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório