Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Sporting com Rumo exige maioria da SAD e eleições com segunda volta

A introdução de uma segunda volta nas eleições e a manutenção da maioria da SAD são algumas das conclusões da iniciativa Sporting com Rumo, que nos últimos dois meses juntou mais de 50 conhecidos sócios em debates.

Sporting com Rumo exige maioria da SAD e eleições com segunda volta
Notícias ao Minuto

18:05 - 03/08/20 por Lusa

Desporto I Liga

O documento, hoje divulgado e entregue na última quinta-feira ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Rogério Alves, resulta de sete jornadas de conversas sobre o Sporting, ocorridas em junho e julho, que foram transmitidas na Internet e que contaram com vários antigos dirigentes, mas também sócios ligados a outras as áreas da sociedade.

"Não houve consensos em alguns dos temas abordados, houve até opiniões opostas, mas foi respeitado o espírito democrático que se pretendia, e, por conseguinte, todos os participantes puderam dar livremente a sua opinião, independentemente de quem apoiaram ou apoiam na conjuntura atual do Sporting", lê-se num comunicado da iniciativa.

Entre as ideias apresentadas ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, destaca-se a manutenção da "maioria do Capital na SAD a todo o custo, embora se equacione a participação de investidores a quem se poderia atribuir a gestão sem perda de maioria" e a eleição do presidente apenas com maioria absoluta.

"Caso não exista maioria absoluta, os estatutos ou o regulamento eleitoral devem prever uma segunda volta entre os dois candidatos mais votados", lê-se.

No mesmo documento, a iniciativa Sporting com Rumo mostra-se a favor do lema "um sócio, um voto" e contra a introdução do sistema de I-Voting, algo que está a ser implementado pela atual direção liderada por Frederico Varandas.

"Esse sistema não garante votação segura e por isso não deve ser implementado já, embora se equacione a possibilidade de uma votação eletrónica mais descentralizada, com mesas de voto noutras regiões do país", refere a iniciativa.

A Sporting sem Rumo aponta igualmente a necessidade de separar o clube e SAD a nível de gestão.

Ao longo de sete sessões, foram debatidos temas como governação, revisão estatutária, estabilidade financeira, futebol e modalidades, estratégia institucional e segurança, e a marca e comunicação.

Entre as figuras que participaram nas jornadas destacam-se nomes de antigos dirigentes como Miguel Salema Garção, Carlos Vieira, o antigo jogador Marco Caneira, e figuras ligadas à política, à justiça e à economia, entre as quais Luís Filipe Menezes, Miguel Relvas, Jorge Coelho, Miguel Poiares Maduro e António Pires de Lima.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório