Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Francisco Geraldes corre contra o tempo para vingar em Alvalade

Médio tem sido aposta de Rúben Amorim nestes últimos jogos e pode ter nas mãos a última oportunidade para singrar ao serviço do clube de Alvalade, quando tem apenas mais um ano de contrato. Ausência de Vietto pode facilitar a afirmação na equipa.

Francisco Geraldes corre contra o tempo para vingar em Alvalade
Notícias ao Minuto

08:06 - 17/06/20 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Francisco Geraldes é um caso de estudo no Sporting. O médio ofensivo, uma das maiores promessas da Academia de Alcochete nos últimos anos, nunca conseguiu impor-se como titular indiscutível no clube onde fez toda a sua formação

Aos 25 anos, Geraldes já foi por quatro vezes emprestado e terá na reta final da I Liga a derradeira oportunidade para se impor na equipa principal dos leões, tendo também em vista a próxima época. O internacional pelas camadas jovens portuguesas tem contrato com o clube de Alvalade até junho de 2021, e tem agora, sob a égide de Rúben Amorim, a oportunidade de demonstrar todo o nível que lhe é reconhecido e provar que merece a renovação contratual.

Francisco Geraldes teve dez treinadores nos últimos anos e apenas por duas vezes foi aposta ganha. Uma ao serviço do Moreirense, em 2016/17 (onde conquistou a Taça da Liga), e que lhe valeu um regresso a meio da época a Alvalade, onde acabaria por fazer quatro encontros ao serviço da equipa principal, na altura orientada por Jorge Jesus, e seis na equipa B. A outra foi na época seguinte, ao serviço do Rio Ave. O médio fez a sua melhor temporada com Miguel Cardoso no comando técnico da equipa vilacondense, com quatro golos e assistências importantes. Tudo apontava que voltaria ao Sporting, mas não foi isso que aconteceu.

Seguiu-se, depois, novo empréstimo e, posteriormente, novo regresso a Alvalade. O jovem, de 25 anos, seguiu para Alemanha, mas acabou por nunca jogar ao serviço do Eintracht Frankfurt. A meio da época, regressou ao clube do coração. Com Marcel Keizer ao serviço dos leões, Geraldes fez três partidas antes de ser, novamente, dispensado na pré-época deste ano para nova cedência. Voltou a Alvalade a meio desta temporada, depois de se reencontrar com Miguel Cardoso na Grécia, no AEK Atenas, mas o percurso do treinador português foi curto para potenciar o seu pupilo.

Lesão de Vietto pode beneficiá-lo

Ao contrário do que acontecia anteriormente, os tempos em Alvalade são de aposta na formação, e prova disso são os muitos jovens que Rúben Amorim já lançou desde que chegou a Alvalade, entre eles Matheus Nunes, Eduardo Quaresma e, mais recentemente, Nuno Mendes. O treinador dos leões já demonstrou que a qualidade se sobrepõe à idade ou mesmo até ao nome, e isso pode ser fundamental para a afirmação de Francisco Geraldes.

Para além disso, a prolongada lesão de Vietto, que contraiu uma luxação no ombro, pode ser a oportunidade que faltava para Chico Geraldes dar o salto no clube de Alvalade. Sem o argentino, provavelmente de fora até fim da época, o médio terá, agora, a porta aberta para se assumir como titular no Sporting. 

Rúben Amorim é adepto de um esquema tático assente no 3-4-3, que na esquerda do ataque contava com Vietto. O argentino é um avançado móvel com tiques de organizador, algo que não é estranho ao camisola 17 dos lesões. Geraldes é, justamente, um organizador móvel e, nesse sentido, poderá agora ter a oportunidade que precisa para brilhar em Alvalade.

Os números de Francisco Geraldes na equipa principal do Sporting

Época Jogos Minutos
2016/17 4 54
2017/18 0 0
2018/19 3 17
2019/20 4 75

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório