Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Formula E: Félix da Costa domina e vence primeira corrida em Berlim

Piloto português reforça liderança do Campeonato de Formula E (soma 96 pontos, mais 40 que o 2.° classificado) com a segunda vitória da temporada.

Formula E: Félix da Costa domina e vence primeira corrida em Berlim
Notícias ao Minuto

18:52 - 05/08/20 por Ruben Valente

Auto Fórmula E

Vitória para António Félix da Costa e passo importante na luta pelo título de campeão na Formula E! Esta quarta-feira, naquele que foi o primeiro e-Prix de seis que serão disputados em Berlim para o final da temporada, o piloto português arrancou da pole position e não deu hipótese à concorrência. 

Félix da Costa, piloto da DS Techeetah, nunca conheceu outra posição senão a primeira, e conquistou uns importantes 29 pontos - fez também a volta mais rápida - na corrida ao título que procura trazer para Portugal.

Com uma estratégia e uma condução irrepreensível, Félix da Costa tem novo desafio já esta quinta-feira, com uma nova corrida no mesmo traçado invertido de Tempelhof, em Berlim.

Resumo da corrida

António Félix da Costa e Jean-Eric Vergne partiram do primeiro e segundo lugar, respetivamente, e desde cedo começaram a ganhar segundos a toda a concorrência.

O domínio da dupla da DS Techeetah foi notória e só não foi maior porque Robin Frijns perdeu o controlo do carro, bateu numa parede de proteção e o 'safety car' foi obrigado a entrar em pista para serem removidos alguns destroços do monolugar do piloto holandês.

O pelotão voltou a aproximar-se, mas rapidamente Félix da Costa e Vergne conseguiram distanciar-se dos adversários. O segundo classificado do campeonato, Mitch Evans, começou a aproximar-se dos homens da frente e depois de sair da 9.ª posição, a meio da corrida já era sexto classificado. 

Quem também foi ganhando várias posições fo Stoffel Vandoorne. O piloto da Mercedes EQ Team partiu para este primeiro e-Prix de Berlim na 16.ª posição e quando faltavam 15 minutos para o final da corrida encontrava-se já no 9.º lugar.

Já perto do final houve ainda um momento tenso entre Félix da Costa e o companheiro de equipa, Jean-Eric Vergne. O português quis acionar o 'attack mode' e foi literalmente encostado à parede pelo piloto francês. Felizmente, para ambos, os monolugares não se chegaram a tocar e Félix da Costa manteve a primeira posição.

Vergne acabou por falhar o 'assalto' ao primeiro lugar e perdeu depois várias posições, dando a entender que algo no seu carro não estava bem. O homem da DS Techeetah foi ultrapassado por vários pilotos, terminando mesmo a corrida... na box.

O pódio ficou assim entregue a Félix da Costa, Sam Bird (2.º) e André Lotterer (3.º). Mitch Evans, piloto da Jaguar Racing e grande rival do português na classificação geral, teve uma corrida para esquecer e terminou fora dos lugares de pontuação.

Ver esta publicação no Instagram

@afelixdacosta WINS Round 6 of the #BerlinEPrix #SeasonSixFinale  #THISISBOSS @DSTECHEETAH

Uma publicação partilhada por ABB Formula E (@fiaformulae) a 5 de Ago, 2020 às 10:58 PDT

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório