Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

FC Porto 'atropela' Moreirense no jogo de consagração do novo campeão

Dragões venceram (e convenceram), por 6-1, no primeiro jogo após a conquista do título.

FC Porto 'atropela' Moreirense no jogo de consagração do novo campeão
Notícias ao Minuto

23:09 - 20/07/20 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Apesar de já ter o título de campeão nacional matematicamente garantido, o FC Porto recusou retirar o pé do acelerador, e, com uma exibição perentória - em particular na segunda parte - bateu o Moreirense no estádio do Dragão, por categóricos 6-1.

Luis Díaz, Otávio, Alex Telles, Moussa Marega e Soares (bis) marcaram para os dragões, que passam a somar 82 pontos, mais 11 do que o Benfica, que ainda não jogou. Já os cónegos, que são oitavos, com 43 pontos, chegaram ao golo por Fábio Abreu.

Jogo de espelhos

O FC Porto instalou-se no meio-campo do Moreirense desde bem cedo e de lá praticamente não saiu durante os primeiros 15 minutos, ainda que com dificuldades evidentes em conseguir quebrar a ‘teia’ defensiva montada por Ricardo Soares.

Ainda assim, a eficácia falou mais alto e, aos 4 minutos, logo na primeira oportunidade da noite, a equipa orientada por Sérgio Conceição chegou ao golo, por intermédio de Luis Díaz, após cruzamento de Alex Telles.

Aos poucos, os cónegos lá se foram conseguido libertar da pressão e também mostraram ‘instinto matador’ quando, aos 20 minutos, num lance em tudo semelhante ao do tento portista, Abdu Conté serviu Fábio Abreu para o golo da igualdade.

O lance acabou por abrir o jogo no Dragão, e as oportunidades foram-se sucedendo, em particular para os dragões, onde Moussa Marega esteve em evidência… pela falta de inspiração, ao não conseguiu bater Mateus Pasinato quando esteve isolado por duas vezes.

A redenção de Marega

A noite era de consagração e o FC Porto recusava-se a sair da sua própria casa sem os três pontos, pelo que regressou dos balneários com a ‘corda toda’ para arrumar, de uma vez por todas, com a partida.

No espaço de dez minutos (aos 51, aos 53 e aos 61) os homens da casa marcaram três golos. Primeiro por Otávio, numa jogada de insistência, depois por Alex Telles, na cobrança de uma grande penalidade, e, por fim, por Moussa Marega na cobrança sublime de um pontapé-livre.

As última ‘machadadas’ da noite estavam reservadas para a reta final da partida. Soares saiu do banco e, por duas vezes - ambas a passe de Otávio - bisou e selou, assim, a humilhação azul e branca ao Moreirense.

Momento do jogo: Marega não estava, de todo, a ter uma noite feliz, mas recusou deixar-se afetar e, aos 61, marcou um golaço na cobrança de um pontapé-livre, que acabou com as dúvidas quanto ao desfecho do jogo.

Acompanhamento

90' - Apito final no Dragão. O FC Porto bate o Moreirense, por 6-1, graças aos golos de Luis Díaz, Otávio, Alex Telles, Moussa Marega e Soares (bis).

87' - GOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Os dragões voltam a combinar bem no ataque e Soares, a passe de Otávio, bisa em casa.

79' - GOOOOOOLOOOOOOO do FC Porto! Mais um momento de pura 'magia' no Dragão. Otávio, Luis Díaz e, por fim, Soares, combinaram para fazer o 5-1 na receção ao Moreirense.

As imagens do imperdível golo de Marega

61' - GOOOOOOLOOOOOOO do FC Porto! Que maravilha do maliano, que não deu hipóteses de defesa a Mateus Pasinato na cobrança de um pontapé-livre.

58' - Mais uma oportunidade desperdiçada por Marega! Completamente isolado, o avançado do FC Porto não consegue fazer o 4-1.

Foi desta maneira que Alex Telles fez o golo

56' - GOOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Alex Telles não treme da marca da grande penalidade e faz o 3-1 para os dragões.

53' - Grande penalidade para o FC Porto! Mateus Pasinato derruba Luis Díaz na grande área e Carlos Xistra apitou para a marca dos 11 metros.

Assim foi o segundo golo dos dragões

51' - GOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Após passe de Marega, o brasileiro tentou uma, duas, três, quatro vezes, até que, por fim, conseguiu bater Mateus Pasinato e fazer o 2-1 para o FC Porto.

46' - As equipas estão de volta dos balneários. Arranca a segunda parte do FC Porto-Moreirense.

45' - Intervalo no estádio do Dragão. Os golos de Luis Díaz e Fábio Abreu vão fazendo a diferença no final dos primeiros 45 minutos.

45+1' - Mais uma oportunidade desperdiçada por Moussa Marega! Lançado por Otávio, o internacional maliano atirou por cima da baliza do Moreirense.

38' - Sérgio Conceição mexe bem cedo na partida. Sai Fábio Vieira, entra Matheus Uribe.

33' - O primeiro cartão amarelo da noite é para Marega. O avançado pisou Halliche, foi admoestado e vai cumprir castigo na última jornada da I Liga, no encontro com o Sporting de Braga.

27' - O FC Porto volta à ficar à beira do segundo! Jesús Corona atirou em jeito e a bola passou a centímetros da baliza dos cónegos.

24' - Que grande defesa de Mateus Pasinato! Completamente isolado, Moussa Marega atirou forte, mas o guarda-redes da equipa visitante negou o 2-1 para os Dragões.

22' - Mais uma oportunidade para o Moreirense! Após uma bola mal aliviada pela defesa azul e branca, Luther Singh rematou forte, mas à figura de Diogo Costa.

Não perca as imagens do golo da igualdade

20' - GOOOOOOLOOOOOOO do Moreirense! Abdu Conté foi à linha e cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Fábio Abreu a ganhar no duelo aéreo a Diogo Leite e a fazer o 1-1.

17' - O primeiro remate do Moreirense pertence a Pedro Nuno. No entanto, a tentativa não causou qualquer perigo à baliza que, hoje, está à guarda de Diogo Costa.

13' - Mas que bela iniciativa individual de Jesús Corona. O mexicano 'bailou' sobre quatro adversários, mas o remate saiu 'frouxo' e à figura de Mateus Pasinato.

Assim foi o golo que inaugurou o marcador no Dragão

4' - GOOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Luis Díaz apareceu completamente solto na grande área, e, após cruzamento de Alex Telles, cabeceou para o fundo das redes.

3' - O primeiro remate da partida pertence ao FC Porto. Otávio ensaiou o 'tiro' de fora da grande área, mas a bola sai muito longe do alvo.

0' - Carlos Xistra dá o apito inicial no Dragão. Já se joga o FC Porto-Moreirense.

'Onzes'

FC Porto: Diogo Costa; Manafá, Diogo Leite, Mbemba, Alex TellesDaniloOtávio, Fábio Vieira; Corona, Luis Díaz e Marega.

MoreirenseMateus Pasinato; João Aurélio, HallicheRosicAbdu; Filipe Soares, Mané, Alex Soares, Pedro Nuno; Luther e Fábio Abreu.

Antevisão

Com o título de campeão nacional já matematicamente assegurado, graças ao triunfo no Clássico diante do Sporting, por 2-0, o FC Porto recebe, esta segunda-feira, o Moreirense, na expetativa de poder voltar a fazer a festa no estádio do Dragão.

O encontro pouco diz aos homens de Sérgio Conceição, assim como aos de Ricardo Soares, que, ao cabo de 32 jornadas, já sabem que não têm que se preocupar com as contas da manutenção e que os lugares europeus também já não estão ao alcance.

Os dragões, recorde-se, vão entrar em campo na penúltima jornada do campeonato nacional com 79 pontos, mais oito do que o segundo classificado, o Benfica. Já os cónegos, que somam 43 pontos, ocupam a oitava posição, logo atrás do Vitória SC.

O FC Porto-Moreirense será apitado por Carlos Xistra, árbitro da Associação de Futebol de Castelo Branco, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 21h15, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório