Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Sandro Lima é joker em Barcelos e tem recorde histórico à vista

Avançado brasileiro voltou a ser decisivo, garantiu vitória no Bessa e alcançou a marca dos 10 golos no campeonato.

Sandro Lima é joker em Barcelos e tem recorde histórico à vista

O Gil Vicente arrancou uma vitória tangencial na visita ao Boavista (1-0) no passado sábado, em jogo referente à 23.ª jornada da I Liga, graças a (mais) um golo de Sandro Lima. O avançado brasileiro já tinha, ao longo da presente temporada, confirmado o estatuto de goleador de serviço na surpreendente equipa de Barcelos, mas no Bessa alcançou uma marca redonda que o coloca num lote restrito das maiores figuras que passaram no emblema gilista

Sandro Lima marcou o décimo golo no campeonato e juntou-se, assim, a nomes como Drulovic, Paulo Alves (por duas vezes), Manoel e Ferreira que, em épocas anteriores, também haviam conseguido chegar à meta dos 10 golos numa só época no principal escalão do futebol português. 

Dentro destes nomes consagrados na história do Gil Vicente, o avançado brasileiro tem ainda a possibilidade de quebrar o recorde estipulado por Ferreira na temporada 2003/04: 12 golos em 30 jogos disputados na Liga. 

Sandro Lima poderá destronar o compatriota e elevar a fasquia, uma vez que faltam 11 jornadas para o final do campeonato. O avançado de 29 anos, que chegou a Portugal no verão de 2013, marca a cada 187 minutos de jogo e é ainda o jogador do campeonato que mais importância tem nos golos de equipa. Dos 24 golos marcados pela formação orientada por Vítor Oliveira, no campeonato, 10 deles tiveram a assinatura de Sandro Lima, o que equivale a 42% de quota de golos. Este é um registo que coloca Sandro Lima em posição de destaque e com larga vantagem face à concorrência.

O Gil Vicente tem sido uma das boas surpresas desta temporada e os golos de Sandro Lima tem materializado o trabalho desenvolvido por Vítor Oliveira no regresso da equipa de Barcelos à I Liga. Para já, o cenário parece ser superior às melhores previsões: 9.º lugar, 29 pontos e a permanência muito perto de ser assegurada. 

À beira do pódio 

O registo goleador de Sandro Lima é apenas superado pelos benfiquistas Carlos Vinícius (15) e Pizzi (13) e igualado pelo arsenalista Paulinho (10). No caso do avançado do Sporting de Braga, o atacante do Gil Vicente conta com o mesmo número de golos, mas o brasileiro precisa de mais minutos para balançar as redes adversárias. 

Melhor registo pessoal já foi alcançado 

Por falar em registos, importa também referir que além dos 10 golos apontados na Liga, Sandro Lima também marcou por duas ocasiões na Taça da Liga anotando igualmente um tento na Taça de Portugal. Tudo somado, resulta num saldo de 13 golos em 27 jogos, números que igualam o melhor registo goleador do brasileiro desde que chegou a Portugal. Em 2014/15, o avançado natural de Belém marcou 13 golos em 47 jogos ao serviço do Académico de Viseu, competindo na II Liga. 

Vila do Conde foi única passagem sem golos 

Emprestado ao Gil Vicente pelo Grémio Anápolis, o jogador de 29 anos acumula já uma vasta experiência no futebol português. Rio Ave, Académico de Viseu, Desportivo de Chaves e Estoril Praia foram os outros emblemas que Sandro Lima representou e só num deles não conheceu o 'doce sabor do golo'. Foi em Vila do Conde, na sua época de estreia em Portugal. 

Ao serviço do Rio Ave, Sandro Lima foi a jogo por 18 ocasiões, 13 delas no campeonato, mas acabou por deixar o emblema rioavista sem qualquer golo apontado. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório