Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Vitória SC roubou 'coroa' a Sporar em noite de terror para os guardiões

Leões e vimaranenses empataram, 2-2, no estádio D. Afonso Henriques.

Vitória SC roubou 'coroa' a Sporar em noite de terror para os guardiões

Resumo: Quase três meses depois Vitória SC e Sporting voltaram a pisar os relvados, desta feita para a 25.ª jornada da Liga portuguesa, num duelo que terminou com um empate a dois.

Uma partida onde os leões estiveram por duas vezes em vantagem, porém acabaram por ver os pupilos de Ivo Vieira chegar à igualdade noutro par de ocasiões.

No segundo duelo de Rúben Amorim como treinador dos leões a luz verde no marcador surgiu, nesta quinta-feira, através de um bis de Sporar (18’ e 51’), frente a um Vitória SC que terminou reduzido a 10, devido à expulsão de Joseph, mas que chegou com sucesso à baliza de Luís Maximiano por intermédio de João Carlos Teixeira (32’) e Edwards (68’).

Com este resultado, o Sporting mantém-se na quarta posição, com 43 pontos, a três do Sp.Braga, que ainda não atuou na presente ronda, já o Vitória SC é sexto com 38.

Guarda-redes sem trono na noite que coroou ‘rei’ Sporar

Numa primeira parte manchada por erros garrafais dos guarda-redes, as atenções inicialmente viraram-se para a presença de dois jovens leoninos no onze de Rúben Amorim que, concomitantemente, se traduziu em duas estreias absolutas na I Liga – Eduardo Quaresma e Matheus Nunes –, em contraponto a um Vitória SC que saudou a presença de um par de  regressos: Bondarenko não jogava deste setembro, por lesão e depois por opção, e Joseph que não atuava desde agosto, por lesão.

Certo e sabido para todos os amantes do desporto nacional o apoio galvanizante protagonizado pelos adeptos vimaranenses, no estádio D. Afonso Henriques, todavia, e mesmo sem adeptos nas bancadas, a equipa da Cidade Berço não despiu a patente e batizou as primeiras jogadas de perigos no econtro, a mais flagrante protagonizada por Edwards. 

Porém, numa jornada onde os guarda-redes se têm pautado por cometerem ‘casas’ de todo o tamanho, eis que Douglas não quis esperar muito para, aos 18 minutos, deixar cair o ‘telhado’ e, num mau alívio, servir Sporar, às portas da sua grande área, para o primeiro tento da partida.

Este regresso parece não estar feito para os homens das luvas e, aos 33’, foi a vez de Maximiano também cometer um erro garrafal: sem pressão na pequena área serviu Joseph, para depois o médio deixar a bola para João Carlos Teixeira, que não se fez rogado e restabeleceu a igualdade.

Bastaram depois seis minutos na segunda parte para Sporar bisar no encontro, num lance que começou por ser anulado pelo árbitro assistente, para depois ser validado com ajuda do vídeo-árbitro.

Quinze minutos volvidos nova igualdade, desta feita por Edwards, que aproveitou um remate prensado de Davidson num defesa leonina para, no ressalto, ser feliz de pé esquerdo.

Até ao fim destaque para a expulsão de Joseph, por acumulação de amarelos, aos 76’, após falta dura sobre Jovane Cabral. O extremo leonino que acabaria por desperdiçar, aos 83’, a soberana ocasião dos leões chegarem à bonança na partida. Bonança essa que acabou mesmo por não chegar.

Relato do jogo:

90+5' - Terminou o encontro em Guimarães com uma igualdade entre Vitória SC e Sporting (2-2).

90+2' - Entra Suliman para o lugar de Davidson no Vitória SC.

90' - Cinco minutos de compensação!

84' - Jovane Cabral, à entrada da pequena área, sem oposição, a desperdiçar de cabeça o 3-2 para os leões.

79' - Entra Lucas Evangelista para o lugar de João Carlos Teixeira.

76' - Expulsão em Guimarães! Joseph recebe o segundo amarelo e vai para a rua! Falta dura sobre Jovane Cabral.

Foi desta forma que o Vitória SC chegou a nova igualdade (2-2).

73' - Entra Gonzalo Plata para o lugar de Vietto.

69' - Sai Léo Bonatini, entra Bruno Duarte.

67' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO VITÓRIA SC! MARCA EDWARDS! Remate de Davidson, que sai prensado num adversário leonino, e no ressalto Edwards, de pé esquerdo, restabelece a igualdade.

66' - Sai Matheus Nunes (exibição muito discreta), entra Doumbia.

Confira aqui o segundo golo assinado por Sporar em Guimarães.

61' - Mathieu remata por cima da barra.

55' - É GOLO! O LANCE É VÁLIDOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA SPORAR!

54' - Lance vai ao VAR!

51' - Sporar ultrapasssa Douglas e atira a contar para o segundo do Sporting, mas o árbitro assistente assinala fora de jogo.

47' - Bondarenko mais rápido que Sporar e na hora H a impedir o avançado leonino de ser feliz ... e chegar ao bis na partida!

46' - Já se joga a segunda parte no estádio D.Afonso Henriques, sem alterações nas duas equipas.

45+1' - Intervalo em Guimarães (1-1), numa primeira parte onde os guarda-redes competem para ver quem erra mais...

45+1' - Cartão amarelo para João Carlos Teixeira.

45' - Um minuto de compensação nesta primeira parte.

44' - Vietto volta a tentar a sorte, mas o remate sai desferido por cima da barra.

Confira aqui o golo que permitiu ao Vitória SC chegar à igualdade.

40' - Cartão amarelo para Matheus Nunes.

39' - Passe açucarado de Jovane Cabral para Vietto que na cara de Douglas desperdiça nova vantagem leonina.

38' - Coates cabeceia por cima da barra!

34' - Cartão amarelo para Battaglia.

32' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO VITÓRIA SC! MARCA JOÃO CARLOS TEIXEIRA! QUE ERRO TREMENDO DE LUÍS MAXIMIANO! O guardião leonino, sem pressão, coloca a bola à mercê de Joseph que deixa de primeira para o remate certeiro de João Carlos.

27' - Vietto tentou a sorte de longe, mas o remate saiu muito por cima da barra!

23' - Cartão amarelo para V. Bondarenko

22' - Cartão amarelo para  Bondarenko.

Confira aqui o primeiro golo da partida

18' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA SPORAR! QUE ERRO TREMENDO DE DOUGLAS! Caiu do céu o golo leonino. Acunã a servir ainda do meio-campo verde e branco Sporar que aproveitou um domínio deficiente do guarda-redes Douglas para, fora da área vimaranense, disparar para o primeiro golo da partida.

14' - Mais uma vez o Vitória SC a espreitar o desbloqueio do marcador, desta feita por um duelo aéreo ganho por Bondarenko. A bola saiu por cima da barra. Esteve melhor a formação de Ivo Vieira nesta primeira quinzena de minutos,

8' - Fogo de artifício nas imediações do estádio D. Afonso Henriques.

7' -  Edwards a serpentear da direita para o centro e a desferir um remate venenoso à baliza de Luís Maximiano!

5'- Cruzamento de Jovane Cabral, todavia, sem o melhor acerto, a falhar o remate ao segundo poste.

1'- JÁ SE JOGA NO BERÇO DA NAÇÃO! JÁ ROLA A BOLA NESTE VITÓRIA SC-SPORTING!

Onzes:

Vitória SC: Douglas; Víctor GarcíaVenâncio, Bondarenko, Florent; Pêpê, João Teixeira; Marcus Edwards, Joseph, Davidson e Bonatini.

Sporting: Luís Maximiano; Rafael Camacho, Eduardo Quaresma, Mathieu, Coates, Acuña; Battaglia, Matheus Nunes; ViettoJovane Cabral e Sporar.

Antevisão:  Quase três meses depois Vitória SC e Sporting voltam a saber o que é um jogo de futebol, depois de um confinamento obrigatório que obrigou a todos os desportistas estarem longe de fazer o que mais gostavam.

Vimaraneneses e leões voltam a colar a bola nas chuteiras, desta feita para a 25.ª jornada da Liga portuguesa, todavia sem público nas bancadas.

O estádio D. Afonso Henriques contará com um silêncio ensurdecedor nas bancadas e o barulho apenas será audível dentro das quatro linhas e nas imediações das mesmas.

Ivo Vieira, treinador do Vitória SC, espera um jogo de "intensidade baixa", já Rúben Amorim mostra-se desolado por ter um "estádio sem adeptos", todavia desejoso de ver a bola novamente a rolar.

Se o Vitória SC ocupa a sexta posição da I Liga, com 37 pontos, o Sporting é quarto com 42, a quatro do Sp. Braga.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório