Meteorologia

  • 23 AGOSTO 2019
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 23º

Edição

"Pantera Negra no paraíso"

A revista France Football dedica um artigo a Eusébio, com o título "Pantera Negra no paraíso", na sua edição de hoje, no qual recorda a carreira do antigo futebolista português.

 "Pantera Negra no paraíso"

"Apesar de sabermos que estava fragilizado, o anúncio da sua morte provocou uma viva emoção no mundo do futebol, como fica demonstrado nos numerosos testemunhos provenientes de todo o Mundo", destaca a publicação francesa, que fez de Eusébio o primeiro português a conquistar a Bola de Ouro, em 1965.

O autor do texto, Roberto Notarinni, escreve que Portugal é o "país que mais chora a morte de um dos seus filhos mais brilhantes", exemplificando com os três dias de luto nacional decretados pelo Governo, pelos milhares de adeptos presentes na homenagem ao "Pantera Negra".

"A emoção está à altura do que significa para o futebol o desaparecimento de Eusébio", garante a France Football, que recupera os depoimentos de Cristiano Ronaldo, José Mourinho, José Altafini, num artigo em que detalha a vida de Eusébio, desde o Bairro da Mafalala, na então Lourenço Marques (atual Maputo), passando pelo Benfica, desviado do Sporting, da desejada mas falhada transferência para Itália e terminando no título canadiano, ofuscando o Cosmos de Pelé.

A France Football garante um lugar a Eusébio no "Panteão" dos vencedores da Bola de Ouro, que já conta com o russo Lev Yachine, os ingleses Stanley Matthews e George Best, o italo-argentino Omar Sivori e o húngaro Florián Albert.

"Foi o melhor avançado de todos os tempos em Portugal. O 'avô' de Cristiano Ronaldo, que tinha grandes capacidades físicas, marcava de cabeça, de pé esquerdo, de pé direito. Tanto driblava o guarda-redes, como rematava a 30 metros. Ainda por cima, era um rapaz afável fora do terreno de jogo. Não o vamos esquecer tão cedo", referiu o antigo internacional francês Just Fontaine, melhor marcador do Mundial1958.

Eusébio da Silva Ferreira morreu no domingo, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.

Além da Bola de Ouro em 1965, o "Pantera Negra" conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial de Inglaterra, em 1966, foi considerado o melhor jogador e foi o melhor marcador, com nove golos, levando Portugal ao terceiro lugar.

Registe-se na Betano e aproveite o Bónus de 50% até 50€ no primeiro depósito! Jogue no Casino e ganhe Rodadas Grátis!

 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório