Powered bySolverde
Disclaimer

Francisco Geraldes corre contra o tempo para vingar em Alvalade

Médio tem sido aposta de Rúben Amorim nestes últimos jogos e pode ter nas mãos a última oportunidade para singrar ao serviço do clube de Alvalade, quando tem apenas mais um ano de contrato. Ausência de Vietto pode facilitar a afirmação na equipa.

Francisco Geraldes: Uma aposta 'tímida' que Amorim pode potenciar

© Global Imagens

Rodrigo Querido
17/06/2020 08:06 ‧ 17/06/2020 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Francisco Geraldes é um caso de estudo no Sporting. O médio ofensivo, uma das maiores promessas da Academia de Alcochete nos últimos anos, nunca conseguiu impor-se como titular indiscutível no clube onde fez toda a sua formação

Aos 25 anos, Geraldes já foi por quatro vezes emprestado e terá na reta final da I Liga a derradeira oportunidade para se impor na equipa principal dos leões, tendo também em vista a próxima época. O internacional pelas camadas jovens portuguesas tem contrato com o clube de Alvalade até junho de 2021, e tem agora, sob a égide de Rúben Amorim, a oportunidade de demonstrar todo o nível que lhe é reconhecido e provar que merece a renovação contratual.

Francisco Geraldes teve dez treinadores nos últimos anos e apenas por duas vezes foi aposta ganha. Uma ao serviço do Moreirense, em 2016/17 (onde conquistou a Taça da Liga), e que lhe valeu um regresso a meio da época a Alvalade, onde acabaria por fazer quatro encontros ao serviço da equipa principal, na altura orientada por Jorge Jesus, e seis na equipa B. A outra foi na época seguinte, ao serviço do Rio Ave. O médio fez a sua melhor temporada com Miguel Cardoso no comando técnico da equipa vilacondense, com quatro golos e assistências importantes. Tudo apontava que voltaria ao Sporting, mas não foi isso que aconteceu.

Seguiu-se, depois, novo empréstimo e, posteriormente, novo regresso a Alvalade. O jovem, de 25 anos, seguiu para Alemanha, mas acabou por nunca jogar ao serviço do Eintracht Frankfurt. A meio da época, regressou ao clube do coração. Com Marcel Keizer ao serviço dos leões, Geraldes fez três partidas antes de ser, novamente, dispensado na pré-época deste ano para nova cedência. Voltou a Alvalade a meio desta temporada, depois de se reencontrar com Miguel Cardoso na Grécia, no AEK Atenas, mas o percurso do treinador português foi curto para potenciar o seu pupilo.

Lesão de Vietto pode beneficiá-lo

Ao contrário do que acontecia anteriormente, os tempos em Alvalade são de aposta na formação, e prova disso são os muitos jovens que Rúben Amorim já lançou desde que chegou a Alvalade, entre eles Matheus Nunes, Eduardo Quaresma e, mais recentemente, Nuno Mendes. O treinador dos leões já demonstrou que a qualidade se sobrepõe à idade ou mesmo até ao nome, e isso pode ser fundamental para a afirmação de Francisco Geraldes.

Para além disso, a prolongada lesão de Vietto, que contraiu uma luxação no ombro, pode ser a oportunidade que faltava para Chico Geraldes dar o salto no clube de Alvalade. Sem o argentino, provavelmente de fora até fim da época, o médio terá, agora, a porta aberta para se assumir como titular no Sporting. 

Rúben Amorim é adepto de um esquema tático assente no 3-4-3, que na esquerda do ataque contava com Vietto. O argentino é um avançado móvel com tiques de organizador, algo que não é estranho ao camisola 17 dos lesões. Geraldes é, justamente, um organizador móvel e, nesse sentido, poderá agora ter a oportunidade que precisa para brilhar em Alvalade.

Os números de Francisco Geraldes na equipa principal do Sporting

Época Jogos Minutos
2016/17 4 54
2017/18 0 0
2018/19 3 17
2019/20 4 75
Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Diogo Jota ,Led Zeppelin

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Diogo Jota

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas