Powered bySolverde
Disclaimer

Belenenses SAD ajoelhou-se contra o racismo para "mudar consciências"

Os futebolistas do Belenenses SAD ajoelharam-se na sexta-feira, antes da vitória frente ao Desportivo das Aves, em protesto contra o racismo e em homenagem a George Floyd, com o objetivo de "mudar consciências", explicou hoje o guarda-redes Hervé Koffi.

EUA/Floyd: Belenenses SAD ajoelhou-se contra o racismo para "mudar consciências"

©

Lusa
06/06/2020 21:28 ‧ 06/06/2020 por Lusa

Desporto

I Liga

O guardião burquinês, de 23 anos, falou à rádio gaulesa RMC Sport sobre o gesto que se tornou popular quando, em 2016, o futebolista da NFL (futebol americano) Colin Kaepernick decidiu ajoelhar-se antes de cada jogo, em protesto contra a desigualdade e brutalidade racial existente.

"Queríamos prestar homenagem a George Floyd e a todas as vítimas de racismo. A ideia surgiu dos dirigentes e nós, jogadores, achámos que era uma grande iniciativa", contou Koffi, que espera, "através deste gesto, fazer avançar mentalidades" e "mudar certas consciências".

Na entrada das formações em campo, num jogo que se disputou sem público nas bancadas, devido à pandemia da covid-19, os 'azuis' apresentaram-se com um joelho no chão, à semelhança de outras equipas, a nível internacional, que também se associaram ao protesto contra o racismo, como o Borussia Dortmund, o Liverpool, o Chelsea ou o PSV.

Koffi, emprestado aos lisboetas pelos franceses do Lille e que revelou sentir-se "bem em Portugal" e "focado no final da temporada no Belenenses SAD", foi um dos 11 titulares na vitória por 2-0 no reduto do lanterna-vermelha Desportivo das Aves, que permitiu aos 'azuis' ascender ao 13.º posto da I Liga portuguesa de futebol, com 29 pontos.

George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu em 25 de maio, em Minneapolis (Minnesota), depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção, apesar de Floyd dizer que não conseguia respirar.

Desde a divulgação das imagens nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas, algumas das quais foram palco de atos de pilhagem.

Pelo menos 10 mil pessoas foram detidas desde o início dos protestos, e as autoridades impuseram recolher obrigatório em várias cidades, incluindo Washington e Nova Iorque, enquanto o Presidente norte-americano, Donald Trump, já ameaçou mobilizar os militares para pôr fim aos distúrbios nas ruas.

Os quatro polícias envolvidos foram despedidos, e o agente Derek Chauvin, que colocou o joelho no pescoço de Floyd, foi acusado de homicídio em segundo grau, arriscando uma pena máxima de 40 anos de prisão.

Os restantes vão responder por auxílio e cumplicidade de homicídio em segundo grau e por homicídio involuntário.

A morte de Floyd ocorreu durante a sua detenção por suspeita de ter usado uma nota falsa de 20 dólares (18 euros) numa loja.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Diogo Jota

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas