O Sporting desloca-se esta sexta-feira até à Cidade do Futebol, em Oeiras, para defrontar o Belenenses SAD, em encontro relativo à 28.ª jornada do campeonato português.
Numa partida que coloca frente a frente dois antigos futebolistas, os leões de Rúben Amorim entram em campo contra os azuis de Petit sabendo de antemão que têm de vencer para retomar o lugar no pódio. O Sporting de Braga venceu o dérbi minhoto com o Vitória SC e subiu ao terceiro lugar de forma provisória, posição que só voltará a pertencer à turma de Alvalade caso esta vença na casa emprestada do Belenenses SAD.
Os leões estão em boa forma, e conseguiram duas vitórias nos últimos dois encontros do campeonato. O Belenenses SAD, por outro lado, apenas venceu por uma vez desde a retoma do campeonato e foi logo na jornada da reabertura frente ao Desportivo das Aves. Desde então soma um empate e uma derrota na última ronda em casa do Paços de Ferreira.
Na antevisão à partida, Rúben Amorim desvalorizou a eventual importância que o Sporting possa vir a ter na luta pelo título, destacando que o clube está mais perto de perder o lugar europeu do que alcançar o Benfica no segundo posto. O técnico teve ainda uma palavra de apreço para com Jérémy Mathieu, jogador que se lesionou com gravidade num treino desta semana e que decidiu colocar um ponto final na carreira de futebolista.
Do lado do Belenenses SAD, Petit salientou que os seus jogadores querem dar a volta ao resultado negativo da última ronda com o Paços de Ferreira, e prometeu uma equipa a lutar pelos três pontos.
Belenenses SAD, no 14.º lugar, com 30 pontos, recebe na sexta-feira, às 19:15, o Sporting, terceiro, com 49, na Cidade do Futebol, em Oeiras, à porta fechada e com arbitragem de Hélder Malheiro, da Associação de Futebol de Lisboa.
Treinadores em discurso direto:
Petit:
Reação à derrota: Temos de reagir, saber trabalhar sobre os erros, tentar melhorar e preparar o jogo contra o Sporting, onde queremos dar uma boa resposta. Vínhamos de bons resultados e queremos dar continuidade a esse trabalho. A equipa que jogar vai entrar forte e [lutar] pelos três pontos.
Bom momento do Sporting: O Sporting é um dos clubes que, além dos resultados, também tem feito boas exibições. Vamos enfrentar um adversário forte, que normalmente é sempre candidato ao título, mas estamos focados naquilo que podemos fazer e trabalhámos.
Manutenção: Nunca fiz meta de pontos. Fazemos jogo a jogo, lutar sempre pelos três pontos. Olhamos sempre para o adversário acima de nós. Temos 30 pontos, queremos acrescentar mais três. O nosso foco é chegar sempre ao lugar de cima
Rúben Amorim:
Rendimento fora de portas a desejar: O bom do futebol é que podemos mudar isso amanhã [sexta-feira]. O passado não conta, não interessa muito o que já passou, há sempre ligações. Amanhã jogamos fora, podemos sempre jogar com isso, mas cada jogo tem a sua história.
Importância na luta pelo título: É a mesma resposta. O nosso pensamento é melhorar o nosso rendimento. Temos muito a fazer, temos muito que crescer e temos que finalizar bem uma temporada. O lugar europeu não está certo. Estamos mais perto de perder esse lugar do que do segundo lugar. O foco está no Belenenses e depois no próximo jogo.
Segundo lugar no final do ano: Eu penso manter sempre a nossa posição e melhorar. Se perdermos e o Sp. Braga ganhar perdemos o quarto lugar. O foco é vencer o nosso jogo e isso é o mais importante. Não penso em segundo, terceiro, quarto ou primeiro. Penso em vencer o Belenenses. O único foco é o próximo jogo. Não é preciso pensar no jogo dos adversários.
Últimos onzes:
Belenenses SAD: Koffi, Tiago Esgaio, Gonçalo Silva, Cafú Phete, Nuno Coelho e Rúben Lima; André Santos e Show; Licá, Cassierra e Marco Matias
Sporting: Maximiano, Rafael Camacho, Coates, Mathieu, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Wendel, Matheus Nunes, Jovane Cabral, Plata e Sporar.
Últimos resultados:
Belenenses SAD: E-E-V-E-D
Sporting: D-V-E-V-V
Ausências:
Belenenses SAD: Akas, Ricardo Ferreira, Tomás Ribeiro, André Santos, Kau, Gonçalo Silva e Francisco Varela (lesionados).
Sporting: Vietto, Acuña e Luiz Phellype (lesionados)