Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

As notas do Benfica-FC Porto: Solução da dobradinha estava em Mbemba

Central congolês assumiu papel de herói e liderou vitória diante do Benfica que valeu a conquista da Taça de Portugal.

As notas do Benfica-FC Porto: Solução da dobradinha estava em Mbemba
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/08/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Emoção, expulsões, golos e incerteza até ao apito final. Eis os quatro ingredientes que ajudam a explicar a conquista da Taça de Portugal por parte do FC Porto. Os dragões bateram, na noite de sábado, o rival Benfica (2-1) na final da prova rainha e conseguiram alcançar a dobradinha, depois de terem vencido a I Liga.  

Ao intervalo até se previa que o Benfica poderia estar em vantagem devido ao facto de Luis Díaz ter sido expulso, mas um erro de Odysseas deixou Mbemba na cara do golo e o congolês tomou-lhe o gosto, indicando o caminho da dobradinha à moda... do (FC) Porto. 

Mas Mbemba não foi o único protagonista numa noite histórica para os dragões e de má memória para as águias

A figura 

Chancel Mbemba foi o goleador numa das noites mais importantes da história do FC Porto. Depois de estarem reduzidos a dez unidades, os dragões saltaram para a dianteira do marcador graças ao 'faro' de golo de Mbemba que gostou da sensação de marcar e voltou a repetir a festa. No lance do primeiro golo contou com a 'ajuda' de Odysseas, mas no segundo o mérito é inteiramente dele. 

A surpresa 

Pepe foi dos jogadores mais esclarecidos naquele momento de maior descontrolo emocional do FC Porto, aquando as expulsões de Luis Díaz e Sérgio Conceição. O internacional português tem várias finais nas pernas e ontem voltou a usar a experiência para conseguir controlar alguns momentos do jogo. Foi fundamental (e matreiro) em segurar uma vantagem preciosa. 

A desilusão 

Numa época em que quase todos falharam por mais do que uma vez, a noite de ontem contou com um erro colossal de Odysseas. O guardião grego até tinha sido dos melhores jogadores do Benfica ao longo da temporada que agora findou, mas ficou diretamente ligado ao lance que resultou no primeiro golo do FC Porto e que originou também uma injeção de moral nos adversários. Saiu mal da baliza, não conseguiu afastar a bola e ofereceu um 'belo brinde' a Mbemba. Uma noite para esquecer. 

Nélson Veríssimo 

Último jogo do treinador interino do Benfica que neste pequeno período à frente do comando técnico não mudou uma vírgula daquilo que eram as ideias de Bruno Lage. O Benfica entrou com medo e deixou o melhor goleador - Carlos Vinícius, leia-se -,  no banco de suplentes. Na segunda parte meteu Rafa para tentar explorar a vantagem numérica, mas viu Odysseas cometer uma asneira do tamanho do estádio. A partir daí limitou-se a fazer trocas e não conseguiu dar a volta ao jogo. Abandona funções sem grande brilho. 

Sérgio Conceição 

À terceira foi de vez e Sérgio Conceição conquistou, por fim, a Taça de Portugal enquanto treinador. O treinador do FC Porto até foi expulso antes do intervalo, pela forma como protestou duas decisões de Artur Soares Dias, mas viu os jogadores darem uma resposta cabal na segunda parte. Conseguiu dar a dobradinha ao FC Porto ao fim de nove anos. Só oito treinadores conseguiram tal feito e o último a consegui-lo tinha sido André Villas Boas em 2011. 

O árbitro 

Sim é discutível a decisão de Artur Soares Dias no lance que dita o primeiro cartão amarelo a Luis Díaz aos nove minutos. Mas, não, não é discutível o lance que motiva o segundo cartão amarelo ao colombiano. O árbitro teve de lidar com um jogo muito quente e até expulsou Sérgio Conceição antes do intervalo. Na segunda parte os ânimos acalmaram e Artur Soares Dias esteve bem no momento de assinalar prontamente a grande penalidade provocada por Diogo Leite. Noite atribulada.  

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório