Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

FC Porto-Marítimo: Dragão tenta vitória no take 2 na nova normalidade

Azuis e brancos recebem esta quarta-feira o Marítimo, numa partida da 26.ª jornada, em que a equipa de Sérgio Conceição só poderá pensar num resultado: a vitória.

FC Porto-Marítimo: Dragão tenta vitória no take 2 na nova normalidade
Notícias ao Minuto

08:05 - 10/06/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Antevisão

O Marítimo, 15.º classificado da I Liga com 25 pontos, visita esta quarta-feira o reduto FC Porto, segundo, com 60 pontos, em igualdade com o líder Benfica, pelas 21:30, em jogo com arbitragem de Tiago Martins, juiz da Associação de Futebol de Lisboa.

Numa partida em que os dragões entram para campo já a saber o resultado do Benfica, depois de terem 'resvalado' frente ao Famalicão, os azuis e brancos estarão sob pressão máxima.

Tendo perdido a vantagem mínima de avanço para as águias, Sérgio Conceição contará, contudo, com uma boa nova: Alex Telles, que cumpriu castigo, está de regresso às opções do técnico. 

Com uma veia ofensiva muito marcada, o brasileiro poderá ser essencial para desbloquear uma partida em que as emoções nas bancadas estarão ausentes, mas onde a força extra advinda do regresso a casa pode ser determinante no desenrolar da partida.

Com Pinto da Costa, já reeleito, certamente muito atento a todo o desenrolar do encontro, os azuis e brancos enfrentarão um Marítimo que soma apenas uma vitória e um empate nos últimos cinco jogos. 

Mas vamos às notas que interessam:

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

Jogo com Marítimo: Os jogadores são praticamente os mesmos e penso que é uma equipa que neste momento está muito bem orientada. Esperamos um jogo difícil, como são todos os jogos de campeonato. Cabe-nos a nós assumir e dizer que temos de ganhar. O ambiente será diferente, estranho, onde falta o condimento que é o público. Esse é o condimento que cria uma atmosfera única num estádio de futebol. Estamos a aprender, todos, todas as equipas e todos os intervenientes.

Jogos à porta fechada - favoritismo: As equipas teoricamente mais fortes acabam por ter esse favoritismo. Para ter favoritismo é preciso demonstrá-lo durante 90 minutos. Por exemplo amanhã, entrar com 45 mil pessoas ou 50 mil pessoas... ou entrar sem público é sempre pior. O público é uma mais-valia. Mas temos de aceitar a realidade. Se me perguntarem, acho que há condições para ter público nos estádios. Lamentamos a falta de público, mas temos de jogar sem ele.

Deslizes de MarchesínTambém tenho deslizes como treinador. Equivoco-me algumas vezes no onze inicial, depois do jogo tenho outras sensações. Quando escolho penso que estou a fazer o melhor, quando faço substituições também... Jogamos contra adversários que também são competentes. A forma como olhamos para os erros é que é importante e de ressalvar. Ouvi uma ou outra crítica que desejei boa sorte aos árbitros. Os árbitros não precisam de ser felizes, precisam de ser competentes. Se forem felizes e competentes, tanto melhor. Penso que tivemos uma jornada também não muito feliz e competente no que foi a arbitragem.

José Gomes

FC Porto: O que esperamos é um FC Porto muito forte e agressivo, à procura de provocar erros no nosso processo ofensivo. Os jogadores responderam muito bem e trabalharam muito bem e, amanhã [quarta-feira], vamos ver se foi só aparentemente que ultrapassaram esta questão. Sinto que a equipa está bem, está preparada e que vai fazer um jogo positivo no [Estádio do] Dragão.

Pontos fortes do FC Porto: A razão que levou, na chegada do Sérgio Conceição ao FC Porto, a transformar, naquela época [2017/18], comparativamente entre os três 'grandes', talvez a equipa menos forte a ser campeã foi a agressividade competitiva. Isso é uma constante. Isso sabemos que vamos encontrar.

Críticas à arbitragem de Conceição: Já não é fácil para a vida de um treinador conseguir afinar e preparar tudo aquilo que pode controlar. Eu tenho que me preocupar com aquilo que controlo. Estou concentrado no que a minha equipa pode fazer. Os árbitros também têm a sua tabela classificativa, querem ter uma boa nota e têm pessoas a observar, assim como os videoárbitros

Últimos resultados:

FC Porto: V-D-V-E-D

Marítimo: V-D-D-D-E

Últimos onzes:

FC Porto: Marchesín; Corona, Mbemba, Pepe e Manafá; Danilo, Sérgio Oliveira e Otávio; Marega, Soares e Luis Díaz.

Marítimo: Charles; Bebeto, Zainadine, Renê e Rúben Ferreira; Bambock, Diego Moreno e Maeda; Xadas, Correa e Rodrigo Pinho.

Lesionados e castigados:

FC Porto: Otávio (castigado); Marcano (lesionado)

Marítimo: nada a assinalar

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório