Contratado para voltar a conquistar o título de campeão nacional, Jorge Jesus terá de construir o plantel para 2020/21 numa verdadeira corrida contra o tempo. O novo treinador das águias já referiu que quer montar uma equipa vencedora e, citando o próprio, "que terá de jogar o dobro" da temporada passada.
Para isso terá, literalmente, um mês e cinco dias. Nem mais um dia. O Benfica regressa aos treinos na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, já depois de completos os exames médicos e testes físicos, e o primeiro jogo oficial pode acontecer no dia 15 de setembro.
A equipa de Jorge Jesus terá de disputar a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões - jogada a apenas uma mão - a 15 ou 16 de setembro. O sorteio para conhecer o adversário está agendado para o dia 31 de agosto.
E a partir daqui será um verdadeiro carrossel de jogos importantes. Caso passe a eliminatória, a equipa encarnada passa ao playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, que será disputado a 22 ou 23 de setembro (1.ª mão) e 29 ou 30 de setembro (2.ª mão). Além disto, a I Liga vai começar no fim de semana de 20 de setembro.
As datas são estas e perante este cenário, o objetivo dos responsáveis encarnados é fechar todos os dossiers de mercado bem antes destes encontros para dar um maior número de dias a Jesus para os 'trabalhar'. Até porque, os primeiros jogos da temporada a contar para a liga milionária têm carácter decisivo em 2020/21: estarão em jogo cerca de 44 milhões de euros, que é o valor que cada clube recebe ao qualificar-se para a fase de grupos da Champions.
Recorde-se que Gilberto e Everton Cebolinha são dois dos jogadores mais próximos de assinar, mas há mais nomes associados ao plantel encarnado. Robert Koch, Luka Waldschmidt e até... Edinson Cavani.