Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Quando o suor de Jovane não chega. As notas do Moreirense-Sporting

Cabo-verdiano foi dos que mais tentou alterar o rumo dos acontecimentos, mas os leões não foram além de um empate na deslocação a Moreira de Cónegos.

Quando o suor de Jovane não chega. As notas do Moreirense-Sporting
Notícias ao Minuto

07:02 - 07/07/20 por Gonçalo Tristão Santos

Desporto Análise

Quatro jogos depois, o Sporting voltou a perder pontos no campeonato - a visita ao reduto do Moreirense colocou um ponto final numa sequência de quatro triunfos consecutivos para a formação de Rúben Amorim, que havia vencido todos os jogos após a paragem provocada pela pandemia da covid-19.

No Minho, os leões assinaram mesmo a pior exibição desde a chegada do novo treinador, numa noite na qual se revelaram extremamente desinspirados e sem capacidade de criar oportunidades dignas desse nome junto à baliza adversária - os somente dois remates realizados na direção do alvo demonstram bem o desacerto leonino na hora de atirar à baliza que esteve à guarda de Mateus Pasinato.

Confira, abaixo, as notas desta partida.

A figura

Longe de se apresentar ao nível ao qual nos habituou nos últimos jogos, Jovane Cabral foi, ainda assim, o jogador do Sporting que demonstrou mais iniciativa e vontade de alterar o rumo dos acontecimentos neste encontro. Voltou a demonstrar que, desde a paragem, é um jogador muito mais maduro e capaz de influenciar, de forma positiva, o futebol da equipa, mesmo que ainda tenha algumas arestas por limar na sua forma de ver o jogo. Os seus esforços em Moreira de Cónegos, contudo, revelaram-se insuficientes para as aspirações leoninas.

A surpresa

Numa primeira parte na qual as melhores ocasiões de golo pertenceram ao Moreirense, o homem em evidência foi Filipe Soares. O jovem médio, de 21 anos, foi o atleta cónego que esteve mais em jogo durante os primeiros 45 minutos e, à passagem da meia hora, esteve perto de apontar um autêntico golaço, quando tentou fazer o gosto ao pé com um bonito pontapé de bicicleta, mas viu a bola sair por cima da baliza do Sporting.

A desilusão

Cristián Borja está a mais nesta equipa do Sporting. O colombiano tem sido opção no eixo defensivo verde e branco nos últimos jogos, mas não é capaz de se evidenciar positivamente nem a defender, nem a atacar. Rúben Amorim deveria procurar outras soluções.

Ricardo Soares

Não é por acaso que o Moreirense conheceu o sabor da derrota em apenas uma ocasião nas últimas 12 jornadas da I Liga. O seu técnico tem sabido montar muito bem a equipa e, diante do Sporting, voltou a fazê-lo de forma exemplar. Os homens de Moreira de Cónegos demonstraram ter a lição muito bem estudada e foram mesmo capazes de se superiorizar em alguns momentos da primeira parte. Nos segundos 45 minutos, e fruto, sobretudo, da expulsão de Rafik Halliche, que deixou os cónegos reduzidos a dez unidades, Ricardo Soares fez recuar as linhas e conseguiu segurar o empate. Houve, naturalmente, muito mérito do treinador na obtenção deste resultado.

Rúben Amorim

No Minho, o Sporting assinou aquela que foi, de longe, a sua pior prestação na 'era Rúben Amorim'. Os leões terminaram o desafio com apenas dois remates enquadrados com a baliza do Moreirense, tendo feito muito pouco para sair de Moreira de Cónegos com o triunfo. O técnico mexeu demasiado - realizou quatro alterações no onze titular, comparativamente com aquele que apresentou diante do Gil Vicente - e a equipa ressentiu-se.

Árbitro

Apesar da exibição globalmente positiva, inclusive ao mostrar o cartão vermelho diretoHalliche, Tiago Martins borrou a pintura ao não marcar uma grande penalidade a favor do Sporting, já em tempo de compensação. Sebastián Coates foi nitidamente agarrado na área adversária por Djavan e, mesmo depois de consultar as imagens do VAR, o juiz da Associação de Futebol de Lisboa decidiu não assinalar a infração, num lance que poderia ter influência direta no resultado do encontro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório