Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Dragão não quer surpresas no duelo entre líderes e 'aflitos'

O Desportivo das Aves-FC Porto está agendado para as 21h15 desta terça-feira e será apitado por Carlos Xistra.

Dragão não quer surpresas no duelo entre líderes e 'aflitos'

Menos de uma semana após bater o Marítimo, por 1-0, e isolar-se na liderança do campeonato nacional graças ao 'deslize' do Benfica em Portimão, o FC Porto irá, esta terça-feira, procurar manter-se agarrado ao 'trono' numa partida que, pelo menos no papel, se assemelha a um duelo entre David e Golias.

De um lado, estarão os dragões, que, apesar da fase mais turbulenta que atravessam - somaram três vitórias, três derrotas e um empate nos últimos sete jogos - só têm olhos para a conquista do título de campeões nacionais.

Do outro, estará um Desportivo das Aves que vem de uma série de cinco derrotas consecutivas, que deixa a equipa orientada por Nuno Manta Santos 'afundada' na última posição da I Liga, a já 12 pontos do Paços de Ferreira, que mora imediatamente acima da 'linha de água'.

O histórico não servirá, de resto, de grande alento para o conjunto avense, que nunca consegui bater os azuis e brancos em partidas oficiais. O melhor que conseguiu foi um empate a uma bola em 2017, contando por derrotas os outros 14 duelos.

Ainda assim, na conferência de imprensa que anteviu a partida, Sérgio Conceição recusou dar o triunfo por garantido. Além de a equipa da casa ter motivos mais do que suficientes para querer vencer, os forasteiros terão de remodelar por completo a defesa, devido aos castigos aplicados a Alex Telles e Wilson Manafá.

O Desportivo das Aves-FC Porto, relativo à 27.ª jornada do campeonato nacional, tem início agendado para as 21h15 (hora de Portugal Continental) desta terça-feira, e será apitada por Carlos Xistra, árbitro da Associação de Futebol de Castelo Branco.

Treinadores em discurso direto

Nuno Manta Santos

Histórico pouco favorável: Nunca há impossíveis na vida e temos de nos agarrar a isso, sabendo da dificuldade que é vencer o FC Porto neste momento. Estamos cientes das dificuldades, mas queremos dar uma boa resposta, fazer um jogo positivo e demonstrar que temos qualidade para somar pontos e dificultar a tarefa de uma equipa muito forte, que luta pelo título e quer continuar na frente do campeonato.

Estratégia: Poderemos aproveitar as bolas paradas a nosso favor e sabemos que às vezes têm algumas dificuldades na sua transição defensiva, sobretudo quando não ganham a bola na primeira fase de pressão. Haverá espaços nas costas e nos corredores laterais para explorarmos, mas também iremos tentar aproveitar o nosso ataque organizado.

Mau momento: No último jogo tínhamos uma estratégia para a segunda parte que foi condicionada ao fim de 30 segundos, mas a capacidade de os atletas conseguirem reajustar para jogarmos com menos um durante 45 minutos só provou a sua competência e qualidade.

Sérgio Conceição

Desportivo das Aves: É um jogo de campeonato. À medida que caminhamos para o fim as equipas têm as suas ambições ainda como é o caso do Desportivo das Aves. Estão numa situação difícil, mas matematicamente ainda é possível. Espera-nos um jogo num campo tradicionalmente difícil.

Alterações na defesa: Já estive em muitas situações em que tive de arranjar soluções. É para isso que sou pago. É óbvio que os treinadores gostam de poder contar com toda a gente, mas nem sempre isso é possível por um fator ou por outro. Com os jogadores disponíveis é que tenho de arranjar soluções para ganhar no campo do Aves.

Arbitragem: Espero e desejo que todas as equipas de arbitragem sejam uma não notícia, o que é um bom sinal. É sinal de que o mais importante foi aquilo que as equipas fizeram e que os jogadores foram os protagonistas. Já há muita polémica no nosso futebol para estar agora a mexer com isso.

Últimos 'onzes'

Desportivo das Aves: Szymonek; Matos Milos, Diakhité, Buatu, Ricardo Mangas; Falcão, Rúben Oliveira, Tshibola; Rúben Macedo, José Varela e Marius.

FC Porto: Marchesín; Manafá, Pepe, Mbemba, Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira, Jesús Corona, Luis Díaz; Marega e Zé Luís.

Últimos resultados

Desportivo das Aves: D-D-D-D-D

FC Porto: D-V-E-D-V

Ausências

Desportivo das Aves: Simunec (lesionado), Ricardo Mangas (castigado) e Marius (emprestado pelo FC Porto).

FC Porto: Marcano (lesionado), Nakajima (afastado), Manafá e Alex Telles (castigados).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório