Powered bySolverde
Disclaimer

Lage volta a sorrir: Gabriel recuperou e aponta a onze com o Tondela

Médio brasileiro é uma das peças fulcrais no esquema de Bruno Lage, mas um problema ocular afastou-o dos últimos oito jogos dos encarnados, período durante o qual o clube da Luz perdeu, inclusive, a liderança.

Gabriel teve cabeça para meter águia em vantagem nas 'meias' da Taça

© Global Imagens

Rodrigo Querido
03/06/2020 08:03 ‧ 03/06/2020 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

O regresso do jogos de futebol ao estádio da Luz, com a receção desta quinta-feira do campeão nacional Benfica ao Tondela (19h15), é o primeiro jogo dos encarnados em quase três meses, fruto da paragem do campeonato, mas também pode ficar marcado pelo retorno de um dos jogadores-chave na estratégia de Bruno Lage. Falamos, claro está, de Gabriel.

O médio luso-brasileiro, quando apto, é presença certa no meio-campo dos encarnados e não se pode negar a sua importância no esquema tático das águias. Embora Bruno Lage não seja adepto de individualizar os jogadores, a verdade é que quando tem o 'pulmão' do seu meio-campo, os encarnados conseguem alcançar mais vitórias.

Gabriel soma 24 partidas disputadas durante esta temporada, às quais soma mais dois golos, e ao longo deste período o clube da Luz registou 20 vitórias, dois empates e duas derrotas, dados que demonstram bem a sua importância no xadrez do técnico setubalense.

A lesão ocular que sofreu no final de fevereiro foi, por isso, um rude golpe na estratégia de Bruno Lage. Gabriel sofreu uma parésia do VI par craniano esquerdo, problema que o afastou dos últimos oito encontros dos encarnados antes da paragem competitiva forçada por causa da pandemia do novo coronavírus, período durante o qual o clube da Luz sentiu, e muito, a sua ausência.

Durante este período, o Benfica perdeu oito pontos na I Liga, caindo para o 2º lugar, a um ponto do líder FC Porto, e foi eliminado da Liga Europa. Contaram-se uma magra vitória na deslocação a casa do Gil Vicente, três derrotas, uma das quais no clássico contra o rival FC Porto, e quatro empates, os dois últimos contra Moreirense, encontro após o qual os encarnados perderam a liderança, e Vitória FC.

Ainda assim, este não foi o único período em que o brasileiro esteve ausente esta temporada. Gabriel lesionou-se no duelo da Supertaça Cândido Oliveira frente ao Sporting, no início de agosto, e falhou os primeiros jogos desta época. Foram sete encontros que não contaram com o luso-brasileiro, período durante o qual o Benfica somou cinco vitórias e duas derrotas (em casa contra FC Porto e RB Leipzig).

Agora, e completamente recuperado, tal como o jogador confirmou numa publicação na rede social Instagram, Gabriel tem dado boas indicações nos últimos treinos e deverá ocupar um lugar nas escolhas iniciais de Bruno Lage para este regresso à competição.

  Benfica com Gabriel Benfica sem Gabriel
Jogos 24 18
Vitórias 20 7
Empates 2 6
Derrotas 2 5
Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Di María despede-se do futebol europeu: "Foram 18 anos..."

Dí María

Di María despede-se do futebol europeu: "Foram 18 anos..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Fórmula 1 volta ao seu 'berço'. Os horários do GP da Grã-Bretanha

Fórmula 1

Fórmula 1 volta ao seu 'berço'. Os horários do GP da Grã-Bretanha

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas