Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

"Contratar o Sérgio Conceição foi das melhores decisões do presidente"

Jorge Costa prevê um campeonato muito discutido até ao fim, ainda que não se saiba quando é que a Liga pode ser retomada.

"Contratar o Sérgio Conceição foi das melhores decisões do presidente"
Notícias ao Minuto

09:34 - 26/03/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Jorge Costa

Jorge Costa está há muitos anos afastado do futebol português, mas continua a acompanhar de perto o que se passa no campeonato nacional. O antigo jogador do FC Porto sublinha que os dragões são uns líderes justos, e elogia Sérgio Conceição, com quem chegou a partilhar balneário nos azuis e brancos.

"Não, acho que não seria justo [entregar o título ao FC Porto]. Não por aquilo que já se jogou até agora, mas por aquilo que falta jogar. Até agora, não tenho dúvidas de que o FC Porto foi melhor e merece ser o primeiro", sublinhou Jorge Costa em entrevista ao jornal O Jogo, antes de acrescentar:

"O Benfica pode ter escorregado algumas vezes, mas o FC Porto teve o mérito de saber aproveitar isso e de dar a volta a uma fase menos boa por que passou ao longo da época. Há muito mérito do FC Porto, e julgo que isso é reconhecido por quem sabe ver futebol."

Jorge Costa recusou ainda a ideia defendida por alguns de que FC Porto tem uma das equipas mais frágeis dos últimos anos.

"O FC Porto tem uma equipa forte, tem bons jogadores, e tem uma coisa a mais, em comparação com a maior parte das equipas do campeonato: a raça. Esse é um valor muito importante. Para além de achar que tem também uma equipa competitiva. Claro, não tem um plantel como teve há sete ou oito anos - não tem o Hulk, o Falcao, o Guarín, o Lucho, o James -, mas continua a ter bons jogadores e o tal espírito que será uma mais-valia no que falta para terminar a época, seja lá quando for", atirou.

O antigo internacional português elogiou ainda Sérgio Conceição, pelo trabalho que o antigo companheiro de equipa fez desde que chegou aos azuis e brancos.

"Sou seguramente suspeito para falar do treinador, porque o Sérgio Conceição deve ser o melhor amigo que fiz no futebol (...) O conhecimento que tenho dele até me dá algum direito de opinar. Não vou dizer que foi uma surpresa o que o Sérgio conseguiu fazer no FC Porto nestes últimos três anos, mas confesso que no início estava expectante, porque havia uma série de questões, como o fair play financeiro, que não lhe permitia fazer a equipa que provavelmente lhe daria mais segurança. Mas foi uma agradável surpresa. Qualidade ele tem, mas às vezes não chega. Ele soube montar uma equipa com engenho e torná-la campeã, contra todas as expectativas. Tenho a certeza de que, com outro treinador, o FC Porto não teria conseguido o que conseguiu. Estaria mal", sublinhou, elogiando também a aposta de Pinto da Costa em Sérgio Conceição.

"Contratar o Sérgio Conceição foi uma das melhores decisões do presidente nos últimos anos. Sem querer tirar o mérito à qualidade dos jogadores, o Sérgio Conceição deu vida às últimas equipas do FC Porto, e com poucos meios, ou pelo menos com menos meios do que outros treinadores num passado recente, que tinham obrigação - e tiveram condições para isso - de fazer melhor do que fizeram. Sim, não tenho quaisquer dúvidas de que contratar o Sérgio Conceição foi uma das melhores decisões do presidente Pinto da Costa nos últimos tempos. O Sérgio conhece o clube, cresceu lá, aprendeu lá, sabe muito bem o que é preciso para vencer no FC Porto, e no FC Porto só pode haver um pensamento, vencer e, claro, dar tudo pelo clube", concluiu.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório