Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Real Madrid e Barcelona procuram impulso num duelo de gigantes instáveis

Merengues foram líderes do campeonato até à última jornada, mas uma derrota surpreendente em casa do Levante 'entregou' o primeiro lugar ao eterno rival. Catalães venceram na última jornada, mas o escândalo das redes sociais tem fustigado o mundo culé.

Real Madrid e Barcelona procuram impulso num duelo de gigantes instáveis
Notícias ao Minuto

08:09 - 01/03/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto La Liga

Um dos clássicos mais decisivos da Liga espanhola nestes últimos anos pode também ser o menos brilhante. O Real Madrid recebe neste domingo o Barcelona na partida de encerramento da 26ª jornada do campeonato espanhol, num clássico que pode decidir o destino da competição.

Dois pontos separam o líder Barça dos merengues, o que poderia tornar este jogo num ponto de viragem na disputa pelo título, especialmente se os catalães vencerem e aumentarem para cinco pontos a vantagem sobre os seus perseguidores.

Certamente que 'El Clásico' deste domingo será mais decisivo do que o da temporada passada, na qual o Barcelona já tinha nove pontos à frente do Real Madrid, ou o de 2018, onde os catalães tinham uma vantagem de 15 pontos. Mas, este ano, as duas equipas chegam ao clássico com dinâmica quebrada, à beira do abismo.

O Barcelona entra neste duelo com a moral elevada após o empate (1-1) com o Napoli na Liga dos Campeões, um resultado que deixa a equipa de Lionel Messi com boas chances alcançar uma vaga nos quartos de final em casa, no jogo da segunda mão.

Por outro lado, Quique Setién enfrenta muitas dúvidas para montar a equipa, a começar pela defesa, após a lesão contraída por Piqué em Nápoles. Além do internacional espanhol, Setién também não poderá contar com os lesionados Ousmane Dembélé, Sergi Roberto e Luis Suárez.

Desaires do Real Madrid deram novo impulso 

Após a crise interna da semana passada causada pelo escândalo das redes sociais, o Barcelona respira melhor depois da goleada caseira frente ao Eibar (5-0), no sábado da última semana, que valeu a subida à liderança da tabela classificativa, e depois do empate na deslocação ao terreno do Napoli.

Uma vitória no domingo no Santiago Bernabéu daria um novo impulso aos catalães, que aumentaria para cinco os pontos de vantagem sobre o Real Madrid com 12 jornadas ainda por disputar.

O Real Madrid, por outro lado, chega a este encontro numa fase negativa. Os blancos somaram três derrotas nos últimos encontros e entram em campo depois do desaire em casa com o Manchester City (1-2), na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o que o deixou os merengues a um passo de deixar a prova onde foram 'reis' nos últimos anos, mas também depois da humilhante derrota com o Leganés na última ronda do campeonato e que ditou a queda da liderança da tabela classificativa.

A vitória permitiria recuperar a liderança da Liga espanhola perdida no último fim de semana e dar moral ao plantel liderada por Zinedine Zidane, que voltou a ser criticado pelo pouco futebol apresentado. Sem o lesionado Eden Hazard, o Real Madrid também não poderá contar com o jovem Rodrygo, expulso no último fim de semana durante um encontro da Castilla, a equipa B dos merengues.

Zidane e Setién empatados no confronto direto

Zinedine Zidane e Quique Setién irão ficar frente a frente numa edição de El Clásico pela primeira vez. Porém, o confronto entre ambos está longe de ser inédito já que será o sétimo na carreira dos dois treinadores.

Zidane, sempre pelo Real Madrid, enfrentou Setién quando este esteve à frente do Las Palmas ou do Real Betis. Contra equipas de menor qualidade em relação aos merengues, imaginava-se uma vantagem do francês no confronto direto, mas não foi bem isso que aconteceu. São duas vitórias para cada lado e dois empates.

O primeiro embate entre ambos ocorreu em março de 2016. Em encontro da segunda volta do campeonato, o Real Madrid visitou o Las Palmas e triunfou por 2-1 de forma emocionante. Depois de Sergio Ramos ter aberto o marcador aos 24 minutos, Willian José empatou aos 87 minutos. Dois minutos depois, Casemiro definiu a vitória dos merengues.

Já na La Liga em 2016-17, as equipas empataram nos dois confrontos: primeiro nas Ilhas Canárias (2-2) e depois no Santiago Bernabéu (3-3). Aliás, na capital espanhola, a equipa da casa esteve a perder por 3-1 até aos 86 minutos e conseguiu a igualdade com golos de Cristiano Ronaldo.

A primeira vitória de Quique Setién contra o Real Madrid aconteceria na época 2017/18, já no comando técnico do Real Betis. Em pleno Santiago Bernabéu, um gol de Tony Sanabria nos descontos do segundo tempo deu o triunfo à equipa de Sevilha. Já no reencontro entre ambos, o Real Madrid venceu por 5-3.

Por fim, no último duelo entre os dois treinadores, Setién deixou tudo igual no confronto direto ao ver o Bétis vencer por 2-0 no Santiago Bernabéu. Loren abriu o marcador, enquanto o ex-Real Madrid Jesé Rodríguez fechou a contagem.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório