Meteorologia

  • 30 SETEMBRO 2020
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 25º

Edição

'Motor' Otávio pôs a quarta e assinou melhor temporada no Dragão

Jogador brasileiro com números que mostram ascensão no plantel às ordens de Sérgio Conceição.

'Motor' Otávio pôs a quarta e assinou melhor temporada no Dragão

Depois de consagrado campeão na antepenúltima jornada, com uma vitória frente ao eterno rival Sporting, por 2-0, é altura de começar a analisar, ainda que falte disputar uma jornada, os números do FC Porto desta época

Neste sentido, o Desporto ao Minuto olha à lupa, esta quinta-feira, para um dos 'motores' do título azul e branco: Otávio

A cumprir a sua quarta temporada na equipa principal do Dragão - chegou na temporada 2014/15 para o FC Porto B -, proveniente do Internacional, o brasileiro de 25 anos conseguiu este ano a sua afirmação plena. 

Com mais minutos de jogo, menos golos que em anos anteriores, mas mais assistências, foi dos seus pés que partiu grande parte do jogo ofensivo dos dragões esta temporada.

O seu crescendo de importância, materializado numa utilização mais regular desde início dos 90 minutos, materializou-se também em... assistências. 

Contudo, apesar do crescendo evidente de importância, o brasileiro continua com 'renovação suspensa'. No início deste mês, ao jornal Record, o empresário do jogador confidenciava que ainda nada tinha avançado, atirando para depois do término do campeonato qualquer discussão.

Com apenas mais um ano de contrato, terminando o seu vínculo em junho de 2021, o centrocampista deve ser um dos dossiers agora em cima da mesa de Pinto da Costa, mas, antes de tudo, vamos aos números.

Notícias ao MinutoOtávio marcou um golo e assistiu para outros dois na goleada frente ao Moreirense© Global Imagens

Com 30 jogos disputados esta temporada na I Liga, o brasileiro assumiu 2.466 minutos jogados, sendo que, se contabilizada a sua importância no campeonato, contribuiu com dois golos, um frente ao Tondela, na primeira volta, ainda em dezembro, e outro na última partida, frente ao Moreirense.

Contudo, no que toca a assistências, o caso é outro. É que nunca o camisola 25 tinha feito tantas. No total contabiliza 10 na I Liga, assistindo em alguns jogos determinantes como o 1-0 ao Aves, na primeira volta, no 3-2 frente ao Benfica, mas também num dos dois golos frente ao Sporting.

Para mais, se comparados os seus números com anos anteriores, há que referir que em 2018/19 assinou 28 jogos, três golos e oito assistências, jogando, 1.658 minutos, números, ainda assim, melhores que na temporada anterior - 2017/18 - em que somou 15 jogos, dois golos, uma assistência e apenas 791 minutos disputados.

O seu primeiro ano, contudo, apesar de poder pensar-se o contrário, não foi o pior. É que em 2016/17, somou 23 jogos, 1 golo, 8 assistências e 1.287 minutos em campo

  Jogos na I Liga/ minutos jogados Golos Assistências 
2019/20 30/2.466 (média de 82 minutos por jogo) 2 10
2018/19 28/1.658 (média de 60 minutos por jogo) 3 8
2017/18 15/791 (média de 52 minutos por jogo) 2 1
2016/17 23/1.287 (média de 56 minutos por jogo) 8

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório