Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

"Nada vai mudar e o contacto entre jogadores vai continuar a existir"

Sporting defronta, nesta quinta-feira, o Vitória SC, no estádio D. Afonso Henriques.

"Nada vai mudar e o contacto entre jogadores vai continuar a existir"
Notícias ao Minuto

17:58 - 03/06/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

O dia 8 de março assinalou o primeiro e único jogo que Rúben Amorim realizou no comando técnico do Sporting e que na altura culminou num triunfo leonino diante do Desportivo das Aves por 2-0.

Depois de quase três meses de paragem, o emblema de Alvalade volta a entrar em ação, desta feita num duelo relativo à 25.ª jornada da Liga portuguesa, num Estádio D. Afonso Henriques sem público nas bancadas.

Se o Vitória SC ocupa a sexta posição da I Liga, com 37 pontos, o Sporting é quarto com 42.

Nesta quarta-feira, em conferência de imprensa, Rúben Amorim fez a antevisão à partida, deixando dois importantes sublinhados: "Futebol sem público não é bom para ninguém" e o "contacto entre jogadores vai continuar a existir".

Vitória SC: É uma equipa com excelentes jogadores, com um excelente treinador e que vinha atravessando um grande momento de forma. Agora tudo pode mudar. Espero uma equipa difícil e também desejosa por voltar a jogar. É uma equipa de transição e que gosta de jogar futebol e que pode mudar rapidamente o seu estilo de jogo, tendo em conta os atletas que o Vitória SC tem no plantel.

Esquema de três centrais: Isso é irrelevante. Com dois dias mudei o sistema, imagine-se agora com três semanas de preparação. Estou entusiasmado para a maneira como eles vão interpretar as minhas ideias. 

O estádio do Vitória SC é um dos mais fervorosos a nível de ambiente. É benéfico para o Sporting  jogar sem público nas bancadas? Jogar sem público não é benéfico para ninguém. Preferia jogar com um estádio D.Afonso Henriques cheio de adeptos do Vitória SC. O jogo perde muita graça, porque o ambiente faz parte das nossas vidas.

Mudanças no estilo de jogo com a ausência de Wendel? A preparação do substituto foi uma guerra no treino porque toda a gente queria agarrar o lugar. Vai jogar o que estiver melhor para este encontro.

Intervalo mais reduzido entre jogos merece cuidados suplementares na utilização dos jogadores? O cuidado temos de ter sempre e cada caso é um caso. Mas não me preocupam esse tipo de situações, até porque o calendário não me parece muito diferente de outras situações. É difícil falar sobre o futuro quando há tantas incertezas e nem sabemos como os jogadores vão reagir à fadiga do primeiro jogo.

As declarações de Varandas sobre  Matheus Nunes geraram ansiedade no jogador? O Matheus Nunes não mostrou qualquer sinal de ansiedade. É normal que a estreia por um clube desta dimensão possa dar alguma ansiedade, mas depois com o tempo a confiança vai acabar por surgir.

Sinais de interesse em Joaqu´ín Pereyra (jogador do Rosário): Só estou focado nos jogos que aí vêm e neste final de época. Agora estamos muito incertos do que vai acontecer e é difícil falar sobre o futuro. É difícil para nós, como para os outros clubes fazer previsões. 

Matheus Nunes está pronto para ir a jogo? Depende, temos de ver semana a semana. Todos os jogadores que estão no plantel do Sporting estão prontos para ir a jogo. O Matheus Nunes é mais um atleta que temos para a função de médio-centro. Como temos o Doumbia, o Luiz Phillype, entre outros, e quem mostrar mais força e estiver melhor é quem vai a jogo. 

Disponibilidade do Wendel: Ele não vai estar presente para este jogo (traumatismo no joelho direito). 

O futebol vai mudar tendo em conta a questão do distanciamento social? Vai haver receios dentro de campo? Receios até podem existir, mas os jogadores não vão deixar de fazer aquilo que faziam antes, nem sequer a maneira de jogar. Não quero estar a colocar-me em assuntos que não são do meu respeito, mas já passámos por momentos mais críticos do que aquele que enfrentamos agora (curva epidemiológica). Os jogadores são controlados e estão prontos para tudo. O jogo vai ser normal e as polémicas também vão começar. O jogo sem público e a velocidade do jogo até pode mudar, mas no que diz respeito ao contacto entre jogadores nada vai mudar.

O presidente do Sporting referiu que Matheus Nunes acabaria por pagar a sua contratação. Isso aumenta a pressão sobre si ou sobre o jogador? Sobre mim não aumenta qualquer nível de pressão, até porque a pressão já é muita. Já o Matheus Nunes vai pagar uma casa à mãe , vai ajudar a família e ele só se tem de preocupar com isso e em ajudar o Sporting dentro de campo. Temos de dar tempo a este miúdo e ressalvo que é fantástico termos um presidente que acredita, e muito, nos jovens que tem na Academia. 

Diferenças do Sporting de hoje para o de há três meses: A equipa precisava no tempo em que estava de limpar a cabeça e isso foi uma vantagem. A equipa evoluiu, mas eu não tenho um termo de comparação, até porque os treinos colectivos não foram muitos. É preciso voltar a jogar, para aí sim começar a verificar novas nuances tácticas e a evolução de cada jogador.

Vantagens da retirada desta paragem: Tivemos algumas, desde conhecer os jogadores a reparar a maneira como os atletas se encontravam antes da paragem. Não se tratou de uma pré-época, porque não existiram jogos, mas deu para trabalhar afincadamente a nível individual com cada jogador. É bom salientar que os jogadores não estavam habituados a uma paragem tão grande. Mas agora o foco está colocado no Vitória SC e tivemos três semanas de trabalho conjunto para preparar este jogo.

Já se habitou ao teste das Covid-19 ou ainda é complicado? Agora já não custa. Uma pessoa já se habitou e têm de ser feitos para a segunda de todos nós.

Tempo de paragem: Foram três meses atípicos, mas deu-nos tempo para ver como funciona o clube, para como estão os jogadores e deu tempo para fazer trabalho específico com alguns jogadores da formação, que necessitam de trabalhar mais rapidamente do que nós estávamos à espera. Nesse sentido a paragem foi boa e a partir do momento em que se delineou uma data tudo mudou. O foco já está colocado no regresso e é bom salientar que esta equipa vai evoluir no decorrer dos jogos e não apenas com o treino.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório