Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Alex Telles volta às opções e Conceição recupera 'amuleto da vitória'

Números mostram que FC Porto é mais forte com o brasileiro em campo.

Alex Telles volta às opções e Conceição recupera 'amuleto da vitória'
Notícias ao Minuto

08:44 - 21/06/20 por Gonçalo Tristão Santos

Desporto Análise

Depois de cumprir um jogo de castigo, devido à expulsão diante do Marítimo, Alex Telles vai, salvo surpresa de última hora, voltar a ser opção para Sérgio Conceição na próxima terça-feira, quando o FC Porto receber o Boavista, no dérbi portuense da 28.ª jornada da I Liga.

O regresso do brasileiro ao lote dos jogadores disponíveis no plantel azul e branco é, de resto, e pelo menos em teoria, uma excelente notícia para os dragões, que têm demonstrado ser mais fortes quando o lateral está em campo - uma realidade facilmente comprovada pelos números apresentados pelo FC Porto em 2019/20.

Presença de Alex Telles traduz-se em mais vitórias

No total, e no que já correu de temporada, o conjunto da Invicta soma 33 triunfos em 48 jogos oficiais, o que se traduz numa percentagem de vitórias de, aproximadamente, 69%. Telles participou em 41 desses encontros, dos quais os azuis e brancos venceram 29, ou seja, 71%. 

A diferença pode parecer marginal, mas, num campeonato que promete ser disputado até à última com o rival Benfica, qualquer triunfo, ou mesmo qualquer ponto que seja, pode fazer a diferença. Além disso, a presença do internacional canarinho na equipa do FC Porto ganha ainda mais preponderância se nos cingirmos aos jogos da I Liga: com Telles em campo, o dragão venceu em 19 ocasiões, num total de 24 jogos, apresentando, por isso, um aproveitamento de 79% no que diz respeito à obtenção de vitórias; no total, contudo, a equipa orientada por Sérgio Conceição saiu vitoriosa de somente 20 das 27 jornadas do campeonato já disputadas, fazendo a percentagem de triunfos descer para os 74%.

Importância acentuou-se desde o regresso do futebol

Curiosamente, desde o regresso do futebol em Portugal que o FC Porto ainda não conseguiu vencer sem Alex Telles em campo.

Os dragões começaram por perder (1-2) na visita a Famalicão, numa partida em que o brasileiro estava castigado, depois de ter visto o quinto cartão amarelo para o campeonato diante do Rio Ave, na última partida realizada antes da paragem forçada pela pandemia da covid-19. Seguiu-se o triunfo (1-0) na receção ao Marítimo, que coincidiu com o regresso de Telles à competição. O defesa, porém, acabou por ser expulso, por acumulação de amarelos, e ficou de fora da visita à Vila das Aves... que resultou num empate a zeros.

Às 21h15 da próxima terça-feira, o FC Porto irá receber o Boavista, para a I Liga, numa partida na qual Sérgio Conceição dificilmente não colocará Alex Telles em campo, como titular no lado esquerdo da defesa azul e branca. Será um verdadeiro tira-teimas à influência do canarinho na capacidade de influenciar, pela positiva, os resultados da sua equipa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório