Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Promessa de Vieira dá que pensar: Águia não voa na Europa desde Jesus

Presidente encarnado apontou à final da Liga dos Campeões, mas a prestação do Benfica nas competições europeias registou declínio com Rui Vitória e Bruno Lage.

Promessa de Vieira dá que pensar: Águia não voa na Europa desde Jesus
Notícias ao Minuto

08:00 - 29/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Ao cair da Liga Europa nos 16 avos de final, já depois de ter sido eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica assinou uma das prestações mais pobres nas competições europeias nos últimos largos anos.

As águias foram eliminadas pelo Shakhtar Donetsk numa fase bastante precoce da prova e fizeram com que a contestação ao presidente, Luís Filipe Vieira, subisse de tom.

A promessa de Vieira

Afinal, o líder encarnado já demonstrou, em mais do que uma ocasião, a ambição de elevar o Benfica a um patamar que levasse o clube a disputar a final da Liga dos Campeões; numa entrevista concedida à TVI, em setembro do ano passado, Vieira afirmou: "Aquilo que podemos sonhar e é um objetivo que temos, é chegar a uma final da Liga dos Campeões. Vamos ter essa equipa para lutar".

Antes, em 2018, Vieira já havia garantido que não sairia do Benfica "sem ser campeão europeu": "Não sairei do Benfica sem ser campeão europeu. O título europeu tem de ser uma realidade para nós. Queremos ser campeões europeus".

A realidade, porém, difere bastante das ousadas palavras proferidas pelo presidente do Benfica, que, nos últimos anos, tem desiludido nas competições da UEFA: desde a saída de Jorge Jesus, que trocou as águias pelo Sporting no verão de 2015, que o Benfica não apresenta regularidade de resultados na Europa, deixando a desejar em quase todas suas participações, tanto na Champions, como na Liga Europa.

Do bom rendimento europeu com Jesus...

Com o atual técnico do Flamengo, que esteve seis temporadas na Luz, o Benfica conseguiu, maioritariamente, resultados satisfatórios nas competições europeias. Logo na sua época de estreia, em 2009/2010, Jesus levou os encarnados aos quartos de final da Liga Europa, tendo alcançado os 'quartos' da Champions dois anos depois - caiu apenas aos pés do Chelsea, que viria a conquistar a competição.

Seguiram-se duas finais da Liga Europa - primeiro, diante Chelsea, e, no ano seguinte, frente ao Sevilla -, embora o Benfica tenha acabado por perder ambas.

Jesus, porém, despediu-se do Benfica com a sua pior prestação europeia desde a chegada à Luz, depois de ter ficado no quarto e último lugar do seu grupo da Liga dos Campeões em 2014/15, atrás de Monaco, Bayer Leverkusen e Zenit.

... ao descalabro desde a chegada de Rui Vitória

A saída de Jorge Jesus só não marcou um claro 'antes e depois' do Benfica nas competições europeias devido ao rendimento da equipa na época de estreia de Rui Vitória - em 2015/16, os encarnados chegaram novamente aos quartos de final da Champions, tendo sido eliminados pelo Bayern Munique, numa eliminatória bastante disputada.

A partir daí, contudo, a prestação do Benfica na Europa começou a ganhar contornos extremamente negativos. Em 2016/17, os pupilos de Rui Vitória caíram aos pés do Borussia Dortmund, nos oitavos de final da Champions, e, na temporada seguinte, registaram a sua pior prestação de sempre na maior prova de clubes da UEFA, ao não somarem qualquer ponto num grupo composto por Manchester United, Basel e CSKA Moscovo.

Na época passada, ainda com Rui Vitória ao leme, o Benfica voltou a vacilar na fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo, no entanto, assegurado o terceiro posto do grupo, que lhe valeu o apuramento para a Liga Europa, na qual chegou aos quartos de final - já com Bruno Lage no cargo de treinador, os encarnados foram eliminados pelo Eintracht Frankfurt e disseram adeus à Europa.

Foi, no entanto, na presente temporada que o descalabro europeu do Benfica conheceu o seu apogeu. Depois de não somar qualquer ponto na primeira volta da fase de grupos da Liga dos Campeões, as águias conseguiram assegurar o terceiro lugar do grupo e o respetivo apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa, mas não foram capazes de eliminar o Shakhtar Donetsk, tendo ficado pelo caminho numa fase bastante precoce da competição - pelo menos, tendo em conta as aspirações do clube, que se foram tornando públicas pela voz do seu presidente.

Prestação do Benfica nas competições europeias desde a contratação de Jorge Jesus:

Temporada Prestação nas competições europeias Treinador
2009/10 Quartos de final da Liga Europa Jorge Jesus
2010/11 Fase de grupos da Champions / Meias-finais da Liga Europa Jorge Jesus
2011/12 Quartos de final da Champions Jorge Jesus
2012/13 Fase de grupos da Champions / Final da Liga Europa Jorge Jesus
2013/14 Fase de grupos da Champions / Final da Liga Europa Jorge Jesus
2014/15 Fase de grupos da Champions Jorge Jesus
2015/16 Quartos de final da Champions Rui Vitória
2016/17 Oitavos de final da Champions Rui Vitória
2017/18 Fase de grupos da Champions Rui Vitória
2018/19 Fase de grupos da Champions / Quartos de final da Liga Europa Rui Vitória / Bruno Lage
2019/20 Fase de grupos da Champions / 16 avos de final da Liga Europa Bruno Lage

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório