Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Alonso explode contra o Governo e pede mais medidas de combate à Covid-19

Piloto espanhol critica atraso na tomada de decisões por parte das autoridades do país vizinho.

Alonso explode contra o Governo e pede mais medidas de combate à Covid-19
Notícias ao Minuto

17:58 - 13/03/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Fernando Alonso

Fernando Alonso recorreu às redes sociais para criticar as autoridades espanholas pela falta de medidas para combater a expansão do novo coronavírus, à semelhança do que já vai acontecendo noutros países.

O piloto espanhol aponta o dedo à maneira como tem sido gerida a crise da Covid-19 no país vizinho e sublinha que estão a faltar medidas que deviam ser tomadas pelos governos centrais e autónomos.

"Estou surpreso ... por reagirmos à medida que a emergência de saúde evolui (será diferente em Espanha). Que as pessoas com sintomas evitem sair nas ruas ... (as outras no parque? nos bares?) Que cada comunidade autónoma decida", começou por dizer.

"Continuamos atrasados em relação a outros países em termos de medidas, por isso precisaremos de responsabilidade individual. Não podemos colapsar o serviço de saúde, não é apenas por não ficar doente, é por não se espalhar! Responsabilidade. Cada um no seu campo e ambiente. E isto não é um assunto pessoal, é um esforço de equipa. Todos nós. Precisamos de ficar em casa por um tempo. Para o nosso bem", continuou.

Alonso agradeceu ainda todo o trabalho que tem sido realizado pelos profissionais de saúde.

"Graças a médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, farmacêuticos ... todos. Devemos dar o melhor de nós mesmos como eles fazem. E agora é hora de prevenir. Nisso, ajudaremos a todos", finalizou.

Espanha registou até agora 120 mortos com o novo coronavírus (36 mais do que quinta-feira) e 4.209 casos confirmados (1.205 mais), com Madrid a ser a região mais atingida, segundo a atualização feita hoje pelas autoridades sanitárias do país.

Quase metade do número total de positivos está localizada em Madrid (1990), que fechará a partir de sábado todos os estabelecimentos exceto lojas de alimentos e farmácias para evitar a propagação do coronavírus.

Depois de Madrid, a comunidade com mais casos é o País Basco (417), que decretou o estado de "alerta ou emergência sanitária" nesse território, o que lhe permite a partir de amanhã, se for considerado necessário, adotar medidas excecionais, como o isolamento de pessoas nas suas casas.

A Catalunha, com 316 casos positivos, é a terceira comunidade que registou mais casos, tendo o governo regional ordenado o isolamento da população residente nas localidades dos arredores de Barcelona de Igualada, Vilanova del Camí, Santa Margarida de Montbui e Òdena para evitar a propagação do surto do Covid-19 que afeta esta zona.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório