Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

FC Porto tropeça. Aves deu 'bicada', águia pode fazer o resto

Dragões não foram além de um empate sem golos na deslocação à Vila das Aves, o que significa que basta ao Benfica bater o Rio Ave para voltar a apanhar o rival no topo da classificação.

FC Porto tropeça. Aves deu 'bicada', águia pode fazer o resto
Notícias ao Minuto

23:18 - 16/06/20 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Depois de, há menos de uma semana, ter saltado para a liderança isolada do campeonato nacional, o FC Porto corre o risco de voltar a ter ‘companhia’ no topo da classificação, por fruto do empate sem golos concedido na visita ao Desportivo das Aves.

Com este resultado, a equipa orientada por Sérgio Conceição passa a somar 64 pontos, o que significa que, se o Benfica bater, amanhã, o Rio Ave, volta a ter de partilhar o ‘trono’. Já o Desportivo das Aves, permanece na última posição da I Liga, agora com 14 pontos.

Muita bola para pouco futebol

O FC Porto sabia que estava obrigado a vencer para assegurar que continuava na liderança isolada da I Liga, independentemente do resultado da partida entre o Benfica e o Rio Ave, e rapidamente se instalou no meio-campo do Desportivo das Aves.

Os dragões tiveram, de resto, a iniciativa de jogo durante a esmagadora maioria do primeiro tempo, mas a verdade é que a autêntica ‘muralha’ defensiva construída por Nuno Manta Santos acabou por causar alguns constrangimentos.

Aliás, a primeira vez que a equipa orientada por Sérgio Conceição conseguiu aproximar-se da baliza adversária foi aos 19 minutos, quando Otávio, lançado por Luis Díaz, foi ‘abalroado’ por Fábio Szymonek.

Carlos Xistra apontou de imediato para a marca dos 11 metros, de onde Zé Luís - que se mostrou especialmente desinspirado na Vila da Aves - rematou para a defesa do guarda-redes brasileiro, que, assim, se conseguiu redimir.

À beira do intervalo, o conjunto azul e branco voltou a ficar à beira do golo, quando Pepe cabeceou a centímetros do alvo. Já o Desportivo das Aves, pouco ou nada conseguiu produzir, com exceção de um remate às malhas laterais de Diakhité, após uma jogada estudada. 

‘Super Fábio’ segurou tudo

O intervalo acabou por fazer bem ao FC Porto, que regressou dos balneários de ‘cara lavada’ e dispôs desde logo de uma ‘avalanche’ de oportunidades de quebrar o nulo no espaço de menos de dez minutos.

Primeiro através de um ‘míssil’ de Sérgio Oliveira que saiu acima do alvo, e depois no seguimento de duas belas jogadas coletivas, que culminaram com defesas atentas de Fábio Szymonek a remate de Luis Díaz.

Até ao apito final, só deu FC Porto, mas a verdade é que, com maior ou menor dificuldades, o Desportivo das Aves conseguiu ir aliviando o perigo, acabando por conquistar um valioso ponto na corrida pela manutenção.

Momento do jogo: Oportunidades para marcar não faltaram ao FC Porto, mas a mais flagrante teve lugar logo aos 19 minutos, quando Fábio Szymonek defendeu a grande penalidade de Zé Luís. Caso tivesse entrado, o jogo poderia ter sido bem diferente, mas a verdade é que acabou por se revelar fundamental para aquilo que aconteceu daí em diante.

Acompanhamento

90' - Apito final na Vila das Aves! O FC Porto tentou, tentou e tentou, mas não foi além de um empate e pode voltar a ganhar a 'companhia' do Benfica no topo da classificação.

81' - Sérgio Oliveira volta a tentar a sorte! Grande remate do médio, para bela defesa de Fábio Szymonek.

80' - Cartão amarelo para Pepe. O defesa-central do FC Porto entrou sobre Rúben Macedo e Carlos Xistra não perdoou.

76' - Sérgio Conceição responde. No FC Porto, saem Zé Luís e Matheus Uribe para dar lugar a Tiquinho Soares e Vítor Ferreira.

73' - Mais mexidas no Desportivo das Aves. Mohammadi e Pedro Soares saem, Rúben Macedo e Varela entram.

70' - Mais uma defesa para Fábio Szymonek! Moussa Marega, assistido por Jesús Corona, atirou para uma bela estirada do guarda-redes do Desportivo das Aves.

67' - Mais um remate para o FC Porto. Pertenceu a Diogo Leite, que rematou forte de fora da grande área, mas muito acima da baliza do Desportivo das Aves.

63' - Agora é o Desportivo das Aves quem mexe. Rúben Oliveira entra para o lugar de Banjaqui.

61' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Matheus Uribe, por falta dura sobre Cláudio Falcão no meio-campo.

59' - Primeira substituição no FC Porto. Sérgio Conceição lança Moussa Marega para o lugar de Tomás Esteves.

53' - Mais uma oportunidade para os dragões! Luis Díaz, lançado por Otávio, rematou, mas Fábio Szymonek, que está em 'noite sim', voltou a dizer 'não'.

48' - 'Cheirou' outra vez a golo na Vila das Aves! Após uma bela jogada de entendimento, Luis Díaz apareceu na grande área a atirar para uma bela defesa de Fábio Szymonek.

47' - Por muito pouco o FC Porto não se adiantou no marcador! Sérgio Oliveira encheu o pé e atirou ligeiramente acima da baliza adversária.

46' - Arranca a segunda parte na Vila da Aves. Cabe aos homens da casa dar o pontapé de saída.

45' - Carlos Xistra apita para o intervalo. Desportivo das Aves e FC Porto ainda não saíram do 'zero' no final dos primeiros 45 minutos de jogo.

44' - O FC Porto ficou à beira do golo! Após pontapé de canto cobrado do lado esquerdo do ataque, Pepe foi às alturas e cabeceou a centímetros da baliza do Desportivo das Aves.

43' - Fábio Szymonek volta a mostrar serviço! Otávio apostou na iniciativa individual a partir da ala direita, deixou dois adversários para trás e cruzou para a pequena área, onde apareceu o guarda-redes a aliviar a bola.

32' - Carlos Xistra está com o 'dedo no gatilho' e exibe mais um cartão amarelo. Desta feita, a Mohammadi, devido a uma entrada mais dura sobre Sérgio Oliveira no meio-campo.

31' - O Aves volta a almejar a baliza do FC Porto. Após uma jogada estudada, Diakhité recebeu com o peito e rematou às malhas laterais.

24' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Mbemba, que atingiu Pedro Soares no duelo aéreo.

Assim foi a grande penalidade desperdiçada por Zé Luís

22' - Fábio Szymonek defende!!! Zé Luís atirou para o lado esquerdo, mas o guarda-redes do Aves não se deixou enganar e negou o golo ao avançado do FC Porto.

19' - Grande penalidade assinalada a favor do FC Porto! Luis Díaz lançou longo na frente, para Otávio, mas Fábio Szymonek saiu da baliza, socou a bola e acertou com o joelho no brasileiro. Carlos Xistra, não só apontou para a marca dos 11 metros, como exibiu o cartão amarelo ao guarda-redes do Aves.

16' - Carlos Xistra exibe o primeiro cartão amarelo da noite. É para Yamga, que agarrou Zé Luís quando o avançado do FC Porto tentava partir para o contra-ataque.

13' - O FC Porto tem dominado este arranque de jogo, mas a primeira oportunidade pertenceu ao Aves. Mohammadi recebeu a bola na grande área, rodou e rematou, mas Marchesín recolheu tranquilamente a bola.

0' - Carlos Xistra dá o apito inicial para a partida. Cabe ao FC Porto dar o pontapé de saída no terreno do Desportivo das Aves.

'Onzes'

Desportivo das Aves: Fábio SzymonekBanjaquiBuatuDiakhité, Afonso Figueiredo; Falcão, Estrela, Bruno Morais, YamgaMohammadi e Pedro Soares.

FC Porto: Marchesín; Tomás Esteves, PepeMbemba, Diogo Leite; Sérgio Oliveira, Uribe, Luis Díaz, Corona; Otávio e Zé Luís.

Antevisão

No topo do campeonato nacional, fruto do triunfo sobre o Marítimo na jornada passada e do 'deslize' do Benfica em Portimão, o FC Porto entra, esta terça-feira, em ação, diante do Desportivo das Aves, na tentativa de manter a posição.

Os dragões irão apresentar-se com uma defesa renovada em campo, devido aos castigos aplicados a Alex Telles e a Wilson Manafá (sem esquecer a lesão de Iván Marcano) diante daquele que é o 'lanterna vermelha' da competição.

A equipa orientada por Nuno Manta Santos chega à 27.ª jornada da I Liga após uma série de cinco derrotas consecutivas, que a deixa 'afundada' na última posição, a uma distância de já 12 pontos do Paços de Ferreira, que 'mora' imediatamente acima da 'linha de água'.

O Desportivo das Aves-FC Porto será apitado por Carlos Xistra, da Associação de Futebol de Castelo Branco, e pode segui-lo, em direto, a partir das 21h15, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório