Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Meninos da cantera sentaram no banco do Sporting 24 milhões de euros

Jovens assumiram um papel preponderante no esquema de Rúben Amorim desde a retoma do campeonato e prometem ainda dar muitas alegrias ao clube de Alvalade. Ao contrário, os jogadores mais experientes estão no banco e com eles muitos milhões investidos em reforços.

Meninos da cantera sentaram no banco do Sporting 24 milhões de euros
Notícias ao Minuto

08:02 - 29/06/20 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

A aposta na juventude é palavra de ordem em Alvalade. A chegada de Rúben Amorim ao comando técnico dos leões no início de fevereiro consolidou aquela que já vinha sendo uma toada mantida pelos anteriores treinadores, mas sem resultados desportivos muito elogiosos. Agora, e com a chegada do ex-técnico do Sporting de Braga, a 'cantera' tem ganho espaço e, sobretudo, tem dado boa resposta.

Nuno Mendes, Eduardo Quaresma e Matheus Nunes são apenas três dos muitos jovens que aqui podíamos apresentar e que têm feito as delícias dos adeptos do Sporting após a retoma com boas exibições, algumas delas de encher o olho.

Exemplo disso foi o que aconteceu na última partida do Sporting, diante do Belenenses SAD. A aposta na Academia e numa juventude resultou num Sporting que entrou em campo com uma média de 23,28 anos, uma das mais baixas desde sempre. Quaresma, Nuno Mendes, Matheus Nunes e Jovane Cabral contribuiram para esta boa média.

Mas esta aposta na juventude tem sentado no banco jogadores com muita experiência e alguns deles custaram largos milhões de euros aos cofres do clube de Alvalade. Rosier, Eduardo Henrique, Doumbia, Borja, Renan Ribeiro, Battaglia, Tiago Ilori e Luís Neto custaram cerca de 24 milhões de euros aos cofres do clube de Alvalade, mas nos quatro jogos após a retoma estes jogadores somaram, em conjunto, 396 minutos jogados. O colombiano Borja e o argentino Battaglia somam duas e uma titularidades, respectivamente, o que diz bem da menor importância dos outros atletas.

Battaglia é o jogador há mais tempo em Alvalade. Contratado ao Sporting de Braga ainda sob a gerência de Bruno de Carvalho, o médio argentino custou 4,5 milhões de euros aos leões. Depois de na época passada ter jogado pouco por culpa de uma grave lesão no joelho, o argentino regressou de lesão e nunca encontrou um estado de confiança que permitisse ser regularmente titular.

De resto, o internacional sul-americano foi o único neste lote contratado pelo ex-presidente leonino. Todos os restantes chegaram a Alvalade já com Frederico Varandas à frente do Sporting, e muitos deles podem receber guia de marcha no final da temporada. Renan Ribeiro, que até há bem pouco tempo era o titular indiscutível na baliza leonina, Rosier, Doumbia e Eduardo Henrique custaram, juntos, 13,15 milhões de euros, e, segundo a imprensa desportiva portuguesa, não entram nas contas de Rúben Amorim para a nova época. A estes juntam-se os 3,1 milhões de euros gastos em Borja, os 800 mil euros em Luís Neto e os 2,4 em Tiago Ilori, o que perfaz um total de 23,95 milhões de euros gastos em reforços que, na sua maioria, serão dispensados no mercado de verão.

Juventude com 'lugar cativo' na equipa inicial

Se Luís Maximiano há muito ganhou a titularidade a Renan Ribeiro, o 'pequeno' Eduardo Quaresma chegou junto da equipa principal apenas nesta retoma e passou à frente de jogadores consagrados como Luís Neto e Tiago Ilori. O jovem de 18 anos, que recentemente renovou contrato com o clube de Alvalade, agarrou a titularidade com unhas e dentes frente ao Vitória SC e não mais a largou. Neto, por quem os leões pagaram 800 mil euros que tem sido suplente neste reinício, não joga desde 3 de março, ao passo que Ilori, que regressou ao clube de Alvalade a troco de 2,4 milhões de euros, cumpriu diante do Belenenses SAD - foi lançado no decorrer do encontro - os primeiros minutos desde 6 de marçoCristián Borja, que custou 3,1 milhões de euros, não vinha sendo opção regular para Rúben Amorim, mas a lesão e consequente fim de carreira de Mathieu podem abrir-lhe as portas da titularidade.

Como o antigo timoneiro do Sporting de Braga é adepto de um sistema assente num 3-4-3, as alas também mereceram um rejuvenescimento na era Rúben Amorim, ainda que por razões diferentes. Se o jovem Nuno Mendes, outro dos que renovou recentemente contrato, saltou para a titularidade, e com excelentes exibições, perante a lesão de Marcos Acuña, o mesmo não aconteceu com Rafael Camacho. O jovem contratado esta época ao Liverpool, e que até já disse que não regressou a Alvalade para ser lateral, tem sido o habitual titular na ala direita dos leões desde o reinício da I Liga, ganhando o lugar aos experientes Valentin Rosier, contratado esta época, e Ristovski. Camacho apenas falhou a titularidade frente ao Belenenses SAD, cedendo o lugar ao internacional macedónio.

O meio-campo também com uma alteração feita pelo dedo de Rúben Amorim. Matheus Nunes e Wendel que se tem apresentado em excelente forma após o recomeço do campeonato, assumiram-se como a 'dupla de ferro' no centro do terreno de jogo desde a retoma, sendo que a mesma apenas não foi posta em campo em Guimarães por indisponibilidade de Wendel, e nesse encontro Battaglia acabaria por ser titular. Ainda assim, merecem destaque as exibições do jovem de 21 anos que ganhou o lugar a pesos pesados do plantel como Rodrigo Battaglia, um dos capitães de equipa, e Idrissa Doumbia, por quem o Sporting pagou 3.8 milhões de euros, que vinham sendo opções com os treinadores anteriores a Rúben Amorim. Eduardo Henrique, que chegou este ano a Alvalade a troco de três milhões de euros, é outro nome que não tem sido opção e que cumpriu apenas 17 minutos diante do Paços de Ferreira.

Maximiano, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Miguel Luís, Rodrigo Fernandes, que desceram na hierarquia, Matheus Nunes, Pedro Mendes, Jovane Cabral, em grande forma após a retoma, e Joelson Fernandes são os nomes que fazem parte deste filão de ouro do clube de Alvalade e que Rúben Amorim promete valorizar para depois render muitos milhões ao clube de Alvalade.

Leia Também: Leão com 'contingente português' como há muito não se via em Alvalade

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório