Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Calculadora da permanência: Cinco candidatos a uma vaga que ninguém quer

Paços de Ferreira, Belenenses SAD, Tondela, Vitória FC ou Portimonense, qual deles vai acompanhar o Desportivo das Aves na despromoção à II Liga?

Calculadora da permanência: Cinco candidatos a uma vaga que ninguém quer
Notícias ao Minuto

08:02 - 12/07/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

A I Liga está ao rubro não só ao que diz respeito à luta pelo título, mas também no que se refere aos lugares europeus e às contas da... permanência. Com o Desportivo das Aves já matematicamente despromovido há algumas semanas, resta saber quem será a segunda equipa a acompanhar os avenses na descida à II Liga. Paços de Ferreira, Belenenses SAD, Tondela, Vitória FC ou Portimonense são os cinco candidatos que tentam fugir da vaga mais indesejada, numa altura em que faltam apenas disputar três jornadas. Vamos às contas. 

Este quinteto pode passar a quarteto já na próxima jornada. Para isso basta ao Paços de Ferreira vencer em Moreira de Cónegos ou esperar que o Portimonense não vença na receção ao Boavista. Se acontecer precisamente o contrário, as duas equipas disputam uma autêntica final na Capital do Móvel na ronda seguinte. 

O Belenenses SAD desperdiçou a oportunidade de pontuar na última ronda - falhou um penálti nos descontos, leia-se, - mas conta com uma vantagem importante. A equipa de Petit tem vantagem no confronto direto perante os rivais Tondela, Paços de Ferreira e Portimonense. Na última jornada joga perante o Vitória FC.

Por seu turno, o Tondela vive a situação oposta. A equipa beirã perde com todos os rivais no confronto direto e por isso não pode terminar o campeonato em igualdade pontual com o 17.º classificado. Ainda assim, vão visitar um Gil Vicente com um lugar assegurado na I Liga e vão a Moreira de Cónegos. Pelo meio, a tarefa mais complicada: receber o Sp. Braga que quer chegar ao terceiro lugar. 

O Vitória FC passa por uma má fase e com mudanças sucessivas no comando técnico da equipa. Depois de uma boa primeira metade de época, os sadinos lutam por uma descida que não acontece desde 2002/03 e têm pela frente um Famalicão que luta pelo sonho europeu, um Sporting que não quer deixar fugir o terceiro lugar e um Belenenses SAD que também tenta fugir à despromoção.  

O Portimonense é quem ocupa, por esta altura, a vaga indesejada com menos três pontos do que o Vitória FC e o Tondela, mas será, à partida, a equipa com o calendário mais fácil. Para além de poderem visitar um Paços com a permanência já garantida, recebem na derradeira ronda o mais que condenado Aves. 

Calendário Paços de Ferreira: Moreirense (F), Portimonense (C) e Gil Vicente (F)

Calendário Belenenses SAD: Sp. Braga (F), Gil Vicente (C) e Vitória FC (F)

Calendário Tondela: Gil Vicente (F), Sp. Braga (C) e Moreirense (F)

Calendário Vitória FC: Famalicão (C), Sporting (F) e Belenenses SAD (C)

Calendário Portimonense: Boavista (C), Paços de Ferreira (F) e Aves (C)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório