Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Sporting-Santa Clara: Leão resguarda-se em casa antes da 'loucura'

Leões recebem insulares em Alvalade na expetativa de manter a vantagem sobre o Sporting de Braga na tabela classificativa.

Sporting-Santa Clara: Leão resguarda-se em casa antes da 'loucura'

Ultrapassado o empate a 'zeros' na visita ao Moreirense, o Sporting regressa, esta sexta-feira, a Alvalade para defrontar o Santa Clara, antes de embarcar naquilo que se adivinha que venha a ser uma reta final da campeonato de 'loucos'.

A equipa orientada por Rúben Amorim sabe que, em caso de vitória, partirá para três jornadas 'infernais' (visita o FC Porto, recebe o 'aflito' Vitória FC e vai à Luz defrontar o Benfica) com uma vantagem de, pelo menos, três pontos sobre o segundo classificado.

Pela frente, o conjunto verde e branco terá um Santa Clara do qual tem boas memórias, até porque, na partida da primeira volta, foi aos Açores conquistar uma 'gorda' vitória por 4-0, graças aos golos de Luiz Phellype (bis), Yannick Bolasie e Bruno Fernandes.

No entanto, de lá para cá, muito mudou. Desde logo pelo facto de nenhum dos autores dos golos desse encontro estar disponível para o novo desafio, já que o brasileiro está lesionado, o congolês foi devolvido ao Everton e o português partiu para o Manchester United.

Pelo meio deu-se, ainda, uma pandemia que obrigou os homens de João Henriques a mudar-se de 'malas e bagagens' para a Cidade do Futebol, e a já garantida manutenção no principal escalão do futebol português, graças ao triunfo do Rio Ave sobre o Portimonense na véspera.

O Sporting-Santa Clara será apitado por António Nobre a pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

Duelo com o Santa Clara: É uma equipa que fez uma época bastante interessante. A ideia do seu treinador, adapta-se bastante aos jogadores. São muito fortes nas transições e será um bom teste à nossa equipa, em várias vertentes, nomeadamente na bola parada. Vamos ser postos à prova em vários fatores.

Situação entre Jovane e AcuñaNão foi nada demais, nem chegou a ser uma discussão. Foi uma troca de ideias, normais em todos os clubes. É bom sinal, mas tudo depende das vitórias ou derrotas. Se ganharmos vão dizer que os jogadores querem é ganhar, se perdermos vão dizer que o ambiente não é o melhor. Temos é de nos focar no jogo. Com as vitórias tudo desaparece e tudo se torna secundário.

Sporting arriscou pouco em Moreira de Cónegos: Já vi muitas equipas a jogar com mais um e não abdicam dos quatros defesas. Nós tínhamos um lateral, que era o Marcos [Acuña], que já foi extremo, e dois defesas. Não vejo as coisas por aí, não vou mudar a minha maneira de ser. A melhor coisa do jogo foi o facto de jogarmos com mais um e não abdicarmos da nossa ideia de jogo. Não atacámos à toa, digamos assim. 

João Henriques

Jogo: A equipa vai estar preparada para defrontar mais um adversário difícil, mas com o mesmo objetivo e com a mesma certeza de que vamos fazer um bom jogo, competitivo e com muta organização ofensiva e defensiva

Momento do Sporting: É um Sporting que nesta altura do campeonato vem de uma sequência de bons resultados e naturalmente mais confiante, com bons jovens a aparecer, a trazerem alguma frescura à equipa também, a tentarem agarrar a oportunidade que está a ser dada

Vitória frente ao Benfica pode ser repetida?: Não há jogos iguais. Não podemos comparar o momento em que se consegue fazer um jogo tal como se fez [com o Benfica]. Este é um momento diferente, é uma equipa diferente, num contexto diferente. Portanto, o jogo vai ser diferente, com toda a certeza

Últimos 'onzes'

Sporting: Luís Maximiano; Ristovski, Coates, Luís Neto, Borja, Acuña; Battaglia, Matheus Nunes; Gonzalo Plata, Jovane Cabral e Sporar.

Santa Clara: Marco Pereira; Rafael Ramos, Fábio Cardoso, João Afonso, Candé; Anderson Carvalho, Osama Rashid, Costinha, Francisco Ramos; Carlos Júnior e Thiago Santana.

Últimos resultados

Sporting: V-V-V-V-E

Santa Clara: E-E-V-D-D

Ausências

Sporting: Luiz Phellype (lesionado) e Luciano Vietto (em dúvida).

Santa Clara: /.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório