Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

O (cada vez mais) estranho caso de Pedro Mendes em Alvalade

Jovem avançado deixou de ser opção e praticamente não jogou com o novo técnico verde e branco. Entretanto, foi ultrapassado na hierarquia do plantel principal por Tiago Tomás.

O (cada vez mais) estranho caso de Pedro Mendes em Alvalade
Notícias ao Minuto

08:03 - 13/07/20 por Gonçalo Tristão Santos

Desporto Análise

Utilizado em seis dos oito encontros realizados pelo Sporting na Liga Europa, Pedro Mendes começou a dar nas vistas, precisamente, na prova da UEFA. Depois de ter dado cartas na equipa sub-23 leonina, o jovem, de apenas 20 anos, teve uma estreia quase de sonho de leão ao peito, fazendo o gosto ao pé apenas um minuto após subir ao relvado na partida com o PSV, da qual os verde e brancos saíram derrotados (3-2).

Pedro Mendes foi lançado nesse duelo depois de uma sequência goleadora fantástica, na qual marcou em cinco ocasiões em apenas dois encontros pelos sub-23, e não tardou muito a passar a integrar, em definitivo, o plantel principal do Sporting, tendo sido aposta, sobretudo, na Liga Europa.

Na I Liga, contudo, o cenário foi diferente. O avançado estreou-se no campeonato somente em janeiro passado, no triunfo (3-1) na visita ao Vitória FC, já com Jorge Silas no comando técnico do Sporting, e totalizou apenas cinco jogos oficiais na prova, sem ter marcado qualquer golo.

Os números de Pedro Mendes na equipa principal do Sporting:

Jogos Golos
I Liga: 5 I Liga: 0
Liga Europa: 6 Liga Europa: 1
Total: 11 Total: 1

Fora dos planos de Rúben Amorim

Tido como um jogador com potencial em Alvalade - ou não fosse o clube ter renovado o seu contrato até 2023, 'blindando' o seu passe com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros -, Pedro Mendes somou minutos com Silas, mas aparenta estar fora dos planos de Rúben Amorim.

Com o novo técnico leonino, o ponta de lança verde e branco registou uns dececionantes dois minutos de jogo - na vitória (2-0) na receção ao Tondela, a 18 de junho - e, desde então, não voltou a ser opção. Ainda foi convocado para os embates com Belenenses SAD e Gil Vicente, mas acabou por nem ser chamado para os compromissos diante de Moreirense e Santa Clara, que assistiu da bancada.

Ultrapassado na hierarquia

Pedro Mendes parece, inclusive, ter perdido espaço no plantel principal do Sporting para outro produto oriundo da formação de Alcochete: Tiago Tomás. O avançado, de apenas 18 anos, brilhou nos juniores, já mostrou ter veia goleadora nos sub-23 e, com Amorim, ganhou a oportunidade de se estrear pela equipa principal, pela qual já participou em dois encontros - jogou nove minutos frente ao Gil Vicente e 13 ante o Santa Clara.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório