Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Formula E: Seis provas, nove dias e pode haver história… em português

Fique com tudo aquilo que precisa de saber sobre a reta final do campeonato de Formula E, que pode sagrar António Félix da Costa como o grande vencedor de 2020.

Formula E: Seis provas, nove dias e pode haver história… em português
Notícias ao Minuto

07:22 - 29/07/20 por Ruben Valente

Auto Fórmula E

É precisamente daqui a uma semana que recomeça a Formula E, em Berlim. A capital alemã será palco das últimas seis provas do Campeonato, que se realizam de 5 a 13 de agosto, e que terão transmissão nos canais Eurosport.

Até aqui foram apenas disputadas cinco corridas do Mundial, as suficientes para colocar António Félix da Costa na liderança do campeonato. O piloto português já admitiu, numa entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, que nesta reta final vai fazer de tudo ao seu alcance para trazer o título para solo luso.

Não vai ser fácil, Félix da Costa sabe disso, mas ao mesmo tempo a esperança de ouvir tocar 'A Portuguesa' nas ruas de Berlim é grande. É, por isso, que lhe explicamos tudo aquilo que precisa de saber sobre as últimas seis provas do campeonato de Formula E, que no próximo ano terá o carimbo da FIA.

Ver esta publicação no Instagram

It’s going to be EPIC. Click the link in our bio to find out how to watch. #ABBFormulaE #Racing #Motorsport

Uma publicação partilhada por ABB Formula E (@fiaformulae) a 22 de Jul, 2020 às 10:00 PDT

Seis provas em... nove dias

Será um ritmo alucinante aquele que os motores elétricos dos monolugares terão de suportar. Em Berlim, irão disputar-se três duplas jornadas num espaço de nove dias. A primeira terá lugar nos dias 5 e 6 de agosto, sendo que o dia 7 servirá para pilotos e equipas descansarem. Nos dias 8 e 9 voltará a correr-se e o campeonato ficará encerrado com as duas últimas provas a 12 e 13 de agosto

Foi este o plano delineado pela organização da Formula E e que contou com o aval das autoridades sanitárias alemãs, tal como com o das 12 equipas inscritas. Porém, desengane-se quem pensa que estes seis e-Prix [desígnio da FE para cada prova] serão sempre realizados no mesmo traçado.

Cada jornada dupla terá um circuito diferente como, de resto, já foi ilustrado pela Formula E. A pista de Tempelhof, infraestrutura aeroportuária desativada em 2008, terá três formatos diferentes: o tradicional, o reverso, e um novo especialmente desenhado para este formato final de campeonato.

Ver esta publicação no Instagram

REVEALED! The three circuit layouts for the Formula E season finale in Berlin 5 and 6 August (Presented by CBMM Niobium) - Reverse Berlin Tempelhof Circuit 8 and 9 August - Traditional Berlin Tempelhof Circuit  12 and 13 August - NEW Berlin Tempelhof Circuit  Find out more - tap the link in our bio  #ABBFormulaE #Racing #Motorsport #BerlinEPrix

Uma publicação partilhada por ABB Formula E (@fiaformulae) a 21 de Jul, 2020 às 10:22 PDT

Por fim, resta-nos puxar 'a brasa à nossa sardinha'. Num campeonato onde os adeptos têm um papel fundamental, saiba que pode ajudar António Félix da Costa a conseguir uma velocidade extra durante as provas. A Formula E permite ajudar o seu piloto preferido através de um 'Fan Boost' e, neste caso, basta selecionar o português para que ele possa ter mais potência no seu monolugar durante alguns segundos.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório