A passagem pelo FC Porto continua a ser de boas memórias para Fredy Guarín. O médio colombiano admite que sentiu dificuldades na chegada a Portugal, por conta do estilo de jogo dos dragões, e revela o papel preponderante de Jesualdo Ferreira. No entanto, antes disso, Guarín soube que iria jogar no Dragão pela... televisão.
"Fui de férias e tinha o telemóvel desligado. A meio de dia olho para a televisão e dizem que Fredy Guarín é o novo jogador do FC Porto, de Portugal, e eu fiquei: 'Como assim?'. Liguei o telemóvel e tinha centenas de chamadas perdidas. Liguei ao meu agente e ele deu-me cinco minutos antes de ir para lá [Portugal]", começou por afirmar, na rubrica 'Colombianos pelo mundo' da MARCA, prosseguindo.
"Havia muita qualidade na equipa e era difícil adaptar-me ao belo estilo de jogo que o FC Porto estava habituado. Foi difícil, passei ano e meio para começar a perceber. Foi muito tempo, mas consegui. O Jesualdo [Ferreira] ajudou-me, mas foi duro comigo: 'Tu és parvo, colombiano'. Ajudou-me a entender como a equipa trabalhava e o ambiente que caracterizava o FC Porto", explicou o agora jogador do Vasco.
Refira-se que Guarín esteve no FC Porto durante três temporadas e meia, antes de se mudar para o Inter na temporada 2011/12.