Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Federações internacionais precisam de dinheiro do COI para sobreviver

O adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 para 2021, acompanhado de igual protelação dos pagamentos do Comité Olímpico Internacional (COI), pode complicar ainda mais a precária saúde financeira de várias federações internacionais, como a de vela.

Federações internacionais precisam de dinheiro do COI para sobreviver
Notícias ao Minuto

18:08 - 13/04/20 por Lusa

Desporto Jogos Olímpicos

O vice-presidente daquela federação, o uruguaio Scott Perry, pediu ao COI para adiantar às federações internacionais as verbas em causa, que normalmente são pagas a 90 por cento em outubro do ano dos Jogos e 10 por cento no ano seguinte, sendo os montantes distribuídos em função da audiência e tamanho da federação.

Após o Rio2016, o COI, que ainda não se pronunciou sobre a matéria, distribuiu 476 milhões pelas federações internacionais, sendo que várias dependem dessas receitas para sobreviverem, ainda mais face à crise global motivada pela pandemia covid-19.

A vela, que está no quarto grupo de desportos, juntamente com canoagem, esgrima, andebol e luta livre, recebeu 11 milhões de euros após os Jogos no Brasil, sendo que agora tinha previsto arrecadar 13,9 milhões, que representam 47 por cento do seu orçamento para o ciclo olímpico.

Agora, face aos problemas causados com a covid-19 e o aumento da pressão financeira também sobre o desporto, que parou em todo mundo, persiste a incerteza quanto ao valor e quando irá receber.

As contas da federação internacional de vela de 2019 revelam uma previsão de queda de receitas, que este ano seriam compensadas com o dinheiro de Tóquio2020.

Com défice de 5,4 milhões de euros em 2018 e de 2,65 milhões em 2019, a antecipação, mesmo que parcial, do pagamento por parte do COI torna-se vital para a vela e outras modalidades manterem a atividade até 2021, quando os Jogos se realizarem, de 23 de julho a 08 de agosto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório