Powered bySolverde
Disclaimer

FC Porto tropeça. Aves deu 'bicada', águia pode fazer o resto

Dragões não foram além de um empate sem golos na deslocação à Vila das Aves, o que significa que basta ao Benfica bater o Rio Ave para voltar a apanhar o rival no topo da classificação.

Notícia

© Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
16/06/2020 23:18 ‧ 16/06/2020 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

Depois de, há menos de uma semana, ter saltado para a liderança isolada do campeonato nacional, o FC Porto corre o risco de voltar a ter ‘companhia’ no topo da classificação, por fruto do empate sem golos concedido na visita ao Desportivo das Aves.

Com este resultado, a equipa orientada por Sérgio Conceição passa a somar 64 pontos, o que significa que, se o Benfica bater, amanhã, o Rio Ave, volta a ter de partilhar o ‘trono’. Já o Desportivo das Aves, permanece na última posição da I Liga, agora com 14 pontos.

Muita bola para pouco futebol

O FC Porto sabia que estava obrigado a vencer para assegurar que continuava na liderança isolada da I Liga, independentemente do resultado da partida entre o Benfica e o Rio Ave, e rapidamente se instalou no meio-campo do Desportivo das Aves.

Os dragões tiveram, de resto, a iniciativa de jogo durante a esmagadora maioria do primeiro tempo, mas a verdade é que a autêntica ‘muralha’ defensiva construída por Nuno Manta Santos acabou por causar alguns constrangimentos.

Aliás, a primeira vez que a equipa orientada por Sérgio Conceição conseguiu aproximar-se da baliza adversária foi aos 19 minutos, quando Otávio, lançado por Luis Díaz, foi ‘abalroado’ por Fábio Szymonek.

Carlos Xistra apontou de imediato para a marca dos 11 metros, de onde Zé Luís - que se mostrou especialmente desinspirado na Vila da Aves - rematou para a defesa do guarda-redes brasileiro, que, assim, se conseguiu redimir.

À beira do intervalo, o conjunto azul e branco voltou a ficar à beira do golo, quando Pepe cabeceou a centímetros do alvo. Já o Desportivo das Aves, pouco ou nada conseguiu produzir, com exceção de um remate às malhas laterais de Diakhité, após uma jogada estudada. 

‘Super Fábio’ segurou tudo

O intervalo acabou por fazer bem ao FC Porto, que regressou dos balneários de ‘cara lavada’ e dispôs desde logo de uma ‘avalanche’ de oportunidades de quebrar o nulo no espaço de menos de dez minutos.

Primeiro através de um ‘míssil’ de Sérgio Oliveira que saiu acima do alvo, e depois no seguimento de duas belas jogadas coletivas, que culminaram com defesas atentas de Fábio Szymonek a remate de Luis Díaz.

Até ao apito final, só deu FC Porto, mas a verdade é que, com maior ou menor dificuldades, o Desportivo das Aves conseguiu ir aliviando o perigo, acabando por conquistar um valioso ponto na corrida pela manutenção.

Momento do jogo: Oportunidades para marcar não faltaram ao FC Porto, mas a mais flagrante teve lugar logo aos 19 minutos, quando Fábio Szymonek defendeu a grande penalidade de Zé Luís. Caso tivesse entrado, o jogo poderia ter sido bem diferente, mas a verdade é que acabou por se revelar fundamental para aquilo que aconteceu daí em diante.

Acompanhamento

90' - Apito final na Vila das Aves! O FC Porto tentou, tentou e tentou, mas não foi além de um empate e pode voltar a ganhar a 'companhia' do Benfica no topo da classificação.

81' - Sérgio Oliveira volta a tentar a sorte! Grande remate do médio, para bela defesa de Fábio Szymonek.

80' - Cartão amarelo para Pepe. O defesa-central do FC Porto entrou sobre Rúben Macedo e Carlos Xistra não perdoou.

76' - Sérgio Conceição responde. No FC Porto, saem Zé Luís e Matheus Uribe para dar lugar a Tiquinho Soares e Vítor Ferreira.

73' - Mais mexidas no Desportivo das Aves. Mohammadi e Pedro Soares saem, Rúben Macedo e Varela entram.

70' - Mais uma defesa para Fábio Szymonek! Moussa Marega, assistido por Jesús Corona, atirou para uma bela estirada do guarda-redes do Desportivo das Aves.

67' - Mais um remate para o FC Porto. Pertenceu a Diogo Leite, que rematou forte de fora da grande área, mas muito acima da baliza do Desportivo das Aves.

63' - Agora é o Desportivo das Aves quem mexe. Rúben Oliveira entra para o lugar de Banjaqui.

61' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Matheus Uribe, por falta dura sobre Cláudio Falcão no meio-campo.

59' - Primeira substituição no FC Porto. Sérgio Conceição lança Moussa Marega para o lugar de Tomás Esteves.

53' - Mais uma oportunidade para os dragões! Luis Díaz, lançado por Otávio, rematou, mas Fábio Szymonek, que está em 'noite sim', voltou a dizer 'não'.

48' - 'Cheirou' outra vez a golo na Vila das Aves! Após uma bela jogada de entendimento, Luis Díaz apareceu na grande área a atirar para uma bela defesa de Fábio Szymonek.

47' - Por muito pouco o FC Porto não se adiantou no marcador! Sérgio Oliveira encheu o pé e atirou ligeiramente acima da baliza adversária.

46' - Arranca a segunda parte na Vila da Aves. Cabe aos homens da casa dar o pontapé de saída.

45' - Carlos Xistra apita para o intervalo. Desportivo das Aves e FC Porto ainda não saíram do 'zero' no final dos primeiros 45 minutos de jogo.

44' - O FC Porto ficou à beira do golo! Após pontapé de canto cobrado do lado esquerdo do ataque, Pepe foi às alturas e cabeceou a centímetros da baliza do Desportivo das Aves.

43' - Fábio Szymonek volta a mostrar serviço! Otávio apostou na iniciativa individual a partir da ala direita, deixou dois adversários para trás e cruzou para a pequena área, onde apareceu o guarda-redes a aliviar a bola.

32' - Carlos Xistra está com o 'dedo no gatilho' e exibe mais um cartão amarelo. Desta feita, a Mohammadi, devido a uma entrada mais dura sobre Sérgio Oliveira no meio-campo.

31' - O Aves volta a almejar a baliza do FC Porto. Após uma jogada estudada, Diakhité recebeu com o peito e rematou às malhas laterais.

24' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Mbemba, que atingiu Pedro Soares no duelo aéreo.

Assim foi a grande penalidade desperdiçada por Zé Luís

22' - Fábio Szymonek defende!!! Zé Luís atirou para o lado esquerdo, mas o guarda-redes do Aves não se deixou enganar e negou o golo ao avançado do FC Porto.

19' - Grande penalidade assinalada a favor do FC Porto! Luis Díaz lançou longo na frente, para Otávio, mas Fábio Szymonek saiu da baliza, socou a bola e acertou com o joelho no brasileiro. Carlos Xistra, não só apontou para a marca dos 11 metros, como exibiu o cartão amarelo ao guarda-redes do Aves.

16' - Carlos Xistra exibe o primeiro cartão amarelo da noite. É para Yamga, que agarrou Zé Luís quando o avançado do FC Porto tentava partir para o contra-ataque.

13' - O FC Porto tem dominado este arranque de jogo, mas a primeira oportunidade pertenceu ao Aves. Mohammadi recebeu a bola na grande área, rodou e rematou, mas Marchesín recolheu tranquilamente a bola.

0' - Carlos Xistra dá o apito inicial para a partida. Cabe ao FC Porto dar o pontapé de saída no terreno do Desportivo das Aves.

'Onzes'

Desportivo das Aves: Fábio SzymonekBanjaquiBuatuDiakhité, Afonso Figueiredo; Falcão, Estrela, Bruno Morais, YamgaMohammadi e Pedro Soares.

FC Porto: Marchesín; Tomás Esteves, PepeMbemba, Diogo Leite; Sérgio Oliveira, Uribe, Luis Díaz, Corona; Otávio e Zé Luís.

Antevisão

No topo do campeonato nacional, fruto do triunfo sobre o Marítimo na jornada passada e do 'deslize' do Benfica em Portimão, o FC Porto entra, esta terça-feira, em ação, diante do Desportivo das Aves, na tentativa de manter a posição.

Os dragões irão apresentar-se com uma defesa renovada em campo, devido aos castigos aplicados a Alex Telles e a Wilson Manafá (sem esquecer a lesão de Iván Marcano) diante daquele que é o 'lanterna vermelha' da competição.

A equipa orientada por Nuno Manta Santos chega à 27.ª jornada da I Liga após uma série de cinco derrotas consecutivas, que a deixa 'afundada' na última posição, a uma distância de já 12 pontos do Paços de Ferreira, que 'mora' imediatamente acima da 'linha de água'.

O Desportivo das Aves-FC Porto será apitado por Carlos Xistra, da Associação de Futebol de Castelo Branco, e pode segui-lo, em direto, a partir das 21h15, no Desporto ao Minuto.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas