Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

'Grandes' da I Liga vivem situação anormal e não há plano de comparação

FC Porto, Benfica, Sporting e Sp. Braga com regressos bastantes tremidos e sem comparação com um passado recente.

'Grandes' da I Liga vivem situação anormal e não há plano de comparação
Notícias ao Minuto

08:37 - 21/06/20 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

Depois de quase três meses de interregno do campeonato nacional, todas as equipas, sem exceção, regressaram a meio gás à 'II parte' da Liga.

Prova disso é que nenhuma equipa, das 18 que constituem o 'plateau' principal do futebol português, conseguiu somar por vitórias as três jornadas já disputadas.

Até os ditos 'grandes' não deram uma boa resposta neste 'segundo' pontapé de saída. Basta relembrar que, na jornada de arranque, o FC Porto claudicou em Famalicão (1-2), o Benfica não desatou o nulo, a jogar em casa, diante do Tondela, o Sporting desperdiçou duas vantagens em Guimarães para no final acabar com uma igualdade (2-2) e o Sporting de Braga, que até há poucos dias era terceiro na classificação, começou por vacilar nos Açores (2-3).

Tendo em conta as três jornadas já disputadas, depois da pausa forçada, reparamos que foi o Sporting o clube que mais pontos somou neste período (sete), galgando terreno para o pódio, em detrimento do Sporting de Braga que somou apenas um ponto em nove possíveis, já o Benfica recuperou um ponto para o FC Porto que saboreou todos os resultados no espaço de 10 dias.

Clube Sequência de resultados Pontos alcançados
FC Porto D-V-E 4
Benfica E-E-V 5
Sporting E-V-V 7
Sp. Braga D-D-E 1

Todos os treinadores, sem exceção, encararam esta 'II parte'' do campeonato como um arranque de pré-época, em que, de forma evidente, faltou tempo para colocar novamente a máquina a 100%, por isso o Desporto ao Minuto decidiu partir para uma análise comparativa com aquilo que as quatro primeiras equipas da classificação fizeram nas primeiras três jornadas das últimas cinco épocas.

  FC Porto  Benfica Sporting Sp. Braga
2019/20 D-V-V V-V-D E-V-V V-D-E
2018/19 V-V-D V-V-E V-V-E V-E-V
2017/18 V-V-V V-V-V V-V-V D-V-V
2016/17 V-V-D V-E-V V-V-V V-E-V
2015/16 V-V-V V-D-V V-E-V V-D-V

Após analisarmos a tabela, a primeira conclusão que retiramos é que nenhum dos quatro primeiros classificados conseguiu nas últimas três jornadas um registo pontual superior ao alcançado no primeiro trio de rondas das últimas cinco épocas, sendo o Sporting o único capaz de igualar o registo pontual conseguido até ao momento (sete pontos), em três das últimas cinco temporadas.

O FC Porto, vigente líder da competição, por exemplo, nunca tinha somado menos de seis pontos, no arranque das últimas épocas, tal e qual como o Benfica. Clubes que até ao momento apenas somaram cinco e quatro pontos, respetivamente, no que temos de Liga pós-Covid-19.

De todos, o caso mais 'gritante' é o do Sporting de Braga que até ao momento apenas alcançou um ponto, fruto de um empate em três jogos. Quando comparado ao que fez em épocas anteriores vemos um emblema minhoto no mínimo com quatro pontos na classificação.

Efetivamente, os ditos ‘grandes’ do futebol português estão globalmente piores, face a arranques alcançados num passado recente.

E a paragem justifica tudo?

Se tivermos em conta que a Premier League arrancou apenas no decorrer da última semana e a Série A ainda está numa senda de preparativos para o que falta disputar, podemos comparar o caso português com as Ligas alemã e espanhola.

Nestes dois palcos desportivos, ao contrário do que se passou na Liga portuguesa, quer na Bundesliga, quer na La Liga, os candidatos ao título não vacilaram no ‘segundo’ pontapé de saída da temporada 2020/21.

Afinal, nas duas jornadas de regresso, Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique e Borussia Dortmund alcançaram o pleno pontual. Caso para dizer, e apenas fazendo uma comparação com as melhores Ligas, que o nosso campeonato não viveu uma situação assim tão ‘normal’. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório