Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Lage volta a sorrir: Gabriel recuperou e aponta a onze com o Tondela

Médio brasileiro é uma das peças fulcrais no esquema de Bruno Lage, mas um problema ocular afastou-o dos últimos oito jogos dos encarnados, período durante o qual o clube da Luz perdeu, inclusive, a liderança.

Lage volta a sorrir: Gabriel recuperou e aponta a onze com o Tondela
Notícias ao Minuto

08:03 - 03/06/20 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

O regresso do jogos de futebol ao estádio da Luz, com a receção desta quinta-feira do campeão nacional Benfica ao Tondela (19h15), é o primeiro jogo dos encarnados em quase três meses, fruto da paragem do campeonato, mas também pode ficar marcado pelo retorno de um dos jogadores-chave na estratégia de Bruno Lage. Falamos, claro está, de Gabriel.

O médio luso-brasileiro, quando apto, é presença certa no meio-campo dos encarnados e não se pode negar a sua importância no esquema tático das águias. Embora Bruno Lage não seja adepto de individualizar os jogadores, a verdade é que quando tem o 'pulmão' do seu meio-campo, os encarnados conseguem alcançar mais vitórias.

Gabriel soma 24 partidas disputadas durante esta temporada, às quais soma mais dois golos, e ao longo deste período o clube da Luz registou 20 vitórias, dois empates e duas derrotas, dados que demonstram bem a sua importância no xadrez do técnico setubalense.

A lesão ocular que sofreu no final de fevereiro foi, por isso, um rude golpe na estratégia de Bruno Lage. Gabriel sofreu uma parésia do VI par craniano esquerdo, problema que o afastou dos últimos oito encontros dos encarnados antes da paragem competitiva forçada por causa da pandemia do novo coronavírus, período durante o qual o clube da Luz sentiu, e muito, a sua ausência.

Durante este período, o Benfica perdeu oito pontos na I Liga, caindo para o 2º lugar, a um ponto do líder FC Porto, e foi eliminado da Liga Europa. Contaram-se uma magra vitória na deslocação a casa do Gil Vicente, três derrotas, uma das quais no clássico contra o rival FC Porto, e quatro empates, os dois últimos contra Moreirense, encontro após o qual os encarnados perderam a liderança, e Vitória FC.

Ainda assim, este não foi o único período em que o brasileiro esteve ausente esta temporada. Gabriel lesionou-se no duelo da Supertaça Cândido Oliveira frente ao Sporting, no início de agosto, e falhou os primeiros jogos desta época. Foram sete encontros que não contaram com o luso-brasileiro, período durante o qual o Benfica somou cinco vitórias e duas derrotas (em casa contra FC Porto e RB Leipzig).

Agora, e completamente recuperado, tal como o jogador confirmou numa publicação na rede social Instagram, Gabriel tem dado boas indicações nos últimos treinos e deverá ocupar um lugar nas escolhas iniciais de Bruno Lage para este regresso à competição.

  Benfica com Gabriel Benfica sem Gabriel
Jogos 24 18
Vitórias 20 7
Empates 2 6
Derrotas 2 5

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório