Missão brasileira vale quase 30% do orçamento do centro de Rio Maior

Os cerca de 150 atletas brasileiros integrantes da 'Missão Europa', que vão estagiar até novembro em Rio Maior, serão responsáveis por quase 30% do orçamento deste ano do centro de estágios da cidade ribatejana.

Pombal vai ter Centro de Alto Rendimento para o karaté

© iStock/grapix

Lusa
13/07/2020 11:59 ‧ 13/07/2020 por Lusa

Desporto

Missão Europa

A presidente da administração da Desmor, Diva Cobra, explicou hoje à Lusa que as infraestruturas riomaiorenses vão começar a ser utilizadas por uma comitiva de aproximadamente 80 pessoas, entre atletas de natação pura, artística, boxe e judo, acompanhados das respetivas equipas técnicas e médicas.

Depois desta fase inicial, o centro de estágios vai acolher mais atletas brasileiros, das seleções de atletismo, triatlo e andebol, até um total de 150 elementos.

"Vão permanecer aqui até novembro, entrando e saindo conforme a existência de competições na Europa", frisou a responsável, reconhecendo a importância desta oportunidade "em termos desportivos e financeiros, que poderá representar entre 20% a 30% do orçamento anual".

Os elementos da 'Missão Europa' são testados à covid-19 antes do embarque no Brasil, cerca de 72 horas antes, e, novamente, à chegada a Portugal, onde também vão realizar testes serológicos. Mediante os resultados são iniciados os planos de treino.

"A nossa equipa teve formação específica e as nossas instalações foram adaptadas às regras da Direção-Geral da Saúde (DGS). A preocupação principal é conseguirmos manter a desinfeção permanente dos espaços e garantir o cumprimento da utilização rigorosamente, com base nos planos desenvolvidos pelos nossos técnicos", referiu Diva Cobra.

A responsável admitiu que o centro de estágios foi contactado pelo comité colombiano, igualmente no âmbito da preparação olímpica, para uma ação com menos atletas.

No sábado, o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, disse à Lusa que a 'Missão Europa' do Comité Olímpico do Brasil (COB) vai representar um impacto de 2,5 milhões de euros para o país.

De acordo com o COB, os primeiros atletas de 16 modalidades vão começar a embarcar para Portugal na sexta-feira, depois de o Governo português ter assegurado "condições especiais previstas para brasileiros em exercício de atividade profissional no país".

A 'Missão Europa' vai decorrer até perto do fim do ano, tendo em vista a preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, que foram adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19.

Rio Maior vai ser o ponto central deste projeto, que vai estender-se também a Coimbra, no caso do judo, Cascais, no caso da vela, e Sangalhos, para as ginásticas artística e rítmica.

Para sexta-feira, está prevista a chegada da seleção de judo, que vai cumprir três dias de isolamento em Rio Maior e, depois, rumar a Coimbra, para um estágio até 29 de agosto.

"Portugal foi escolhido como destino principal da Equipa Brasil na Europa, tendo em vista que o país se encontra num estágio avançado da contenção da pandemia do novo coronavírus, além do bom relacionamento do COB com o COP. O país servirá, inclusive, como base de aclimatação da equipa brasileira para os Jogos Olímpicos Paris2024", indicou o COB, em comunicado.

O Brasil é o segundo país do mundo com mais mortos e infetados com covid-19, totalizando no domingo 72.100 mortos e 1.864.681 casos confirmados de infeção.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Madalena Aragão apoia namorado João Neves após derrota

Madalena Aragão

Madalena Aragão apoia namorado João Neves após derrota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Ayrton Senna

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas