Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Adiamento dos Jogos Olímpicos em cima da mesa. Cancelamento não é opção

Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional remete decisão final para daqui a quatro semanas.

Adiamento dos Jogos Olímpicos em cima da mesa. Cancelamento não é opção
Notícias ao Minuto

18:21 - 22/03/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Jogos Olímpicos

O Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional emitiu, este domingo, um comunicado no qual informou que o adiamento dos Jogos Olímpicos no Japão, cujo início está agendado para 24 de julho, é uma possibilidade que está a ser estudada.

O organismo sublinha que, de modo a "proteger a saúde de todos os envolvidos e contribuir para a contenção da Covid-19", irá intensificar as discussões de possíveis alterações aos planos operacionais do evento e à data do início dos Jogos Olímpicos, tendo sempre por base encontrar uma decisão que defenda "os interesses dos atletas e de todos os envolvidos".

O COI salienta também que existiram melhorias significativas o Japão no que toca à pandemia do novo coronavírus, mas refere também que o "aumento dramático de casos e novos surtos de COVID-19 em diferentes países em diferentes continentes" levou a esta comunicação.

O Conselho Executivo justifica ainda que "o cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 não resolveria nenhum dos problemas nem ajudaria ninguém", uma ideia também partilhada por Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional numa carta dirigida aos atletas, a qual foi enviada após a reunião realizada este domingo.

"Tal como vocês, estamos num dilema: o cancelamento dos Jogos Olímpicos destruiria o sonho olímpico de 11.000 atletas, de 206 Comités Olímpicos Nacionais, da equipa olímpica de refugiados do COI e provavelmente dos atletas paralímpicos, e para todas as pessoas que vos apoiam como treinadores, médicos, funcionários, companheiros de treinos, familia e amigos. O cancelamento não resolveria nenhum problema e não ajudava ninguém. Portanto, não está na nossa agenda", referiu Bach.

"Juntamente com todas as partes interessadas, iniciámos hoje discussões detalhadas para concluir a nossa avaliação do rápido desenvolvimento da crise de saúde mundial e do seu impacto nos Jogos Olímpicos, incluindo um cenário de adiamento. Estamos a trabalhar muito e estamos confiantes de que teremos finalizado estas discussões dentro das próximas quatro semanas", acrescentou o presidente do COI.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório